Texto

     Aquele que crê possuir a verdade erra em não se preocupar em procurá-la.

sábado, 24 de julho de 2010

Humor

Vergonha!

Mais uma do monopólio do transporte coletivo de Maringá, tarifa sobe para R$ 2,60 para quem não possui o cartão.

*E em Sarandi, a quantas será que anda a questão da concessão?

DataFolha divulga pesquisa para o governo do Paraná

Ao governo do Paraná, o Datafolha aponta empate técnico entre os candidatos Beto Richa, do PSDB, e Osmar Dias, do PDT, com 43% e 38% das intenções de voto, respectivamente.

A mostra foi realizada com 1.255 eleitores entre os dias 20 e 23 de julho. A margem de erro máxima é de três pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o protocolo número 15.687/2010.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

PSTU cria blog para campanha

Os militantes do PSTU Avanilson, Rodrigo e Timossi criaram um blog para a campanha virtual do partido, acessem e fiquem informados. Blog do PSTU

Captação ilícita de votos

A Promotoria de Justiça da Comarca de Barracão entrou com ação civil pública por improbidade administrativa contra o ex-prefeito de Salgado Filho, Amarildo Smaniotto, e contra o advogado e vereador do município, Eloir Cechini. Segundo os promotores, entre o final do mês de junho e o começo de julho de 2008, os dois teriam praticado “captação ilícita de votos”, mediante doação de imóvel e construção de uma casa para a família de uma eleitora daquela localidade do Sudoeste do Paraná. A ação pede a condenação do ex-prefeito e do vereador com o ressarcimento integral do dinheiro, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos, pagamento de multa civil, proibição de contratar com o Poder Público, entre outras medidas.

Presos irão às urnas pela 1ª vez no Paraná

Pela primeira vez na história eleitoral do Paraná, 314 presos de quatro unidades penais participarão da votação do próximo dia 3 de outubro. A resolução 516/2010 do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PR) autorizou a instalação de seções eleitorais em casas de detenção do estado – Centro de Socioeducação São Francisco (unidade de internação de adolescente), Penitenciária Feminina do Paraná – PFP de Piraquara, Centro de Detenção Provisória de São José dos Pinhais e Casa de Custódia de Curitiba – CCC de Araucária. Bem Paraná

Elogios

O Blogueiro Gauchão faz elogios aos blogueiros que estão no governo pelo bom trabalho. Veja aqui.

PV suspende filiação de ex-candidato a deputado federal

Partido Verde do Paraná suspendeu a filiação do ex-candidato a deputado federal Celso Góes, por infidelidade partidária. Góes, era candidato a uma vaga para a Câmara dos Deputados nas eleições de 3 de outubro. Nesta semana, ele anunciou sua renúncia e declarou apoio a um candidato de outro partido.

Em reunião da Executiva Estadual, realizada na noite de quarta-feira, foi aprovado por unanimidade a suspensão da filiação de Góes. Ele tem um prazo de 30 dias para apresentar sua defesa quando a Executiva se reunirá para decidir sobre a expulsão ou não do filiado.

A direção do PV defende o respeito à fidelidade partidária. Candidatos que não cumprirem o que diz a legislação correm o risco de sofrerem punição, entre elas a suspensão da filiação e em último caso a expulsão do partido.

Bem Paraná

O tucano José Serra estará em Maringá

José Serra, candidato a presidente da República pelo PSDB, estará em Maringá neste sábado (24). Na sua agenda também estão inclusas as cidades de Paranavaí, Nova Esperança e Alto Paraná.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

O buraco é mais embaixo

“...Estou confiante na confirmação da minha candidatura...” diz Ricardo Barros.

Com 114 processos e algumas condenações colegiadas de segunda instância, o presidente do PP do Paraná faz figa para passar pela peneira da Lei do Ficha Limpa. Passando, terá pela frente a barreira mior, a do eleitor. Se fosse candidato a reeleição, dificilmente deixaria de voltar à Câmara dos Deputados. Mas em se tratando de Senado, o buraco é mais embaixo, bem mais embaixo.

Messias Mendes

Na beira do abismo

O Vereador John está prestes a perder o mandato, foi publicado o acórdão da decisão do Tribunal de Justiça do Paraná que reformou (aumentando as penas) a sentença da 6ª Vara Cível do caso dos laptops superfaturados, adquiridos pelo ex-presidente da Câmara Municipal de Maringá, João Alves Correa (PMDB). Leia mais no site do Rigon.

