Texto

     Aquele que crê possuir a verdade erra em não se preocupar em procurá-la.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

TSE DEFINIU: Políticos têm um mês para entrar em partidos recém-criados sem perderem os mandatos, nem serem punidos.

A legislação determina que o político que deixar seu partido para ingressar em uma legenda em formação não é considerado infiel, mas não havia uma janela de tempo para que isso ocorresse. Agora, o prazo de 30 dias começa a ser contado depois do registro do estatuto da nova sigla na Justiça.

O
Partido Ecológico Nacional, assim como qualquer outro, precisa 9 estados liberados, e já temos 5, e vários já estão aguardando a liberação que pode ocorrer a qualquer momento. Essa é uma fase preliminar para que o partido em formação consiga o registro do seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral.

De acordo com o TSE, o novo partido deverá constituir-se em, pelo menos, nove estados para que possa registrar o seu estatuto no TSE. Após essa etapa, obterá a sigla, um número e poderá exercer as atividades partidárias.

Conforme a Resolução 23.282/10 do TSE, "somente o partido político que tenha registrado o seu estatuto no TSE poderá participar do processo eleitoral, receber recursos do Fundo Partidário, ter acesso gratuito ao rádio e à televisão, e ter assegurada a exclusividade da sua denominação, número de legenda, sigla e símbolos".

Políticos que desejam ingressar em um partido recém-criado terão 30 dias para fazê-lo sem sofrer qualquer tipo de retaliação. É o que definiu ontem (2) o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao responder a uma consulta do deputado federal Guilherme Campos (DEM). Ele é um dos que manifestaram interesse em ingressar em um partido recém formado.
 

O TSE também sinalizou que, até o registro do estatuto, o político deve permanecer filiado ao partido pelo qual foi eleito. “O registro de um novo partido não implica a desfiliação automática, continuam vinculados aos partidos de origem até que se efetive o estatuto [da nova legenda] no TSE. Só depois do registro do estatuto torna-se possível a filiação partidária, a qual constituiria justa-causa para desfiliação”, afirmou a ministra Nancy Andrighi, relatora da consulta no TSE.

No Paraná, estamos com as listas abertas, já possuímos alguns prefeitos e vários vereadores em nossas listas.


Em outros estados o
PEN possui desde Senadores, Governadores, Prefeitos de Capitais e do interior, além de vice prefeitos e vereadores, já nasceremos fortes no Brasil.

Solicite a inclusão de seu nome na lista, após a liberação, entraremos em contato contigo e você terá 30 dias para definir. Seus dados não serão divulgados.


Reginaldo Zauizio de Souza
 
Presidente do PEN
Sarandi - Pr
E-mail: reginaldozdesouza@hotmail.com




Após oito anos, governo regulariza situação de 35 mil professores da Vizivali

O governador Beto Richa anunciou nesta quarta-feira (01/06) a regularização, após oito anos, da situação de 35 mil professores que concluíram o programa de capacitação para docentes pela Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu (Vizivali), mas não conseguiram validar seus diplomas.

Segundo Richa, os professores que já fizeram complementação em instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação terão os diplomas de Pedagogia aceitos para fins de ingresso e promoção na carreira do magistério. Estima-se que cerca de oito mil profissionais estão nessa situação.

Para o restante dos egressos serão oferecidos dois períodos de cursos de Pedagogia, à distância, ministrados pelas universidades estaduais do Paraná e pelo programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), do governo federal. Com as medidas anunciadas todos os formandos terão a situação regularizada e poderão atuar na área pedagógica. Leia mais...


Humor: Deslocamento de órgão

Dois amigos se encontram e um diz pro outro:

- Você está com aspecto horríve, está doente?
- Sim, estive no médico e ele diagnosticou deslocamento de órgão.
- Deslocamento de órgão? Nunca escutei falar. O que é isso?
- Meu fígado foi pro saco!

Semana Ambiental da UEM

Acadêmicos da Universidade Estadual de Maringá (UEM) divulgam a Semana Ambiental da UEM com um video bem produzido sobre conscientização. O evento será realizado entre 5 e 10 de junho.

