Texto

     Aquele que crê possuir a verdade erra em não se preocupar em procurá-la.

sábado, 2 de abril de 2011

Caixa 2 pode tirar prefeito da disputa para 2012

A luz amarela acendeu ontem nas hostes tucanas que defendem apoio à reeleição do prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ordenou a retomada das investigações do caixa 2 na campanha de 2008. O escândalo ficou nacionalmente conhecido em virtude do modus operandi do Comitê Lealdade, que comprava apoios políticos para a reeleição do então prefeito Beto Richa (PSDB) e do vice Ducci (ele assumiu a prefeitura porque o tucano renunciou para disputar o governo do estado). O processo de cassação de Ducci retornará nos próximos dias à juíza Fabiana Silveira Karam, da1ª Zona Eleitoral de Curitiba, para intimar os réus, ouvir testemunhas e, logo em seguida, decidir pela cassação ou não do prefeito e pelo impedimento do governador Beto Richa (PSDB). Se houver condenação, Ducci perderá o mandato e não concorrerá à reeleição. No lugar dele, para completar o mandato, assumiria o presidente da Câmara Municipal, vereador João Cláudio Derosso (PSDB). No ninho tucano o temor é que na campanha de 2012 haja surpresas na Justiça Eleitoral. Essa possibilidade coloca de volta Gustavo Fruet como uma das alternativas para disputar a prefeitura da capital pelo PSDB.

Fonte: Blog do Esmael

Fórum do Lixo: Hilario Gomes critica.

O Bloguista e Jornalista Hilario Gomes criticou em seu blog o "Fórum Municipal Ambiental sobre Lixo e Cidadania – Recicla Sarandi" que o prefeito Carlos de Paula está organizando para o mês de abril, segundo o Hilario Gomes, Carlos de Paula não estaria realmente interessado na questão do lixo. Irritado Hilario chegou a dizer que o prefeito "... Vai fazer uma média com o Bueno da Ambisul, ex-Pajoan, já que seu fiél escudeiro e articulador, vereador Aguiar, é carne e unha com o dono do aterro sanitário..."

Não se sabe ainda por que há alguns dias Hilario Gomes vem alfinetando, mais do que o normal, o prefeito Carlos de Paula.

Samu deixa de atender Sarandi

O Serviço de Atendimento Móvel às Urgências (Samu) de Maringá, há dois dias, deixou de atender as ocorrências de Sarandi. O sarandiense que precisar de atendimento de urgência deverá telefonar para o Pronto Socorro pelo telefone 3264-8150; até agora, o atendimento era regionalizado. Segundo informações, o fim do atendimento se deu por razões financeiras.

Fórum Municipal Ambiental

“Fórum Municipal Ambiental sobre Lixo e Cidadania – Recicla Sarandi”

O prefeito Carlos de Paula irá nomear as pessoas abaixo relacionadas para comporem a Comissão Organizadora do “Fórum Municipal Ambiental sobre Lixo e Cidadania – Recicla Sarandi”, que será realizado nos dias 28 e 29 de abril do corrente ano, na Casa da Cultura, localizada na Praça Ipiranga – Centro, neste Município.


O Fórum Municipal Ambiental sobre Lixo e Cidadania – Recicla Sarandi, deverá envolver a sociedade organizada e a população em geral, no sentido de debater democraticamente assuntos relacionados ao tema, tendo com objetivo à busca do desenvolvimento ambiental, social e econômico, que são:


I    –   Ambiental: Preservação do meio-ambiente;
II  –  Social: Agregar valores às famílias que dependem da coleta de materiais recicláveis, proporcionando melhor qualidade de vida e justiça social a todos;
III –  Econômico: Redução da Taxa de Destinação Final do Lixo, uma vez que diminuirá sensivelmente a quantidade de lixo a ser depositado no Aterro Sanitário.


Compõem a Comissão Organizadora do Fórum Municipal Ambiental sobre Lixo e Cidadania – Recicla Sarandi, as pessoas abaixo indicadas, que deverão elaborar a programação e a organização do evento.

Presidente
Carlos Alberto de Paula Junior
Prefeito Municipal
Cerimonial
Geraldo Irineu
Assessor de Imprensa





Membros
Padre Edinei José Rigolin
Pároco da Paróquia N.S.das Graças
Pastor Clementino José F. da Silva
Presidente da ORPLES
José de Souza
Presidente da UNISAM
Agnaldo Germano da Silva
Rep. Coop. de Mat. Rec. de Sarandi
Antonio Del Nero
Secretário Mun. de Meio Ambiente
José Luiz de Almeida
Secretário Mun. de Desenv. Econômico
Eliana Trautwein Santiago
Secretária Mun. de Educação
Luiz Gustavo Knippelberg Martins
Secretário Mun. de Administraçao
Carlos Roberto Falaschi
Secretário Mun. de Fazenda
Alcides Ferreira
Secretário Mun. de Planejamento

Motoboy denuncia e pede multa

O polêmico motoboy e ex-candidato a vereador Claudemir Alves Gomes, muito conhecido em Sarandi por suas denúncias, entrou com representação junto ao TRE contra o ex-Prefeito Cido Spada e a Sociedade Rural de Sarandi por propaganda eleitoral antecipada.

