A administração pública existe para servir ao povo e atender às suas necessidades e demandas. Ninguém melhor do que o cidadão para saber quais problemas seu município enfrenta. É também o dinheiro do contribuinte que paga os salários dos administradores responsáveis por eles. Assim sendo, nada mais justo do que o cidadão fiscalizar e cobrar o trabalho dos governantes.
"A participação do cidadão é premissa fundamental para garantir que a administração pública assuma, com responsabilidade e compromisso ético, a gestão do Estado".
- Ernesto Saboia, presidente do TCM/CE
Pensando nisso, foi criado, em 2008, o curso "Controle Social das Contas Públicas", em parceria com a Fundação Demócrito Rocha. O curso tem o objetivo de incentivar a sociedade a se envolver na administração governamental de sua cidade. Dividido em 10 fascículos, o curso tem linguagem clara e objetiva. O conteúdo é de autoria de 12 especialistas na área.
A ideia do curso é configurar uma rede de agentes de cidadania e controle social, capacitados para atuar como fiscais. Graças à internet, isso está se tornando possível. A rede social "Da Sua Conta" foi criada justamente para dar continuidade a este projeto, integrando pessoas de todo o país com curiosidade de saber e desejo de realizar. "Esta rede, aberta, democrática e ilimitada, funcionará a partir da ação participativa dos cidadãos", explica Ernesto Saboia.
Aqui, disponibilizaremos na íntegra o material que deu origem à rede "Da Sua Conta". Nos três primeiros fascículos, conheça os fundamentos históricos e filosóficos da transparência, a relação do jornalismo com o controle popular e o papel do Tribunal de Contas da União (TCU) e também do Tribunal de Contas do Estado(TCE) e do Tribunal de Contas do Município (TCM).
Aproveite, informe-se. Entenda onde e como iniciar o trabalho de fiscalização do dinheiro público da sua região. Seu município precisa de você.
Fonte: Da Sua Conta
Fonte: Da Sua Conta
0 Comentários:
Postar um comentário