Charge

Primeiro debate virtual

Os portais iG, MSN, Terra e Yahoo! abrem as rodadas de debates das Eleições 2010 com os candidatos à Presidência da República, na internet, em uma iniciativa inédita, no dia 26 de julho.

Ao vivo e 100% digital, o Debate On-Line 2010 será transmitido simultaneamente nos quatro portais, que representam 23 milhões de usuários únicos, atingindo 95% dos internautas de todo o país, segundo relatório do Ibope NetRatings, de junho de 2010.

Diferentemente dos debates tradicionais, o Debate On-Line 2010 promovido pelos portais iG, MSN, Terra e Yahoo! terá o usuário da internet como foco central na interação com os candidatos, com canal aberto no Twitter nodebateonlinebr para envio de perguntas no dia do evento.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

1° Encontro Nacional de Blogs Progressistas

O 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas acontecerá nos dias 21 (sábado) e 22 (domingo) de agosto em São Paulo. O objetivo é contribuir para a democratização dos meios de comunicação e fortalecer as mídias alternativas. As inscrições já estão abertas.

Nós nos esforçamos ao máximo para viabilizá-lo em Brasília, mas o elevado custo de auditórios, acomodações e refeições e o prazo exíguo nos forçaram a rever o local. Tentaremos fazer o segundo em Brasília.
A programação está sendo montada. Por enquanto, temos apenas as linhas gerais. Na próxima semana, ela será concluída e divulgada. O encontro começará no sábado às 9h com debate sobre o papel da blogosfera na democratização dos meios de comunicação. Participarão Luiz Carlos Azenha, Paulo Henrique Amorim, Luis Nassif, Eduardo Guimarães, Rodrigo Vianna e Leandro Fortes.

À tarde ocorrerão sessões com palestrantes para se discutir as questões legais: orientação jurídica para atuar na web, medidas contra ameaças, cerceamento à liberdade de expressão. Também ocorrerão oficinas sobre twitter, videoweb, rastreamento de trolls e debates sobre a sustentabilidade financeira dos blogs.

No domingo das 9h à 12 h, em reuniões em grupo, blogueiros dos vários estados trocarão experiências e discutirão os desafios da blogosfera. À tarde, plenária para apresentação, discussão e aprovação da Carta do 1º Encontro Nacional dos Blogueiros.

O evento será gravado e, depois, disponibilizado na rede.

Inscrições, passagens, acomodação e refeições

As inscrições custam 100 reais. Quanto mais rápidas, melhor para a organização do evento. Basta enviar e-mail paracontato@baraodeitarare.org.br.

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo ou telefonar para (011) 3054-1829 (011) 3054-1829 e (011) 3054-1829 (011) 3054-1829. Falar com a Daniele Penha.

Para se inscrever, serão necessários os seguintes dados:

* Nome/nickname
* E-mail
* Endereço do blog
*Twitter ou outra rede social, caso participe. Preencha com a URL completa
* Telefone
* Cidade/Estado

A comissão organizadora está buscando patrocínios para garantir a gratuidade da hospedagem. Está em contato com uma empresa aérea para garantir desconto nas tarifas. Dependendo dos recursos levantados, o Encontro também arcará com as despesas de refeições e parte das passagens para os blogueiros de outros estados.

Daremos total transparência à origem dos recursos e à prestação de contas. Os blogueiros poderão acompanhá-la online.

Amigos da blogosfera

Para custear a participação de palestrantes e parte das despesas de blogueiros de outros estados, lançamos a campanha Amigos da Blogosfera. São 20 cotas de 3 mil reais.

Já confirmaram a compra de uma cota: Apeoesp, Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Viomundo , Conversa Afiada e Seja dita a verdade.

Se quiser ser mais um dos Amigos da Blogosfera, ligue para (011) 3054-182 e (011) 3054-1829 (011) 3054-1829.

* Comissão Organizadora: Luiz Carlos Azenha, Altamiro Borges, Conceição Lemes, Paulo Henrique Amorim, Eduardo Guimarães, Conceição Oliveira, Antonio Arles, Renato Rovai, Rodrigo Vianna e Diego Casaes.

Apoio institucional: Instituto Barão de Itararé, Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores da Comunicação (Altercom) e Movimento dos Sem Mídia (MSM).

UBM mobiliza mulheres em todo o país em apoio a Dilma

A União Brasileira de Mulheres (UBM) lança nesta quarta-feira (21) o manifesto da entidade em apoio à candidata Dilma Rousseff, da coligação Para o Brasil Seguir Mudando. Segundo a coordenadora Nacional da UBM, Elza Campos, serão realizados em todo o Brasil atos públicos de apoio e divulgação do documento.

