Texto

     Aquele que crê possuir a verdade erra em não se preocupar em procurá-la.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Rodrigo Tomazini na Banda 1

A partir do dia 28 Rodrigo Tomazini do PSTU será sabatinado na Rádio Banda 1, ele que é presidente da sigla em Sarandi vem trabalhando firmemente com o Comitê de Lutas contra a vinda do lixo para Sarandi.

QUATRO CANTOS DA CIDADE

Ontem tive o prazer de conhecer Alessandro Adauto, ele que é servidor público de Sarandi e autor do Blog QUATRO CANTOS DA CIDADE. Alessandro é um dos mais novos blogueiros que assumiram a luta por uma Sarandi melhor. Seja bem vindo a Blogosfera.
 

Maringá: Oposição da câmara quer CPI

O Diário

A oposição da Câmara de Vereadores de Maringá quer criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Secretaria Municipal de Saúde . O vereador Humberto Henrique (PT) apresentou, durante sessão desta terça-feira (9), uma solicitação de serviço para a abertura da CPI. O objetivo é investigar as prestadoras de serviços da Secretaria de Saúde, como hospitais e clínicas.

A ideia da oposição em fiscalizar a Secretaria de Saúde de Maringá surgiu logo após uma servidora municipal ter sido exonerada do cargo acusada pelo Ministério Público (MP) e pela Polícia Federal (PF) de ter desviado mais de R$ 1 milhão em verbas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a denúncia, ela e uma clínica contratada pelo município superestimavam o número de exames que a empresa realizava e o valor era pago pela Secretaria de Saúde.

“No ano passado, os gastos com prestadoras de serviço chegaram a quase R$ 80 milhões. Na secretaria, tem uma auditoria que faz esse serviço, mas é preciso fiscalizar para que não haja pagamentos indevidos e desvio de verba”, diz Henrique.

“Vamos fazer levantamento de tudo o que foi pago e do que foi realmente foi executado em 2009 e 2010. Só assim vamos saber se não há outros problemas que a auditoria da Saúde não encontrou”, explica Henrique.

“Precisamos de apenas mais uma assinatura e penso que a bancada médica da Câmara vai apoiar a solicitação e, nesta quinta, já teremos uma CPI montada”, disse o vereador.

Secretário de Saúde apoia a criação da CPI

O secretário de Saúde de Maringá, Antônio Carlos Nardi, contou que a Saúde já fez essa auditoria com todas as prestadoras de serviço, mas, caso a Câmara queira fiscalizar novamente, terá o apoio do município.

“Estamos a disposição do legislativo para o que quiserem investigar. Cabe a eles investigar. Só relembrando que o caso da servidora e da clínica foi nossa própria auditoria que descobriu e entregou o caso ao MP.”

A CPI já conta com a assinatura dos vereadores da oposição Humberto Henrique (PT), Mário Verri (PT), Marli Martin (DEM) e Manoel Sobrinho (PCdoB).


**Será que este ano Maringá muda de prefeito?

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

PV na Banda 1, quem representará?

Nos próximos dias o radialista Antonio Santos dará continuidade as entrevistas com os pretensos candidatos a prefeito do município de Sarandi. A próxima sigla a ser sabatinada deverá ser o PV.

Segundo comentários, quem representará o partido será o Jornalista Hilário Gomes. Já participaram do programa o empresário Walter Volpato (PSDB) e o ex-Prefeito e também empresário Cido Spada (PT).


Outros prefeituráveis que possívelmente participação são: Adauto (PT), Carlos de Paula (PDT), Aparecido Jacovós (PMDB), Hélio Gremes (PTB), José Vignotto (DEM) e Rosária Sékua (PHS), entre outros. Todos são vistos como pré-candidatos, mas ainda não confirmaram a participação no programa.

Abaixo-assinado contra privatização da CELEPAR

Ajude você também na luta contra a privatização da empresa estatal CELEPAR, basta clicar aqui e assinar o abaixo-assinado. Não vamos deixar que Beto Richa faça com a CELEPAR o mesmo que foi feito com o BANESTADO.


Bons tempos...

Paulo Vidigal

Na correria logo cedo...

Hoje cedo estivemos entregando panfletos sobre as perseguições aos servidores da Saop. Começamos por volta das 6 da manhã.

Os trabalhadores nos receberam muito bem. Lamentam que a assembléia de sábado seja num dia que trabalham.

Deu prá ver um verdadeiro Big Brother na Saop. É câmera prá todo lado monitorando s trabalhadores. Poderiam colocar essas cãmeras nas ruas ou em outros lugares com ultilidade…

E diga-se de passagem; não estão nada contentes com a atual administração. Alguns disseram:” Falta pouco tempo prá mudar de prefeito”.

 

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Beto Richa vai privatizar CELEPAR

O governador Beto Richa (PSDB) confirmou na segunda-feira (7), em entrevista à jornalista Joice Hasselmann, na Rádio Bandnews, que estuda privatizar a CELEPAR, a companhia estatal de informática.

Richa atestou um vídeo divulgado no Blog do Tarso, na semana passada, onde o atual presidente da companhia, Jackson Carvalho Leite, falava em repassar os serviços prestados à iniciativa privada.

O governador tucano informou que pretende informatizar o sistema de saúde, por meio de cartões, depois da privatização da CELEPAR.

Ouça agora trecho da entrevista com Beto Richa:

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Link para fazer download do arquivo clique aqui.

Charge

PCdoB avalia proposta do DEM para integrar pasta

DAIENE CARDOSO - Agência Estado

Cinquenta e um membros do diretório municipal do PCdoB paulista se reúnem amanhã para discutir se o partido aceita a proposta do prefeito Gilberto Kassab (DEM) para assumir a futura Secretaria Municipal da Copa de 2014, pasta que será criada para coordenar o evento na capital.

A sigla avalia que a oferta do prefeito, que estaria preparando sua ida para o PMDB, indica uma movimentação indiscutível de Kassab em direção aos partidos de esquerda aliados da presidente Dilma Rousseff. Como aliar-se ao DEM é uma decisão polêmica, a definição deve levar em conta a posição do presidente nacional do partido, Renato Rabelo.

Embora vejam com simpatia a sinalização de mudança do prefeito e o convite - já que o assunto vem sendo conduzido pelo ministro do Esporte, Orlando Silva -, os comunistas querem discutir as perdas e os ganhos dessa adesão. "O Kassab está sentindo que não tem espaço no campo em que atuou na eleição passada. É o Kassab que está se deslocando, não a base do governo Dilma", ressaltou Fernando Henrique Borgonovi, da União da Juventude Socialista e membro do diretório municipal. "Vemos a movimentação do Kassab com satisfação, mas isso não quer dizer que esse processo de incorporação do PCdoB seja automático", ponderou.

Nos bastidores do diretório nacional, a questão é vista com cautela. "O partido não está unido em relação a isso", afirmou um dirigente. Alguns líderes questionam a estratégia de Kassab, que estaria tentando criar uma terceira força política em São Paulo (além de PT e PSDB) para disputar a sucessão do tucano Geraldo Alckmin em 2014.

Na primeira reunião do diretório no ano, o dirigente Wander Geraldo da Silva prevê um debate acalorado, mas descarta desde já que a eleição de 2014 entre em pauta. "Não faremos um debate sobre 2014", avisou. Silva diz que o fato de Kassab ainda pertencer ao DEM não impedirá o PCdoB de integrar a gestão municipal, uma vez que a saída do prefeito do DEM em direção ao PMDB é dada como certa.
 

Sarandi e a Política Parasita

Hoje a política predominante em Sarandi é a Política Parasita, e o prefeito Carlos de Paula sabe bem o que significa isso, onde quer que ele vá sempre há alguns parasitas grudados nele. Sem condições próprias e sustentáveis de crescer politicamente alguns "colaboradores" de Carlos de Paula vivem catando em coro "... ô leva eu, eu também quero ir ..." no intuito de expandir seus "currículos políticos". Coincidentemente fiquei sabendo que Carlos de Paula está em Brasília acompanhado de um desses tais "colaboradores" para resolver alguns detalhes sobre o PAC das Praças. Será que este colaborador está querendo ser "o pai da criança"?

Hilario Gomes: "Direto na vêia"

O Jornalista Hilário Gomes foi "direto na vêia" quando desmentiu o vereador Nildão por afirmar que o ex-Prefeito Cido Spada não havia feito nada pelo Parque São Pedro em sua administração. Já o Bloguista Marcio Mochi acusou: "...Assim como o Nildão, outros também usam de falácias que não condizem com a verdade ..." 

Até quando o cidadão brasileiro terá que coexistir com políticos que não fazem nada e só gostam de sair na foto e quando pegam o bonde andando adoram se dizer pai da criança? Como diria uma amiga minha "É duro hein!".

Charge do Mochi

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Reforma política entra na pauta do Congresso

O governo decidiu incluir a reforma política como pauta do Executivo no primeiro ano da nova legislatura. O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), informou que além de criar consenso em relação ao aumento do salário mínimo e acertar o índice de reajuste da tabela do Imposto de Renda, os representantes do governo nas Casas terão a missão de chegar a entendimento sobre um texto para fazer uma “reforma possível” ainda este ano.
Frente parlamentar mista em prol da reforma política está sendo criada nas Casas. As bancadas do PSB na Câmara e no Senado articulam a montagem da frente, que também contará com a participação de representantes de movimentos sociais. O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) afirma que tem conversado com a deputada Luiza Erundina (PSB-SP) sobre a necessidade de colher assinaturas para oficializar a frente que, futuramente, poderá se tornar uma comissão especial. “Do ponto de vista formal, a frente começa do zero, do ponto de vista do conteúdo, já tem muita coisa. Será uma frente mista, que além do debate parlamentar, vai convocar entidades sociais”, explica Rollemberg.
Além dos itens eleitorais, como o financiamento público de campanha, a alteração de regras de eleições proporcionais, lista de candidatos e coligações, a reforma política deve contemplar propostas para ampliar a participação popular no Legislativo e na elaboração de orçamentos. A proposta de reduzir o número de assinaturas para que a população possa encaminhar projetos para a Câmara, a exemplo do que ocorreu com a Lei Ficha Limpa, é uma das poucas unanimidades entre os parlamentares. Alguns itens da plataforma mais social do que política da reforma não são bem aceitos, como o chamado “voto destituinte”, que daria ao eleitor o poder de tomar um mandato parlamentar e a desburocratização da convocação de plebiscitos e referendos. A participação popular na elaboração dos orçamentos dos planos plurianuais, no entanto, tem chance de passar, pois é bem vista pelo governo. “Se não tiver participação popular não conseguimos”, resume o senador do PSB.
Humberto Costa conta que aliados que estiveram com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva depois que o petista deixou a Presidência afirmam que ele está motivado a articular a esquerda em torno da reforma política. O governo aposta em Lula como uma espécie de “garoto-propaganda” para convocar a sociedade para o debate. O ex-presidente ressente-se de ter deixado o governo sem aprovar as reformas. Pontos como o voto em lista e o fim do cálculo proporcional para escolher vereadores, deputados distritais, estaduais e federais provocam um racha no Congresso. O líder do PT defende voto proporcional em lista – quando a sigla estabelece os candidatos que serão beneficiários dos votos totais da legenda – e o líder do PP do Senado, Francisco Dornelles (RJ), por exemplo, afirma que o mecanismo de lista é a “oligarquia do partido”. Projeto de Dornelles em tramitação no Senado cria o “distritão”, transformando a eleição proporcional em majoritária. “Fazer o distritão acaba com a necessidade das coligações e a tradição de catar candidatos com 3 mil votos para fazer legenda.”
Janela Reforçar mecanismos da fidelidade partidária está na lista de necessidades da reforma política. Mas antes de qualquer alteração – para punir parlamentares eleitos por voto proporcional que abandonem a sigla de origem – mandatários calculam a necessidade de abrir uma “janela” para que os insatisfeitos mudem de partido. O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), afirma que o ideal seria fazer a reforma sem abrir o período de acomodações, mas a realidade política não permitiria a aplicação rígida. “Como seria uma nova regra, poderíamos abrir exceções.”
O líder pontua que as Casas precisarão montar uma pauta da “reforma necessária” para chegar a uma “reforma possível”. O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), defendeu modificações “fatiadas” das regras, pois teme que a elaboração de um texto global, possa fracassar. O líder do PP no Senado, Francisco Dornelles (RJ), também é defensor da aprovação pontual das propostas.
A participação popular durante a discussão da reforma é considerada primordial, para que as propostas tramitem como “reforma proposta pela sociedade”. O executivo espera que o Congresso chegue a um texto mínimo, com apoio popular, para que o governo possa encampar o projeto.
Conheça as propostas em discussão no Congresso que integrarão a pauta da reforma política:
  • Acabar com o voto proporcional na eleição para deputados, criando a modalidade “distritão” voto distrital por estado
  • Fim das coligações em voto proporcional
  • Instituição da lista fechada para vereadores, deputado distrital, estadual e federal
  • Redução do número de assinaturas para projetos de iniciativa popular
  • Criar mecanismo para facilitar a convocação de plebiscitos e referendos
  • Criar o voto destituinte
  • Implantar mecanismos para limitar o custo das campanhas
  • Aprovar o financiamento público de campanha
  • Criar mecanismos de fortalecimento da fidelidade partidária
  • Criar mecanismos de participação da sociedade na elaboração dos Planos Plurianuais (PPAs)
  • Ampliar exigências da cláusula de barreira para limitar o número de partidos
Fonte: Blog dos Desenvolvimentistas - Leia mais sobre o assunto aqui.

COMITÊ DE LUTAS EM AÇÃO

Este é um chamado aos integrantes do Comitê de Lutas da cidade de Sarandi, para participar de uma reunião na quarta-feira dia 09/02/11. O Comitê de lutas se reunirá às 19h30min na sala ao lado da Paróquia Nossa Senhora das Graças.

Pauta da reunião: Reorganizar as diretrizes do comitê.

Quem puder ir sinta-se convidado.
 

domingo, 6 de fevereiro de 2011