Texto

     Aquele que crê possuir a verdade erra em não se preocupar em procurá-la.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Dengue avança 59% em seis dias; já são 78 casos

Após anúncio da "tolerância zero", que torna mais rígida a aplicação de multas, o número de autuações aumentou 37,5%

Em seis dias, o número de casos confirmados de dengue em Maringá aumentou 59%. Até o final da tarde desta quinta-feira (11), 78 pessoas contraíram a doença, contra 49 no boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na sexta-feira (5). No mesmo período, o número de notificações passou de 210 para 326, um aumento de 55%.

Os dados são alarmantes. Nos primeiros 42 dias de 2010, Maringá teve mais casos confirmados da doença do que em todo o ano passado (69). Segundo o chefe da Vigilância em Saúde da 15ª Regional de Saúde, Dirceu Vedovello, a incidência de dengue na cidade é crescente e já chega a 23,3 casos para grupo de 100 mil habitantes – acima de 300 por 100 mil é considerado epidemia.

Vedovello explica que cidades com infestação predial acima de 4% correm risco de epidemia. Maringá tem em média 3,8%, chegando a 13,5% nos bairros onde a situação é mais crítica, quando o tolerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de no máximo 1%. Com as recentes chuvas, diz ele, o risco aumenta. “Tem de haver responsabilidade dos moradores porque, com essa chuva, às vezes até o brinquedo de uma criança solto no quintal pode virar um foco”, diz. “Mesmo com os agentes de saúde fazendo seu trabalho, só vamos conseguir vencer o mosquito da dengue com apoio da população”, adverte. Leia mais...

Fonte: O Diário

0 Comentários: