Texto

     Aquele que crê possuir a verdade erra em não se preocupar em procurá-la.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Sarandi: Denúncia de violência policial e abuso de poder

Um vídeo postado no YouTube mostra uma abordagem truculenta feita por um soldado da Polícia Militar de Sarandi. Além de usar palavras de baixo calão, ele ameaça e agride com uma coronhada o proprietário de uma motocicleta, que estava com documentação irregular, na avenida Borsari Neto, nas proximidades do Restaurante Kazza Nova. Outro fato aconteceu no sábado, dia 30, PMs teriam chegado em três viaturas a uma lanchonete no Avenida Anchieta, dizendo que ali só haviam vagabundos, embora no local estivessem pessoas de bem e trabalhadoras, haviam muitos casais de namorados e jovens. Um PM teria aplicado spray de pimenta dentro da lanchonete sem necessidade; o gás fez muitos passarem mal, inclusive um bebê. Na abordagem, um motociclista foi agredido enquanto os PMs verificavam a situação dos veículos estacionados nas imediações do estabelecimento; segundo a denúncia, o rapaz foi ameaçado de morte, empurrado e teria levado socos no peito. O policial teria usado expressões como “Se eu quiser levar sua moto, eu levo! Eu mando aqui, se eu quiser te dar um tiro, eu dou!”, “Antes você morrer do que e eu”, “Pra eu ser feliz eu te mato”. Após uns cinco minutos agredindo o rapaz o mesmo foi liberado mesmo estando com a documentação irregular, três outras motos foram guinchadas. O PM apontado como truculento já foi afastado do serviço no ano passado, num caso que envolveu uma equipe da TV Cultura (RPC/Globo). Na denúncia, o denunciante relaciona os valores que todos os Policiais Militares deveriam respeitar: respeito aos direitos humanos, espírito de corpo, profissionalismo, honestidade, patriotismo, hierarquia, constância, disciplina, dignidade, lealdade e coragem.

0 Comentários: