Texto

     Aquele que crê possuir a verdade erra em não se preocupar em procurá-la.

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Gafe de Cesar Filho no SBT

Se alguém tiver alguma dúvida é só perguntar.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Video mostra policiais ameaçando cinegrafista

O video mostra o cinegrafista da RPC-Maringá sendo coagido e ameaçado por uma dupla de policiais militares em Maringá, os policiais estão afastados.

Imagens: RCP Maringá

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

A história das coisas

Como a lei do consumismo ajuda na criação do lixo.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Aterro da Ambisul

Uma foto de satélite da empresa Ambisul de Sarandi, datada de 14/06/2010, mostra o tamanho do "estrago" ambiental que irá ocorrer em solo sarandiense caso o lixo de outras cidades venha a ser ali depositado.

Imagem: Google Earth


Sarandi diz NÃO ao lixo.

A audiência pública do Instituto Ambiental do Paraná sobre a destinação de lixo de outras cidades para Sarandi, ontem à noite na Casa da Cultura, melou. A maioria dos presentes manifestou-se contra a proposta. “Saímos de lá com a sensação de dever cumprido e defendo que sempre que os trabalhadores e a juventude se põem em movimento é possível vencer”, comentou o advogado Avanilson Araújo, do PSTU.

A indignação da população presente na Casa da Cultura e as intervenções de diversas lideranças dentre elas dos militantes do PSTU fez com que o IAP recuasse na tentativa de, no apagar das luzes, legitimar a Ambisul (grupo Pajoan) a ampliar o aterro sanitário da cidade, suspendendo a realização da audiência pública e com isso não permitindo a concessão da ampliação do aterro, pelo menos nesse momento.

“Nenhum representante da Prefeitura de Sarandi compareceu, demonstrando, mais uma vez, de que lado está o prefeito Carlos de Paula, quando precisa se posicionar em favor dos interesses da população trabalhadora da cidade. O prefeito tem poderes legais para barrar a vinda do lixo e reestatizar o aterro mas não o faz. Por isso seguimos na luta, apoiando a mobilização dos trabalhadores e da juventude de Sarandi e defedendo a aprovação do projeto de iniciativa popular contra a vinda do lixo e pela reestatização da gestão do lixo”, informou a nota pública do PSTU.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Até quando isso vai acontecer?


Nem mesmo na noite de Natal os moradores do subúrbio de Sarandi tem descanso. Uma chuva forte no início da noite dessa sexta-feira (24), deixou várias casas alagadas no Jardim Independência 3ª Parte em Sarandi. Foram 15 minutos de chuva, porém, o suficiente pra causar grandes estragos. Em uma das residências foi preciso quebrar o muro para a água escorrer. Vários moradores "comemoraram" a noite de Natal limpando suas casas. "... Num tem Natal, fica só correria, só preocupação..." disse Willian dos Santos, morador do bairro.


Audiência Pública - Mais um capítulo da novela do lixo

AUDIÊNCIA PÚBLICA convocada pelo I.A.P.
[Instituto Ambiental do Paraná]

Local: Centro Cultural Irmã Antona (Casa da Cultura)
Praça Ipiranga, s/n – Centro - Sarandi

Data: 27 de dezembro (HOJE)

Horário: 19h30min

A finalidade desta Audiência de acordo com IAP é esclarecer à população e aos demais interessados acerca dos estudos de Impacto Ambiental apresentados pela empresa AMBIENTAL SUL BRASIL Central de Tratamento de Resíduos Ltda (Antiga PAJOAN) para obter licenciamento para ampliação do aterro e, assim estar habilitada para trazer LIXO das cidades vizinhas transformando Sarandi no LIXÃO DA REGIÃO.


IMPACTO AMBIENTAL DOS LIXÕES!!!

A resolução nº 001 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) de 23/01/1986 em seu art. 1º considera impacto ambiental como qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que direta ou indiretamente, afetam:
  • a saúde, a segurança e o bem-estar da população;
  • as atividades econômicas;
  • a biota;
  • as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente;
  • a qualidade dos recursos ambientais. 
A lei nº 9.605 (Lei da Natureza: lei dos crimes ambientais) de 12/02/1998 em seu art. 54 diz que é crime ambiental causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora. Se o crime ocorrer por lançamento de resíduos sólidos, líquidos ou gasosos, ou detritos, óleos ou substâncias oleosas em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou regulamentos: pena de reclusão de 1 a 5 anos.
 
Apesar das leis existirem, as próprias prefeituras não as cumprem, haja visto, cerca de 80% das mais de 100.000 toneladas de resíduos sólidos urbanos produzida diariamente no Brasil serem depositadas diretamente em lixões.
 
Os resíduoslançados nos lixões a céu aberto, acarretam problemas de saúde pública, como proliferação de vetores de doenças (moscas, mosquitos, baratas e ratos, etc.), geração de maus odores e principalmente, a poluição do solo e das águas superficiais e subterrâneas através do chorume (líquido de cor preta, mau cheiroso e de elevado potencial poluidor produzido pela decomposição da matéria orgânica contida no lixo), comprometendo os recursos hídricos. Em termos ambientais, os lixões agravam a poluição do ar, do solo e das águas e ainda provocam poluição visual. O chorume, que surge pela decomposição dos resíduos, acaba se infiltrando no solo causando sua poluição, devido á geração de líquidos percolados. Se ocorrer a contaminação do lençol freático, pela infiltração desses líquido, poderá resultar na poluição de poços alimentando endemias e desenvolvendo surtos epidêmicos.