Além do PEN (Partido Ecológico Nacional), ao menos 19 outros partidos políticos buscam registro na Justiça Eleitoral, é o que informa o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com base em levantamento realizado em parceria com os tribunais regionais eleitorais (TREs) e divulgado nesta sexta-feira (29). Segundo o TSE, a legislação exige que os partidos obtenham o registro ao menos um ano antes das eleições às quais pretendem concorrer. Para os partidos que pretendem concorrer às eleições de 2012, marcadas para 7 de outubro, o registro deve ser concedido pelo TSE nos próximos 70 dias.De acordo com a legislação que regulamenta os partidos políticos, a nova legenda deve ter apoio de no mínimo 0,5% dos eleitores, em pelo menos nove estados, que tenham votado para deputado federal nas últimas eleições. O apoio deve ser comprovado por assinatura acompanhada do número do título eleitoral. Se considerada a eleição de 2010, o número de assinaturas que a nova legenda deve arregimentar é de aproximadamente 490 mil.
São 9 o número mínimo de estados necessários para liberação da sigla a nível nacional. O PEN entrou com o pedido de liberação em 11 estados e 8 deles já estão liberados.
Para concorrer em 2012, sigla tem de obter registro um ano antes, portanto, somente o Partido Ecológico Nacional poderá participar das eleições 2012.


0 Comentários:
Postar um comentário