"... Trata-se de representação eleitoral interposta pelo eleitor Claudenir Alves Gomes contra o ex - prefeito de Sarandi Cido Spada e Sociedade Rural de Sarandi pela suposta prática de propaganda eleitoral antecipada, vedada pelo art. 36 da Lei n.º 9.504/97. Juntou o “banner” de uma festa onde consta a expressão: “Apoio: ex-prefeito Cido Spada”. Pede a aplicação da pena de multa, entre outras..."

Decisão:

"Diante do exposto, indefiro liminarmente a presente representação, afastando a aplicação da penalidade, tendo em vista que não houve infração ao art. 36 da Lei n.º 9.504/97."

Ana Isabel Antunes Mazzotini
Juíza Eleitoral


Fonte: TSE sob o Número Único: 5491.2011.616.0206

Erro?

A lista dos escolhidos para receberem uma casa no Jardim Mauá elaborada pela prefeitura possuí erros, existem dois nomes com o mesmo número de identificação. Seria um erro de digitação?


AUTARQUIA DE ÁGUA E ESGOTO ADQUIRE NOVOS VEÍCULOS

Por Gauchão


Ontem (01) a Autarquia de Água e Esgoto de Sarandi recebeu 5 novos veículos, foram 2 utilitários marca VW modelo Saveiro e 3 motos marca Honda modelo Cargo. Os veículos foram adquiridos com recursos próprios, é irão ser utilizados para dar manutenção nas redes. Além dos automóveis também foram adquiridos mais de 5000 hidrômetros para atender a demanda, e que irão chegar nos próximos dias. A frota de veículos da Autarquia estava em péssimas condições, somente um gol estava dando suporte nas manutenções pela cidade, agora com a nova frota todos os pedidos poderão ser atendidos rapidamente.


sexta-feira, 1 de abril de 2011

Encontro sobre o Meio Ambiente em Maringá

A OAB Maringá, através da Comissão do Meio Ambiente, realizará de 6 a 8 de abril o I Encontro sobre Meio Ambiente, no Teatro Marista. O tema central será “Agrotóxicos e OGM´s (Organismos Geneticamente Modificados) na Sociedade de Risco”. Estarão presentes, entre especialistas no assunto e autoridades, o presidente e o vice-presidente do Conselho Federal da OAB, respectivamente Ophir Cavalcanti e Alberto de Paula Machado, o presidente da OAB Paraná, José Lucio Glomb e o vice César Moreno, e o presidente da Subseção, João Everardo Resmer Vieira. Na oportunidade, será prestada homenagem ao professor Dr. Paulo Affonso Leme Machado por sua contribuição à formação e consolidação do Direito Ambiental.

Entre os palestrantes, estão confirmadas as presenças do Dr. José Rubens Morato Leite (UFSC), o mestre Talden Farias (UEPB), a Dra. Letícia Rodrigues da Silva (Anvisa), o Dr. Rubens Onofre Nodari (UFSC), o Dr. Carlos Frederico Marés (PUCPR), entre outros. De Maringá, participarão professores, promotores, procuradores, advogados e estudantes. O evento é organizado pelos professores Silvio Fazolli, Antonio Lorenzoni Neto e Heline Sivini Ferreira. Mais informações pelo telefone 44 3031-4644.

Desfiliações...

Aborrecido pela a sua não indicação junto a Ciretran de Sarandi, Jair Carneiro deixa o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Segundo ele, vai dar um tempo na politica e ficar sem partido. 

Quem também estaria deixando o PSB seria o Erasmo da Saúde, rumo ao PCdoB.

Sarandi histórica


A foto mostra ao fundo o então Distrito Sarandi, pertencente ao município de Marialva, antes a arborizada avenida Guiapó. Parece que fica nítida, pela densidade de casas, a divisa entre Maringá e Sarandi - o Jardim América com poucas casas, em Maringá, e o Jardim Independência, já densamente povoado, em Sarandi. Na foto também é possível ver o Parque de Exposições Emílio Garrastazu Médici, atual Francisco Feio Ribeiro e as Avenidas Colombo, Guaiapó e Tuiuti.


Fonte: Maringá Histórica

E falando em Maçonaria

Maçonaria - Instituição da Loja da Justiça em Maringá

A primeira Loja Maçônica fundada em Maringá foi a Loja da Justiça, instituída a 22 de setembro de 1951. Constam como fundadores: Adolfo Andreucetti, Fernando Trocano, Flávio Pasquinelli, José Pacheco, José Ribeiro de Faria e Pompeu Adelardo Guibilei.

