Texto

     Aquele que crê possuir a verdade erra em não se preocupar em procurá-la.

sábado, 24 de abril de 2010

COMBATE À CORRUPÇÃO

Era fevereiro do ano 2000 quando uma verdadeira avalanche de denúncias de corrupção varreu o Paraná. A estada de apenas alguns dias da Comissão Parlamentar de Inquéritos Nacional sobre o Narcotráfico (CPI do Narcotráfico) foi a principal responsável por trazer à tona denúncias que envolviam várias esferas do poder público, sobretudo integrantes da Polícia Civil ligados diretamente ao crime organizado. Foram reveladas histórias que há muito permeavam os meios políticos, as conversas na Boca Maldita e as redações de jornais como boatos. Viraram manchetes e, portanto, fatos a serem investigados.

Dezenas de policiais e até mesmo o secretário da Segurança Pública do Paraná à época, Candido Manoel Martins de Oliveira, foram ligados – através das denúncias - principalmente a dois criminosos tidos como “reis do roubo e desmanche de carros no estado”. Eram denúncias de assassinatos, subornos, extorsões, roubos, não apenas encobertos, mas muitas vezes praticados pelos próprios policiais.

Entretanto, com a mesma velocidade que as denúncias varreram o Paraná a impunidade tomou conta. Muitos dos grandes criminosos revelados, como o ex-policial Samir Skandar teve liberdade para fugir e se “esconder” em sua própria casa, em Curitiba, durante anos. O homem apontado como o “rei dos desmanches” Paulo Mandelli também fugiu. Um incêndio criminoso destruiu provas e inquéritos revelados e abertos a partir das denúncias da CPI Nacional do Narcotráfico que eram arquivados na sede da Promotoria de Investigação Criminal (PIC) do Ministério Público Estadual. Até hoje, o caso permanece obscuro.

Esta série de revelações acompanhada por uma série de “trapalhadas” que permitiu a impunidade de muitos transformou a mentalidade dos paranaenses denegrindo esferas do poder público, principalmente a Polícia Civil. Aos poucos, os casos todos voltaram a fazer parte apenas dos mexericos da Boca Maldita e das redações de jornais. Foram praticamente esquecidos.

Mas, durante a campanha eleitoral de 2002, o então senador e candidato ao Governo do Paraná, Roberto Requião, levantou a bandeira do combate à corrupção. “Vou acabar com a banda podre da polícia e o quê ou quem a ela estiver ligado”, prometia o candidato. Eleito com mais de 55% dos votos, começou uma verdadeira cruzada para cumprir o prometido.

Ele mesmo fez questão de conduzir a pasta da Secretaria da Segurança do Paraná durante os primeiros meses de governo para conhecer de perto a realidade das estruturas policiais. Inovou e levantou uma polêmica quando nomeou o promotor público Luiz Fernando Delazari para conduzir a segurança no estado. Até então, era de praxe que delegados ou coronéis fossem os secretários. Paralelamente, Requião aprovou uma profunda mudança no Estatuto da Polícia Civil do Paraná para acabar com o corporativismo, agilizar e aumentar as punições para os desvios de conduta comprovados. O novo Estatuto permitiu que promotores fizessem parte do Conselho de Disciplina para que acompanhassem de perto os processos movidos pela polícia contra seus policiais.

Ao mesmo tempo, Requião implantou o Grupo “Mãos Limpas” formado por vários órgãos do governo, Poder Judiciário, Ministério Público, prefeitos e sociedade civil organizada para discutir as ações da segurança pública. A reunião acontece todas as semanas desde 2003, no Palácio Iguaçu. Além disso, a Secretaria da Segurança Pública foi dotada com modernos equipamentos e criou o Departamento de Inteligência do estado do Paraná (Diep), peça fundamental para investigar o crime organizado e o envolvimento de policiais com criminosos. Foi criado ainda o Núcleo de Repressão a Crimes Econômicos (Nurce), um modelo inédito de delegacia para combater principalmente os crimes do “colarinho branco”. A Corregedoria da Polícia Civil também foi reformulada e, pela primeira vez na história da instituição, é comandada por uma mulher, a delegada Charis Negrão Tonhozi.