Elza explicou que o apoio da UBM à candidata foi deliberada pela Executiva da entidade em função da própria história de Dilma e da continuidade do projeto político que ela representa.

“Apoiamos Dilma porque de seu futuro governo depende a conquista de um Brasil com mais desenvolvimento e soberania com distribuição de renda, socialmente equilibrado e ambientalmente construído, onde nós mulheres continuaremos a luta contra a violência de gênero, exigindo o cumprimento da Lei Maria da Penha, batalhando por mais casas abrigo e centros de referência”, diz o documento.

A coordenadora Nacional da UBM diz ainda que foram organizadas em todo o país panfletagens, discussões e manifestações de rua para marcar a importante participação das mulheres na campanha de Dilma. Leia mais no Portal Vermelho.

Para o presidente do PDT, esquerda precisa crescer no parlamento

Na série de entrevistas com os presidentes nacionais dos partidos de esquerda sobre as eleições presidenciais de 2010, o Vermelho ouviu, nesta semana, o presidente nacional do PDT, Manoel Dias. A sigla abandonou o projeto de lançar candidatura própria e apoia a candidatura de Dilma Roussef (PT) porque avalia que qualquer outra candidatura do campo de esquerda poderia prejudicar o projeto de consolidar – e avançar – nas conquistas sociais implementadas pelo dois governos do presidente Lula.

Dias também defende que os partidos de esquerda, PDT, PCdoB, PSB e PT devem batalhar por um acréscimo significativo de suas bancadas "para ter outro tipo de força nos encaminhamentos e nas votações do Congresso". "As elites ainda controlam a maioria do Congresso, mas se você aumentar representativamente as bancadas dos partidos populares, as negociações terão outro peso. E a balança vai pender mais para o interesse dos excluídos que precisam receber maior atenção de um governo popular", disse o dirigente pedetista. Leia mais no Portal Vermelho.

Por que a mídia reacionária mente sobre o retorno de Fidel?

“Fidel, Fidel, Qué tiene Fidel, que los imperialistas no pueden con él?” Com este refrão os cubanos se acostumaram a saudar os discursos do líder da Revolução, Fidel Castro, invariavelmente combativos, enérgicos e impregnados de conteúdo antiimperialista. Nos últimos dias, com o reaparecimento em público do dirigente comunista, parece ter se criado na Ilha um ambiente propício à repetição do famoso estribilho. Para azar dos imperialistas.

Por José Reinaldo Carvalho*

Depois de quatro anos recolhido, em convalescença de uma grave enfermidade, o líder comunista ocupou a cena política em alto estilo. Por diversas vezes nos últimos dez dias, sem protocolo, em trajes informais e em tom coloquial, o primeiro-secretário do Partido Comunista Cubano concedeu longa entrevista num programa televisivo, visitou instituições científicas e manteve um encontro com diplomatas cubanos.

Torrencial, enfático e agudo como sempre, Fidel magnetizou o público nacional e internacional com suas profundas análises sobre a conjuntura mundial, chamou a atenção para a crise econômica, os problemas ambientais e alertou para o perigo de guerra emanado das políticas do imperialismo norte-americano. Leia mais no Protal Vermelho. Clique aqui e assista ao vídeo em espanhol.

É fato!

"Política é quase tão excitante quanto a guerra, e quase tão perigosa. Na guerra, você só pode ser morto uma vez, mas, em política, muitas vezes." Winston Churchill


*** Isso me faz lembrar um ex-prefeito...

Faz sentindo

"Quem não se ocupa de política já tomou a decisão política de que gostaria de se ter poupado: serve o partido dominante." Max Frisch

Frase

"A política é uma guerra sem derramamento de sangue; a guerra uma política com derramamento de sangue." Mao Tse-Tung

Brasil pode ficar sem Orkut

Com problemas na Justiça, Google pode ter que fechar Orkut no Brasil

O Google volta à pauta policial por causa do Orkut. Nesta semana, a Procuradoria Geral do Rio de Janeiro entrou com ação civil pública contra a companhia sob acusação de ela ter se tornado "palco de condutas ilícitas e criminosas", como pedofilia, apologia ao crime etc.