Loja Maçônica da Justiça, localizada na Avenida Itororó, 101. O prédio continua intacto.

Veja mais fotos, informações e a lista de presentes nesta data histórica no Blog Maringá Histórica.

Hospital Municipal de Sarandi

Segundo o Bloguista Valmir Tentemplis, o Hospital Municipal de Sarandi deverá começar a sair do papel ainda esse mês, em cumprimento a uma promessa de campanha feita pelo prefeito Carlos de Paula com o apoio do o ex-senador Osmar Dias, que prometeu esse hospital em palanque local, eles já teriam garantido a verba necessária para o início da obra.

Um empresário forte do ramo hospitalar teria dito que doaria as lajotas que fossem necessárias para a construção do tal hospital, só não deu pra entender se a conversa era séria ou se era uma sátira sobre o grande elefante branco.

Loja Maçonica Luz e Ciência de Sarandi recebe autoridades Islâmicas

Por Hilario Gomes

A Loja Maçônica Luz e Ciência de Sarandi recebeu ontem duas importantes autoridades Islâmicas, depois de uma palestra muito salutar foi servido um grandioso jantar árabe. Os convidados que ministraram a palestra foram o Dr. Mohamamad Al Kassem Abakar Al Ruhaidi, diretor Academico do Instituto Latino-Americano de Estudos Islâmicos e o Dr. Abdu Ossaman, cientista, professor universitário e autoridade islãmica que proferiu palestra sobre o assunto.

Diversas pessoas presentes fizeram perguntas, entre elas, o delegado de Sarandi Mauricio Lima, delegado Aparecido Jacovós, Hilario Gomes que representou o presidente da ACIS, Dr. Enio Molina e o Dr. Edimilson presidente da Loja Maçônica. A religião islâmica é a que mais cresce no mundo e no momento da palestra, houve esclarecimentos quanto aos Grupo Talibã e Xiitas, sobre a Guerra Santa e sobre os costumes islâmicos. 

Uma das coisas que ficaram bem esclarecidas é que a religião islâmica quer uma convivência pacifica com os cristãos, budistas, sionistas e outras religiões. Pregam a obediência a Deus, o respeito a família, o jejum, o caráter e acima de tudo a preservação do meio ambiente, informou o sheik Abdu. As autoridades vieram através do convite de Samir, membro da Loja Maçonica Sarandiense e todos ficaram encantados com a simplicidade e a sabedoria dos visitantes.


Presidente da Câmara no Programa Sarandi Mais

O novo presidente da câmara de Sarandi, Rafael Pszybylski (PP), é o entrevistado do Programa Sarandi Mais deste sábado (2). Rafael será sabatinado pelos apresentadores Charles Domingues e Valmir Tentemplis à partir das 8 horas na Radio Sarandi FM 91,3

Sai lista de contemplados do Residêncial Mauá

A Prefeitura de Sarandi sorteou 343 imóveis no Residencial Mauá na manhã desta sexta-feira (1º), no Ginásio de Esportes Tancredo Neves. No fim da tarde desta quinta-feira (31) foi divulgada a lista dos contemplados. As unidades foram destinadas às 170 famílias do Conjunto Mutirão e outras que estavam na fila da casa própria pelo cadastro da prefeitura. O sorteio será para definir a distribuição das moradias entre as famílias beneficiadas. As novas moradias ficam próximas ao Conjunto Floresta, têm 42 metros quadrados de área construída, compostos por dois quartos, sala, cozinha, banheiro e quintal. E ainda forro de PVC e aquecedor solar. As ruas são asfaltadas, com infraestrutura - luz, água, esgoto e galerias - parque infantil, Academia da Terceira Idade (ATI) e espaço para convívio social. O Diário

quinta-feira, 31 de março de 2011

Márcia Mara deve deixar o PV

A cantora Márcia Mara, que estreou na política ano passado, disputando uma cadeira na Assembleia Legislativa, tem recebido convites para deixar o Partido Verde – que, por sinal, vive turbulentos momentos em nível nacional, inclusive com intervenção estadual. Ela deve deixar a sigla e estuda disputar, em 2012, a verença em Maringá. Por Angelo Rigon.

Pozza reorganizará PPS na região

Luciano Pozza está assumindo a coordenação regional do PPS. Vários diretórios e provisórias de municípios da região da Amusep sofrerão mudanças. Ele visitará todas as cidades no trabalho de reorganização partidária.O presidente do partido no Paraná, deputado federal Rubens Bueno, delegou a Luciano a tarefa da articulação políticas em todas as 30 cidades, o que inclui Maringá. Em cada uma delas, o PPS deverá submeter as candidaturas e alianças à coordenação regional. Por Angelo Rigon.

Frase

"Nas maiores democracias do mundo e onde os partidos são fortes e não pessoas, a lista fechada é que funciona. Temos é que preservar a identidade dos partidos e não dos nomes" Eder Gaudino Caricaturista, ilustrador, artista plástico e designer gráfico.

Terminal Rodoviário de Sarandi

O Bloguista Julio Cezar levantou uma questão que há tempos gera reclamação, hoje em dia os terminais rodoviários são o reflexo do que realmente é a cidade. No caso de Sarandi, a rodoviária tem passado uma imagem de cidade pequena por onde quase ninguém passa. Na opinião de algumas pessoas deveria ser construída um novo terminal rodoviário no centro da cidade onde hoje é a Praça dos Pioneiros, para receber o transporte coletivo inter-bairros, inter-municipais e inter-estaduais. Hoje é necessário que as pessoas desloquem-se até Maringá para fazerem o embarque para outras cidades e estados, como por exemplo Curitiba e São Paulo. Sabemos que o município de Sarandi tem outras prioridades, porém também devemos investir na imagem e no paisagismo, para assim os cidadãos sarandienses deixarem de ter vergonha em dizer que são de Sarandi. Hoje, o terminal rodoviário é a porta de entrada de todas as cidades. E somos, segundo o IBGE, uma cidade de quase 85 mil habitantes, e não 10 ou 15 mil, como dá impressão nossa rodoviária.

P.SOL e PCB estreitam laços

O presidente do P.SOL de Sarandi, Edvaldo da Silveira, recebeu hoje (31) em sua casa o representante do PCB João Bala, para um café da manhã, o propósito da visita seria para o afunilamento de uma parceria para as eleições de 2012. Os representantes do P.SOL e PCB também irão convidar para uma conversa o representante do PSTU, Rodrigo Tomazini. Eles pretendem assim formar uma frente de esquerda com políticos realmente comprometidos com o povo sarandiense.

Num passado não muito distante o PCdoB, que hoje é de propriedade da administração T&T, também estava estreitando os laços com os dois partidos, visando assim uma coligação de verdadeiros partidos de esquerda, porém hoje, sem nenhuma credibilidade na ala de esquerda, o PCdoB sarandiense virou um zero á direita.


Enfim, chegam os uniformes

A Secretaria Municipal de Educação de Sarandi começou hoje (31) a entrega dos uniformes escolares para os alunos da rede Municipal de ensino, no total serão entregues 9000 mil uniformes. A entrega começou hoje com a presença do prefeito Carlos de Paula e a secretaria de educação Eliana Trautwein. Hoje foram entregues os uniformes aos alunos do Caic e da Creche Monteiro Lobato.


Parabéns a Secretária de Educação Eliana Trautwein, que tem feito um esforço enorme para manter a secretaria em ordem, apesar do despreparo de alguns subordinados.

Vamos agora discutir política?

A Comissão de Reforma Política do Senado Federal aprovou, na noite desta terça-feira, o sistema eleitoral proporcional de lista fechada. Neste sistema, o eleitor votará no partido, o qual definirá previamente os candidatos e a ordem de eleição.

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) votou a favor da mudança e o senador Eduardo Braga (PMDB) votou no sistema de “distritão”. O sistema que foi aprovado pela comissão senatorial parece ser o escamoteamento do candidato para o eleitor, principalmente sendo o Brasil um país onde poucos são os partidos que têm um forte militância, além do baixo interesse do povo em participar das agremiações partidárias.

Isso quer dizer que, se for aprovado pelo senado, independerá do candidato que o eleitor votar, quem vai decidir o candidato que assumirá o cargo será o partido.  Atente-se em quem votou no quê.

Ao meu ver, o partido escolher quem será eleito, será o maior retrocesso existente na política brasileira, para mim será o fim das eleições diretas. Com a proposta vencida e defendida pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), o partido mandará uma lista com o nome, em ordem de quem vai assumir, e independerá da quantidade de votos que o candidato receba.

Adeus MM

Com a decisão do TJ quem estava crente que MM poderia voltar já pode ir dando de vez adeus á ele, agora é bola pra frente que atrás vem gente.

PEN de Sarandi está pronto para 2012

O PEN - Partido Ecológico Nacional - de Sarandi está pronto para 2012 e já possui vários pré-candidatos a vereador. Já contamos com o apoio de vários nomes da política sarandiense que estão migrando PEN, um novo partido que possuí verdadeiros ideais ecológicos. Como diria o presidente estadual Cesar Rozek "Somos mais ecológicos do que políticos".

Com várias municipais organizadas em todo estado o PEN vem se fortalecendo a cada dia, nomes fortes da política paranaense e local teêm aderido ao propósito de propagar a política voltada a sustentabilidade.

O Partido Ecológico Nacional tem um compromisso público em contribuir para a política de sustentabilidade e na luta contra o uso de Sarandi como lixão  de outras cidades. Nossa agremiação avança a cada dia e os trabalhos que realizamos crescem em todo o Brasil. Nosso partido tem uma filosofia diferente e prima pelo respeito aos princípios ambientais esculpidos na constituição federal e nos tratados internacionais assinados pelo Estado brasileiro. Defendemos os postulados da ética e transparência.

Por isso convidamos você, que é candidato, para que venha para o PEN e que juntos lutemos para fazer uma Sarandi ainda melhor.

Eis a decisão do TJ

"Afasta as preliminares e suspende o julgamento do processo quanto ao mérito, suscitando incidente de inconstitucionalidade da Lei Municipal" 

Em decisão unânime o TJ suspendeu no último dia 29 o julgamento do processo de improbidade gerado no ano de 2005 contra os então vereadores Carlos de Paula, Belmiro, Rafael Pszybylski, João Lara, Valdir Silva, Luiz Aguiar, Claudinei Vitorino e Cleiton Damasceno pela mudança de uma lei municipal para a liberação da construção de um posto de combustíveis em Sarandi. A decisão foi tomada pelo TJ sob a alegação de que a lei municipal era inconstitucional. O acórdão ainda não foi liberado.

quarta-feira, 30 de março de 2011

PCB de Sarandi tem novo presidente

O nosso amigo e parceiro de luta João Bala é o novo presidente do PCB sarandiense, ele que sempre está conosco á frente do movimentos populares dará uma nova cara ao partido que há muito tempo esteve isolado do meio político. Parabéns João Bala.

TJ cancelou a sessão de ontem

Segundo informações, por 3x0 o TJ adiou sua decisão sobre o processo de improbidade movido pelo MP sarandiense contra nove nomes da política local. O TJ teria adiado a decisão cancelando a sessão para verificar se a mudança da lei foi inconstitucional ou não. Depois de sanado a dúvida o TJ dará seu veredito. A informação ainda precisa ser confirmada.

Segue a incógnita processual

Ontem (29) foi o julgamento do recurso do prefeito, vereadores e ex-vereadores envolvidos no caso de improbidade gerado pela mudança de um lei municipal em 2005 que favoreceu o proprietário de uma rede de postos de combustíveis. O silêncio e a ausência de informações sobre o desfecho do embrólio deixou até alguns CC's preocupados. "Será que deu tudo certo em Curitiba?" Me perguntou sarcasticamente um deles. Certo pra quem? Perguntei.

Será que isso pode?

Garimpado pelo site da ASSEJEPAR, encontrei um processo movido pela Prefeitura Municipal de Sarandi contra uma empresa de Empreendimentos Imobiliários, o estranho é que o advogado que pertence ao grupo advocátício que defende a empresa, hoje também é funcionário da prefeitura. Não seria esta uma situação de incoerência?

Despachos/Decisões

I - Reduza-se a termo o bem nomeado à penhora pela executada (fl. 610-v.). Após a formalização do ato, proceda-se o desbloqueio do numerário da conta da qual a executada é titular. Embora o dinheiro prefira qualquer outro bem para fins de penhora (art. 655 do CPC) , o fato é que o valor bloqueado é inferior a 10% da dívida. II - Quanto ao valor da dívida oriunda da multa, não há dúvida de que a executada é a empresa que mais tem se esforçado, desde o imício do litígio, para tentar resolver a questão de forma amigável, em comparação com as outras ações idênticas que foram propostas neste juízo, envolvendo outras loteadoras (em torno de 15 processos). No entanto, a decisão de fls. 551/557 já reduziu a multa de forma significativa, para o valor equivalente ao principal, que era de R$ 304.229, 24 em janeiro de 2008. Logo, o que se deve entender na expressão " a partir de então" contida na parte final da referida decisão é que os juros e a correção são contados desde janeiro de 2008, para que aquele montante seja atualizado até os dias atuais. Esse mesmo critério foi utilizado em todas as impugnações que foram julgadas a respeito dessa matéria. Para analisar, agora, se requerida poderia se beneficiar com uma redução ainda maior da multa- como pugna à fl. 611 -, é preciso primeiro que a sentneça de fls. 551/557 seja sbmetida ao reexame necessário, que acabou não ocorrendo por um lapso deste Juízo, causado pela renúnica do recurso voluntário que havia sido interposto, justamente com a fianlidade de as partes buscarem a composição. Portanto, cumprido o item I supra, subam os autos ao egrégio Tribunal de Justiça do Estado. Intimem-se.

A sentença cabe recurso.

Sarandi: Funcionário da Câmara é inocentado pela justiça

Um funcionário da Câmara Municipal de Sarandi, que foi citado em um processo de improbidade quando foi funcionário da Prefeitura Municipal de Sarandi, após anos de julgamento foi inocentado e teve os bens desbloqueados o mês passado, o funcionário, na época, fazia parte da comissão de licitação.

terça-feira, 29 de março de 2011

Me veio a lembrança ...

Estava vendo TV e vi o Netinho de Paula fazendo uma propaganda político-partidária, então me veio a lembrança que em Sarandi tem uns Stalinistas metidos a revolucionários que fazem na vida pública o mesmo que fazem na privada.

Charge

Prefeitura de Sarandi faz reforma ...

... No gabinete do Prefeito Carlos de Paula. Mas convenhamos, o gabinete já não estava mais tão aconchegante e precisa tirar aqueles ares de ex-prefeito que ficou no local. Mas o MM tem dito por aí que vai voltar, será?

Vai ou não vai? [Cê tá brincando né?]

O radialista Geraldo Irineu da Silva, assessor de Comunicação da Prefeitura de Sarandi, tem recebido insistentes convites para sair candidato a vereador naquela cidade. Ele ainda não decidiu a respeito, mas já tem pré-candidato a vereador de Maringá pedindo para eleitores sarandienses, que trabalham aqui, que votem em Geraldo se realmente ele entrar na disputa.


Você só pode estar de brincadeira, não é Rigon?

Prefeito Carlos de Paula vai organizar fórum para discutir sobre o lixo

Cerca de duzentos moradores de Sarandi fizeram um protesto ontem, diante da prefeitura e na sessão da Câmara Municipal, para reivindicar a suspensão da taxa de coleta de lixo, a reestatização do aterro sanitário e contra a recepção de lixo de outros municípios. O movimento foi organizado pelo Comitê de Lutas e pelo Movimento Contra a Vinda do Lixo. O prefeito Carlos Alberto de Paula Júnior (PDT), diz que vai organizar um fórum nos dias 28 e 29 de abril para debater a questão do lixo com a população.

"Queremos que a prefeitura recicle o lixo, mas por meio de uma empresa pública. Não queremos uma coisa mirabolante de queima de lixo", diz o vereador Aparecido Biancho (PT), um dos organizadores do protesto.

Os manifestantes protocolaram um requerimento administrativo na prefeitura pedindo a retomada, sem indenização do serviço público de destinação final do lixo, bem como a suspensão da cobrança das taxas de coleta, destinação final do lixo e limpeza pública. Em seguida, os manifestantes foram à Câmara onde entregaram um abaixo-assinado com quase quatro mil assinaturas. Eles querem que as reivindicações sejam transformadas em lei. 

Por ser um abaixo-assinado, a proposta se transforma automaticamente em projeto de lei e vai tramitar nas comissões permanentes do Legislativo para então ser apreciada pelos vereadores. A população pressiona para que seja aprovado.

O prefeito de Sarandi classifica o movimento como uma manifestação política. "O que me assusta é que a privatização do aterro foi feita pelo então prefeito Cido Spada (PT) em 2007. Eles privatizaram e agora querem que eu estatize", critica.

De Paula diz que na audiência pública que prepara para abril, quer debater três questões com a população: reciclagem de lixo para gerar renda; diminuição do passivo no aterro sanitário; e redução de custos que o município tem com a destinação final do lixo.


Fonte: PDT Online

Sarandi: Bloguista assumirá Ciretran

William Zanchin, blogueiro que se formou em Jornalismo recentemente, deve assumir a chefia da 86ª Ciretran de Sarandi. Ele é irmão do vereador Eunildo Zanchim, o Nildão, do PPS. A informação da Casa Civil é que o decreto de nomeação já foi assinado. William, que tem no currículo prêmios e grande experiência com jornalismo, é indicação do deputado estadual dr. Batista (PMN), que aparece com uma força política impressionante até agora, emplacando várias nomeações. Para o mesmo cargo, em Sarandi, os deputados tucanos Evandro Junior e Luiz Nishimori e o principal nome do PSDB, Walter Volpato, haviam indicado Jair Carneiro. Por Ângelo Rigon

Professores em luta preparam greve

Os dirigentes da APP Sindicato se reuniram com representantes da Secretaria de Estado da Educação, nesta segunda-feira (28), para discutir as reivindicações dos professores das escolas públicas estaduais, os professores cobram um cronograma de implantação da equiparação salarial de 26% prometida na campanha eleitoral pelo governador Beto Richa (PSDB). Caso o governo não dê o aumento, uma greve já está organizada e deve começar dia 26 de abril. Com isso os alunos da rede estadual de ensino ficarão sem aulas por tempo indeterminado.

Itambé na luta contra o lixo

Itambé livrou-se [por enquanto] do lixo.

"A juíza da Comarca de Marialva concedeu Liminar suspendendo a instalação de um aterro sanitário em Itambé, pleiteado pela empresa Serrana Ambiental, de Santa Catarina. A Liminar deve ser resultado da ação de mais da metade da população do município, que fez uma série de manifestações contra a criação de tal aterro. A movimentação começou porque a população não aceita que a cidade receba lixo de outros municípios, principalmente de Maringá, que gera nada menos que 340 toneladas de lixo por dia." Por Luiz Carvalho


Quando recolher uma garrafa plástica no chão se torna um evento

Quem é que manda?