Enfim, inúmeras operações já desbarataram quadrilhas do crime organizado que envolviam agentes públicos colocando em cheque a prática de corrupção dentro no Governo do Paraná. As principais serão listadas em detalhes neste relatório. Mas, em quatro anos de ações intensas de combate à corrupção, a Secretaria da Segurança Pública já pode resumir que suas investigações devolveram mais de R$ 1,5 bilhão aos cofres públicos e já colocaram atrás das grades – além de expulsar dos seus quadros - mais de 250 policiais corruptos.

Temos a plena certeza de que o problema não está extinto, entretanto, esta luta intensa do Governo do Paraná no combate à corrupção com certeza já transformou as instituições policiais devolvendo aos honestos o orgulho de trabalhar em defesa da sociedade.

Luiz Fernando Delazari
Secretário da Segurança Pública do Paraná


Obs.: Para abrir arquivos .pdf é necessário ter instalado o Acrobat Reader.

Crimes contra pessoa dobram em três anos

Os crimes contra as pessoas praticamente dobrara em Maringá e região nos últimos três anos. Segundo dados da Secretaria de Segurança do Paraná, esse índice pulou de 2.795 casos em 2007 para 5.156 casos no ano passado, sendo que em 2008 foram registrados 4.043 casos. Maringá e Região Metropolitana ocupam hoje a sétima colocação no ranking desse tipo de crime, ficando a apenas 31 ocorrências de diferença para Foz do Iguaçu, a sexta região do ranking.

Na opinião do chefe da 9ª Subdivisão Policial de Maringá, Marcio Amaro, há diversas possibilidades para esse aumento nos índices. Uma delas pode ser explicada pela ação dos Juizados Especiais para difamação, calúnias ou ameaças, que equivalem à metade dos casos, além das denúncias de lesões corporais, feitas principalmente pelas mulheres.

“Um dos motivos para isso (aumento dos índices) pode ser explicado pela agilidade nos tribunais. Alguns crimes não precisam passar por todo o processo de abertura de inquérito, por exemplo, e são resolvidos em pouco tempo. Além disso, com a implantação da Lei Maria da Penha, as mulheres, principais vítimas da violência doméstica, passaram a registrar queixa, e isso se reflete na sociedade”, afirmou.

Entre as regiões com maiores índices de violência contra as pessoas estão Curitiba, com 26.730 casos, e São José dos Pinhais, com 22.651 casos. Londrina registrou 8.365 ocorrências no ano passado. No Estado todo foram registrados 129.033 crimes contra as pessoas no ano passado contra 91.900 em 2007. Na região de Maringá os casos mais numerosos são referentes a ameaças e injúrias (3.092), sendo que as lesões corporais e a violência doméstica respondem por 918 casos registrados somente no ano passado.

Essa tendência de violência reflete o aumento do consumo de drogas, principalmente de crack. Apesar de manter uma média de 664 roubos e 4.626 furtos registrados no último ano, o perfil dos assaltantes teve algumas alterações. No Estado, foram registrados 9.866 furtos e 30.004 roubos no ano passado e 29.302 em 2007.

Amaro cita um estudo feito pela Segurança indicou que os jovens que utilizam as drogas deixaram um pouco de lado os furtos mais arriscados, como invadir uma casa ou roubar aparelhos de CD dos carros (apesar dos números altos) e passaram a agir diretamente contra o cidadão. “Eles passaram a roubar as pessoas que estão transitando pelas ruas, em uma ação mais rápida”, disse.

Fonte: O Diario

Mundo Desigual - Por Planeta Voluntários

"O maior assassino do mundo e a maior causa de doenças e sofrimento ao redor do golfo é… a extrema pobreza."