Na opinião da Procuradoria, o Google deveria adotar mudanças para coibir as práticas criminosas no Orkut — rede social mais popular no Brasil e que pertence ao gigante de buscas. A companhia será obrigada a adequar os serviços em um prazo máximo de 120 dias — com medidas que vão desde o salvamento de logs até o possível rastreamento de contas. Caso ocorra o não cumprimento das determinações, o Google está sujeito a ter de fechar o Orkut e pagar multa diária de R$ 100 mil. Leia mais no Vermelho.

Lula cria 14ª universidade e sanciona Estatuto da Igualdade Racial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta terça-feira (20), sem vetos, o projeto de lei que cria o Estatuto da Igualdade Racial, que tem por objetivo promover políticas públicas de igualdade de oportunidades e combate à discriminação. Durante a cerimônia realizada no Palácio do Itamaraty, o governo também anunciou a criação da Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira (Unilab), a 14ª instituição federal criada na gestão de Lula.

O Estatuto da Igualdade Racial foi aprovado no Senado no dia 16 de junho. Na votação, os senadores retiraram do texto os pontos que previam a criação de cotas para negros em diferentes atividades, como universidades, empresas e candidaturas políticas. No caso das empresas, a cota se daria por meio de incentivos fiscais.

G1

Traidor do Paraná

“Ele traiu o Paraná quando votou pela privatização do Banestado, deixou pedagiar as rodovias e tentou vender a Copel”

Disse Osmar Dias na noite de segunda-feira (19) na inauguração de um comitê da classe trabalhadora em favor de sua candidatura que conta com o apoio dos sindicatos dos trabalhadores da Copel e da Sanepar.

Roger Pereira - Paraná Online

Privatizações á vista

Em visita á Toledo ontem (20), Beto Richa criticou a forma como a Copel e a Sanepar estão sendo administradas, sinto cheiro de privatização no ar.

Diga não aos Fichas Sujas!

Os debates já começam quentes

Os candidatos ao governo estarão participando do primeiro debate no Paraná no próximo dia 12 e neste confronto teremos a presença de dois maringaenses: Osmar Dias (PDT) e Avanilson Araújo (PSTU).

Dia 26, será a vez dos candidatos a senador e novamente dois candidatos de maringá estarão frente a frente: Ricardo Barros e Cláudio Timossi. Timossi que também é do PSTU "promete" azucrinar o pepista Ricardo Barros. Quem irá promover o debate é a Band.

Marcelo Almeida é o parlamentar mais rico do país

O deputado federal Marcelo Almeida é o candidato com maior patrimônio dentre todos os que disputam uma vaga na Câmara dos Deputados neste ano. O paranaense registrou na Justiça Eleitoral um patrimônio de R$ 698 milhões. Na eleição passada, Almeida já fazia parte do grupo de parlamentares milionários. Ele tinha R$ 86 milhões em patrimõnio, de acordo com a sua declaração à Justiça Eleitoral. Desde então, porém, com o falecimento de seu pai, o empreiteiro Cecílio do Rego Almeida, Marcelo se tornou herdeiro das empresas da família. A principal empresa é a C. R. Almeida.

Com isso, o patrimônio do deputado deu um salto. Dos atuais deputados federais do país, o único que tem fortuna semelhante é Ronaldo Cezar Coelho, do Rio de Janeiro, com R$ 564 milhões. No entanto, o deputado é candidato a primeiro suplente de senador neste ano, na chapa do ex-prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia (DEM).

No Paraná, outros multimilionários também disputam vagas na Cânmara dos Deputados. Um deles é Alfredo Kaefer (PSDB), que tenta a reeleição. Ele disse ao TRE ter patrimônio de R$ 95 milhões. Dos que estão fora e se candidatam pela primeira vez, destaca-se o empresário João Destro (PPS), que declarou fortuna de R$ 48 milhões.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Interetividade: Vem aí o Primeiro Debate Online

Os portais iG, MSN, Terra e Yahoo! abrem as rodadas de debates das Eleições 2010 com os candidatos à Presidência da República, na internet, em uma iniciativa inédita, no dia 26 de julho.

Ao vivo e 100% digital, o Debate On-Line 2010 será transmitido simultaneamente nos quatro portais, que representam 23 milhões de usuários únicos, atingindo 95% dos internautas de todo o país, segundo relatório do Ibope NetRatings, de junho de 2010.

Diferentemente dos debates tradicionais, o Debate On-Line 2010 promovido pelos portais iG, MSN, Terra e Yahoo! terá o usuário da internet como foco central na interação com os candidatos, com canal aberto no Twitter nodebateonlinebr para envio de perguntas no dia do evento.