Por Valmir Tentemplis Martins

O que será que está acontecendo na Secretaria de Educação de Sarandi? Sabemos e conhecemos a capacidade da Secretária Eliana Trautwein Santiago, agora pelas informações que nos chegam , ela estaria sendo vítima de complôs internos, sim alguns de seus subordinados estariam tramando derrubá-la do cargo. É parece que a síndrome de escorpião que reinava no governo MM se instalou de vez na Administração T&T. Afinal de contas elas têm o mesmo DNA. Agora abre o olho Eliana, e como diz o ditado: “Em rio que tem piranha (traíra) jacaré nada de costas”.


*** Será que o vereador que tem "sede de água" agora está querendo tomar educação?

Frase infeliz

"... Também, quem não tiver três ou seis reais pode largar mão de expoingá..." Pinga Fogo

VEREADOR TIRA UMA FOLGUINHA

Por GAUCHÃO


"Em Sarandi tem um vereador que vai ficar alguns dias fora, talvez uns dois ou três dias longe de sua cadeira, segundo o próprio, ele precisa resolver alguns problemas particulares. Será que a eleição da Câmara deixou ele com stress, para ele estar precisando de alguns dias de folga? Ou ainda está comemorando a vit.......? Já não fazem nada e alguns ainda tiram uns dias de folga."

E por falar em "elefante branco"

Um grande exemplo de um grande "elefante branco" é o Abatedouro Municipal que foi construído na primeira gestão do ex-prefeito Milton Martini, onde foram gastos, segundo Hilario Gomes, mais de R$ 1 milhão e que hoje não vale R$ 100 mil, resta saber se o abatedouro algum dia chegou a ser usado, pois hoje, não serve pra nada.

Não será um "elefante branco"?

O assunto do momento na terrinha sarandiense é a possibilidade da construção do Hospital Municipal. Muitos acreditam que o prefeito conseguirá construir o tal hospital e até acreditam que seja boa intenção do prefeito, já outros acreditam que seja campanha, mas o que muitos concordam é que o município, a exemplo de Paiçandu, encontrará dificuldades para manter um atendimento de qualidade no tal hospital. Alguns chegam a dizer que o município não consegue manter sequer um atendimento de qualidade no PA e nos Postos de Saúde. Será que o Hospital Municipal poderá vir a ser um "Elefante Branco" como é o caso de Paiçandu?

segunda-feira, 28 de março de 2011

Polaco da Melância já tem slogan de campanha

O empresário Paulo Roberto, mais conhecido como Polaco da Melância, informou que vários partidos estão querendo sua filiação e posteriormente lança-lo como candidato a vereador em 2012. Paulo disse que por enquanto pretende continuar trabalhando no ramo de pneus, mas que não descarta uma possível candidatura. Paulo já teria até um slogan: "Para Sarandi não entrar em fria, vote em Polaco da Melância". É ou não é candidato?


Fonte: Indio Maringá

Charge

Sarandi rumo á saúde privatizada

Chegou aos ouvidos deste Bloguista que o Secretário Municipal de Saúde de Sarandi, Marco Aurélio, teria sugerido ao prefeito Carlos de Paula que privatizasse terceirizasse a administração do Pronto Atendimento Municipal, Marco Aurélio teria até iniciado uma conversa com o diretor de um hospital, mas Carlos de Paula teria dito um sonoro NÃO, devido a uma richa política. 


Uniformes Escolares? Onde? Quando?

Continua se arrastando o problema dos uniformes escolares dos alunos da rede municipal de ensino de Sarandi, segundo informações, os uniformes já teriam chegado na Secretaria Municipal de Educação mas ainda não teriam sido distribuídos nas escolas. Enquanto isso, quem tem sofrido são os alunos, que na maioria vão com roupas comuns ou com uniformes antigos. O que estaria acontecendo?


Charge

Sarandi: Colégios sem merenda

O Colégio Estadual Antonio Francisco Lisboa está sem merenda para os alunos. "... Estamos comunicando  que nossa merenda acabou. Desde o início de março/2011 o Colégio vem comprando alguns alimentos com o dinheiro da APMF ou seja, cantina, mas, infelizmente chegamos ao nosso limite..."

É uma vergonha o Governo Estadual não estar provendo a alimentação necessária aos alunos da rede estadual de ensino.


domingo, 27 de março de 2011

Sarandi histórica

1ª Exporandi - 9 º Aniversário de Sarandi - 14 de outubro de 1990

Uma Casa de Leis que não faz leis

A Câmara Municipal de Sarandi é hoje uma Casa de Leis que não faz leis. Ela ,  a  Câmara, que hoje mantém dez vereadores, na maioria despreparados, hoje vive e funciona á base de requerimentos, uma instituição que foi criada para elaborar leis e fiscalizar o executivo, pouco o faz.