Desigualdade Social

21 países retrocederam em seu Índice de Desenvolvimento Humano, contra apenas 4 na década anterior. Em 54 países a renda per capita é mais baixa do que em 1990. Em 34 países a expectativa de vida ao nascer diminuiu, em 21 há mais gente passando fome e em 14 há mais crianças morrendo antes dos cinco anos;

No Brasil, 10% brasileiros mais pobres recebem 0,9% da renda do país, enquanto os 10% mais ricos ficam com 47,2%. Segundo a Unicef, 6 milhões de crianças (10% do total) estão em condições de “severa degradação das condições humanas básicas, incluindo alimentação, água limpa, condições sanitárias, saúde, habitação, educação e informação”.

A pesquisa ainda mostra que 15% das crianças brasileiras vivem sem condições sanitárias básicas. As áreas rurais do Brasil concentram a maioria das crianças carentes, com 27,5% delas vivendo em “absoluta pobreza”.

Segundo a OIT, os dados de trabalhadores domésticos infantis é espantoso: no Peru, 110 mil; no Paraguai, 40 mil; na Colômbia, 64 mil; na República Dominicana, 170 mil; apenas na Guatemala, 40 mil; no Haiti, 200 mil; e no Brasil – o campeão de trabalho doméstico na América Latina e talvez no mundo – 500 mil.

Com 53,9 milhões de pobres, o equivalente a 31,7% da população, o Brasil aparece em penúltimo lugar em termos de distribuição de renda numa lista de 130 países. É o que mostra estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, divulga hoje em Brasília.

Das 55 milhões de crianças de 10 a 15 anos no Brasil, 40% estão desnutridas. 1,5 milhão entre 7 e 14 anos está fora da escola. A cada ano, 2,8 milhões de crianças abandonam o ensino fundamental. Das que concluem a 4ª série, 52% não sabem ler nem escrever.

Mais de 27 milhões de crianças vivem abaixo da linha da pobreza no Brasil, e fazem parte de famílias que têm renda mensal de até meio salário mínimo. Aproximadamente 33,5% de brasileiros vivem nessas c ondições econômicas no país, e destes, 45% são crianças que têm três vezes mais possibilidade de morrer antes dos cinco anos.

A cada 12 minutos, uma pessoa é assassinada no Brasil. Por ano, são registrados 45 mil homicídios no País. No entanto, a probabilidade de um assassino ser condenado e cumprir pena até o fim no Brasil é de apenas 1%.

O Brasil é, segundo a ONU, o país onde mais se mata com armas de fogo. Todos os anos são mortos 40 mil brasileiros;

1,9% do PIB brasileiro é consumido no tratamento de vítimas da violência;

A Aids já deixou mais de 11 milhões de órfãos na África; o devastador avanço desta doença fará com que, em 2010, pelo menos 40 milhões de menores em todo o continente tenham perdido pelo menos um de seus pais, segundo a UNICEF. < SPAN class=status-content>A cada minuto, uma criança morre de AIDS.

Mais de 1,1 bilhão de pessoas não têm acesso à água potável no planeta, segundo dados da ONU. Outros 2.4 bilhões não têm saneamento básico. A combinação do dois índices é apontada com a causa de pelo menos 3 milhões de mortes todo ano. Um europeu consome em média entre 300 e 400 litros diariamente, um americano mais de 600 litros, enquanto um africano tem acesso a 20 ou 30 litros diários.

Um em cada seis habitantes da Terra não tem água potável para beber e dois em cada cinco não dispõem de acesso a saneamento básico.

Até 2050, quando 9,3 bilhões de pessoas devem habitar a Terra, entre 2 bilhões e 7 bilhões de pessoas não terão acesso à água de qualidade.

A fome no mundo, depois de recuar na primeira metade dos anos 90, voltou a crescer e já atinge cerca de 850 milhões de pessoas. A cada ano, entram nesse grupo mais 5 milhões de famintos.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que 160 mil pessoas estão morrendo por causa do aquecimento global, número que poderia dobrar até 2020 - contabilizando-se catástrofes naturais e doenças relacionadas a elas.

Além da morte, a desnutrição crônica também provoca a diminuição da visão, a apatia, a atrofia do crescimento e aumenta consideravelmente a susceptibil idade às doenças. As pessoas que sofrem de desnutrição grave ficam incapacitadas de funções até mesmo a um nível mais básico.

Muitas vezes, são necessários apenas alguns recursos simples para que os povos empobrecidos tenham capacidade de produzir alimentos de modo a se tornarem auto-suficientes. Estes recursos incluem sementes de boa qualidade, ferramentas adequadas e o acesso a água. Pequenas melhorias nas técnicas de cultivo e nos métodos de armazenamento de alimentos também são úteis..

Muitos peritos nas questões da fome acreditam que, fundamentalmente, a melhor maneira de reduzir a fome é através da educação. As pessoas instruídas têm uma maior capacidade para sair deste ciclo de pobreza que provoca a fome.

Fontes: Documentos internacionais, principalmente da ONU, UNICEF, OMS, FAO e UNAIDS.

Por: Marcio Demari / Diretor Presidente do Planeta Voluntários - Brasil

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Sessão desabafo.

Deixe aqui seu desabafo, mas sem ofensas, e por favor, assinem.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Fazendo uma visitinha

Quem esteve fazendo uma visitinha á Câmara de Sarandi ontem (19) foi o ex-prefeito de Paiçandu Moacyr José de Oliveira (PMDB), ele que foi cassado do cargo de prefeito e teve sua cassação revogada pelo TJ.

Moacyr faz parte do PMDB que também é o partido do agora vereador Airton Machado, na ocasião questionei ele sobre a revogação de sua cassação e ele disse: "A justiça foi feita e agora vou pra cima dos culpados" insinuam um possível processo contra os vereadores e contra a Câmara de Paiçandu.

O ex-prefeito Moacyr José de Oliveira atualmente é funcionário da SEDUC de Maringá.

Sarandi: O suplente Airton Machado passa a ser vereador

A sessão ordinária da Câmara de vereadores de Sarandi foi bem visitada ontem (19), isso devido a posse do suplente Airton Machado (PMDB) á vereador. Ele herdou o cargo do vereador licenciado Luiz Aguiar (PPS) que assumiu recentemente a chefia de Gabinete da Prefeitura de Sarandi.

Com a presença de amigos, parentes, imprensa e alguns "curiosos" a posse de Airton fez com que a Câmara quase lotasse, e lá estavam várias autoridades.

Em um discurso muito emocionado Airton fez uma breve retrospectiva de sua vida na plenária.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Trailer do filme Tropa de Elite 2 - A queda do comando

Tropa de Elite 2 - A queda do comando
Em breve nos cinemas
*O trailer é uma montagem, mas o filme está que pronto, a data prevista para lançamento é 13 de agosto de 2010. Mais informações acessem http://www.tropa2.com.br/.

Vereador Reginaldo na Banda 1

O Vereador Reginaldo irá participar na manhã desta segunda (19) do programa De bem com a vida. O programa é comandado pelo sempre imparcial Antonio Santos, e terá início ás 8:00hs da manhã na rádio Banda 1.

Capital do Motociclista

Segundo informações do Fernando [o Fernadinho Eventos], Sarandi poderá a vir a se tornar uma espécie de "Capital dos Motocilcistas". Em conversa, num "papo de buteco", Fernandinho nos informou sobre a pretenção do Mavetti Junior, filho do ex-Secretário de Desenvolvimento Econômico de Sarandi, Antonio Fernandes de Araújo em criar um espaço para que possam ser feitos encontros de motocilcistas em Sarandi. Mavetti que trabalha com apresentações e shows de motociclismo estaria empenhado nesse projeto. Segundo Fernandinho, o espaço que está sendo pleiteado para tal finalidade é o terreno ao lado da Câmara Municipal, que diga-se de passagem, também está sendo pleiteado pelo presidente da SRS (Sociedade Rural de Sarandi), Márcio Impéri.