Quase não se vê projetos de lei nas pautas da casa, e quando há não são do interesse dos cidadãos, como é o caso do projeto de lei do vereador RAFAEL PSZYBYLSKI, o qual dá denominação à Rua 02, no Jardim Ouro Verde II de ‘RUA PIONEIRO JOÃO FRANCALIN, que está na pauta do dia 28/03, para o cidadão sarandiense isso não trás benefício algum.

Mas existem ressalvas, como é o caso do projeto de lei dos vereadores REGINALDO ALVES DOS SANTOS e APARECIDO BIANCHO, o qual Assegura às crianças portadoras de necessidades educativas especiais o acesso aos centros de educação infantil do Município. O projeto é interessante e trata da inclusão social, mas será que haverá profissionais capacitados para assegurar uma educação de qualidade a essas crianças?

Do mais, todas as semanas, a maioria dos vereadores vivem, ou sobrevivem, de requerimentos ao Executivo Municipal (prefeito).


Momentos

Adv. Rogério Calazans - Sen. Gleisi Hoffman - Pastor Claudio Soria

Festa de 2011, pensamento em 2012

Por Angelo Rigon

A festa de aniversário do deputado estadual e presidente do PT do Paraná, Enio Verri, na sexta-feira, serviu para reunir futuros aliados da campanha do ano que vem, quando ele, democraticamente escolhido pela maioria do partido, será candidato a prefeito de Maringá. Lá estavam representantes do PCdoB, PSC, PMDB e PDT – de Edmar Arruda a Umberto Crispim, passando por Mário Hossokawa e John Alves.

Uma ausência evidente em relação à festa do ano passado: o ex-reitor Décio Sperandio, que ganhou um carguinho no governo Beto Richa, apesar de ter sido aliado de Osmar Dias no ano passado. Em 2010, até discurso ele fez.


Marina Silva pelo Tweeter

"Acabo de chegar a Manaus. Logo mais, por volta das 19h, vou me encontrar com o ex-presidente dos EUA Bill Clinton" about 15 hours ago via Mobile Web


Frase

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." Joseph Pulitzer.


POLITICA FICHA LIMPA

OAB estuda possibilidade de ir ao STF para garantir Ficha Limpa em 2012
Fragilizada no Supremo Tribunal Federal (STF), a Lei da Ficha Limpa corre riscos reais de ser ainda mais esvaziada. "A constitucionalidade da lei referente aos seus vários artigos poderá vir a ser questionada futuramente antes das eleições de 2012", admitiu o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro do STF e defensor da lei, Ricardo Lewandowski. Segundo ele, nesse futuro exame "a lei vai ser fatiada como um salame e será analisada alínea por alínea".
O STF deverá se posicionar sobre a constitucionalidade da lei se alguma autoridade, partido político ou entidade de classe de âmbito nacional provocar formalmente o tribunal por meio de uma ação. Na última quarta-feira, os ministros apenas decidiram que a norma, publicada em junho de 2010, não poderia ter sido aplicada na eleição do ano passado porque a legislação exige que mudanças desse tipo sejam aprovadas com pelo menos 12 meses de antecedência. Uma decisão anterior, do TSE, tinha determinado a aplicação da lei às eleições de 2010.

No STF, a lei deverá enfrentar resistência quando tiver a sua constitucionalidade questionada. Pelo menos quatro dos 11 ministros do STF já adiantaram que são contra alguns pontos da norma. O primeiro deles estabelece a possibilidade de um político ser excluído da disputa eleitoral por uma condenação ocorrida no passado. "Se você puder apanhar fatos da vida passada para atribuir efeitos futuros, talvez não haja mais limites", comentou o ministro Gilmar Mendes na quarta-feira.

Para esclarecer eventuais dúvidas pontuais de constitucionalidade da lei, o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante disse que a entidade estuda entrar com uma Ação Direta de Constitucionalidade (ADC) para que o Supremo analise a lei. "O Supremo já disse que a lei valerá para as próximas eleições. A OAB já pensa em se antecipar e entrar com uma ADC para definir a questão. O fato é que, quem quiser se eleger, terá que ter ficha limpa", disse Ophir.
Fonte: OAB

CONVITE

A Presidente do Conselho Municipal de Habitação, do Município de Sarandi, Paraná, no uso de suas atribuições legais, vem CONVIDAR Vossa Senhoria para participar da visita para a escolha das casas com os moradores do “MUTIRÃO” Sua presença é muito importante.

Data: 29/03/2011 (terça-feira)
Local: Residencial Mauá
Horário: 08h30min

Sara Godoi
Presidente do Conselho