Segundo Impéri, o terreno já teria sido ofertado á SRS anteriormente. Quem será que ganhará essa disputa?

Ciro Gomes evita contato com PSB há 20 dias

Magoado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e na iminência de o PSB negar-lhe a candidatura à Presidência, Ciro Gomes decidiu mergulhar no isolamento. Há 20 dias, não fala com seus correligionários. O deputado se diz "injustiçado" pelo PSB, pelo PT e por Lula, que agiram para impedir alianças em torno de sua candidatura.

A gota d'água para a insatisfação de Ciro foi a visita da pré-candidata petista Dilma Rousseff ao Ceará, no início da semana passada. O Estado é o principal reduto eleitoral do socialista. Coube à ex-mulher de Ciro Gomes, a senadora Patrícia Saboya (PDT-CE), verbalizar a mágoa do deputado com o governo. "Não havia necessidade de a Dilma ir lá nesse momento. Foi um desrespeito ao Ciro por tudo que ele sacrificou pelo governo Lula". Leia mais no site Paraná Online.

domingo, 18 de abril de 2010

Ex-Secretário de Arruda é o novo governador do DF

Com os votos dos deputados sob suspeita de corrupção, um ex-Secretário de José Roberto Arruda será o novo governador do Distrito Federal. O advogado Rogério Rosso (PMDB) foi eleito neste sábado (17) na eleição indireta realizada pela Câmara Distrital para substituir Arruda, cassado em março pela Justiça Eleitoral por infidelidade partidária em meio ao escândalo de corrupção de Brasília.

Fonte: Bem Paraná

Sarandi: Trânsito Intransitável

A cidade de Sarandi há tempos vem sofrendo com o trânsito louco que possui. O que já era ruim ficou ainda pior quando foram feitas as mudanças no cruzamento da BR-376 x Avenida Londrina. Os motoristas que trafegam por Sarandi sabem o quanto se faz necessário algumas mudanças no nosso trânsito e algumas dessas mudanças são de caráter urgente. O Prefeito Carlos de Paula e o presidente da ACIS, Orfeu Casagrande concordam que é preciso fazer alguma coisa para que o trânsito flua melhor em Sarandi. A frota tem aumentado bastante, mas sabemos que a irresponsabilidade no trânsito também causa problemas de tráfego. O Prefeito Carlos de Paula tem lutado, juntamente com alguns vereadores há algum tempo pela construção de um viaduto na Londrina no cruzamento com a BR-376 para fluir melhor o transito. Segundo Hilário Gomes, Orfeu acredita que seja necessário discutir com a comunidade e com um engenheiro de tráfego. O trânsito de Sarandi tem feito várias vítimas, na sua grande são motoqueiros, jovens motoqueiros, isso precisa acabar. Sem contar que todos os dias, no final da tarde cria-se um enorme congestionamento nas Avenidas Londrina e Antonio Volpato (retorno para a avenida Rio de Janeiro), fica insuportável.

Acredito que além das melhorias das vias e das mudanças no trânsito, a prefeitura de Sarandi criar um Departamento de Trânsito que fiscalizasse e se necessário multasse os motoristas imprudentes, quem sabe assim melhoraria um pouco os problemas de trânsito de Sarandi. Já passou da hora de Sarandi deixar de ter um trânsito de "sítio", onde não há regras.

Motociclista morre ao bater em caminhão parado

O motociclista Lucas Vinícius Arruda, de 18 anos, morreu ao bater na traseira de um caminhão que estava estacionado na Rua Belo Horizonte, em Sarandi. De acordo com a Polícia Militar, que atendeu à ocorrência, o acidente aconteceu durante a madrugada deste sábado e o motociclista morreu no local. O caminhão estava estacionado de forma regular e acredita-se que a moto estava em alta velocidade. Informações do site O Diário Online.