 

Paiçandu: Vice-prefeita recebe nova condenação

A vice-prefeita de Paiçandu, Maria Rita Braz Zirondi (PPS), foi condenada pela Justiça Eleitoral por compra de votos nas eleições de 2008. Em despacho de 18 janeiro (a certidão foi publicada ontem), o juiz da 154ª Zona Eleitoral, Alberto Luis Marques dos Santos, condenou Maria Rita a 1 ano de prisão, em regime inicial aberto, com substituição por pena pecuniária de 20 dias-multa (o valor do dia-multa é um salário mínimo vigente na época do fato, devidamente corrigido). Maria Rita foi denunciada pelo Ministério Público Eleitoral por ter participado de uma carreata política e abordado Lucilene Debossam, e tendo ciência da grave situação de saúde de sua filha Maiara ofereceu e prometeu, para o fim de obter voto, ajuda para a eleitora, “consistente em auxiliá-la a obter benefício previdenciário junto ao INSS em favor da filha, entregando à vítima um papel escrito de próprio punho com o rol de documentos que ela deveria lhe entregar oportunamente”. De acordo com o juiz, “o crime ocorreu”. No início do ano ela foi condenada pelo uso irregular de diárias, quando vereadora. Rigon
 
 

Sarandi: Vereador Nildão quer receitas médicas digitadas

O vereador Nildão está um PL a ser votado pela Câmara em segunda discussão na próxima segunda, dia 6, que estabelece a obrigatoriedade da emissão de Receitas Médicas e Odontológicas por meio de digitação, ou seja, ele quer que o prefeito Carlos de Paula informatize o sistema de saúde disponibilizando computadores nos consultórios médicos da rede pública municipal de saúde.

Já estou até vendo:

"Senhora, não posso imprimir sua receita porque estamos sem tonner, volte na próxima semana."


PALOCCI É INDICADO PARA O PRÊMIO NOBEL E RECEBE PROPOSTA DA IGREJA UNIVERSAL

Antonio Palocci, futuro ex-ministro da Casa Civil, é fortíssimo candidato a ser o primeiro brasileiro laureado com o Prêmio Nobel de Economia, os maiores economistas do mundo estão estupefactos com a capacidade do futuro ex-ministro de multiplicar seu dinheiro em tão curto espaço de tempo e o língua presa e bolso largo é o franco favorito para ganhar o tão sonhado laurel para o Brasil. A JTWN - Jilozinho And Totó World News - a agência de notícias aqui do blog, apurou que Palocci recebeu uma proposta irrecusável da Igreja Universal do Reino de Deus, a maior rede de supermercados da fé do país, para ser consultor-geral da empresa, que quer aumentar em vinte vezes a expoliação de seus fieis, segundo soubemos Palocci já sugeriu a implantação do "TRÍZIMO", 10% para o pai, 10% para o filho e 10% para o Espírito Santo. O homem é um gênio! Interrogações


Modelo de sustentabilidade

Barcelona usa sistema subterrâneo para descartar lixo

Problema na enquete

Um problema na enquete do blog que fazia um levantamento sobre os candidatos a prefeito de Sarandi fez com que ela fosse excluída. Em breve faremos outra.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Agora vai?

Prefeitura manda desobstruir as calçadas

A prefeitura de Sarandi mandou desobstruir as calçadas da região central. Placas, banners, expositores, caixas com produtos de supermercados, entre outros, foram retirados hoje da Avenida Maringá, Praça Ipiranga e Avenida Londrina. Algumas ruas transverssais tem comércio ainda com mercadorias expostas nas calçadas. Na rua Guiapó, tem um comerciante de móveis, que utiliza de cadeiras para segurar vaga para seus veiculos, isso também não pode. A prefeitura além de atender o plano diretor atende também um pedido do Ministério Público.
Por Hilario Gomes

#Como dizia Frei Betto, “Político e feijão, só na pressão” 


Recape na Avenida Santos Dumont

Por Hilario Gomes
 
Hoje a equipe comandada pelo diretor Biriba esteve recapeando à avenida Santos Dumont. A prefeitura vem recapeando muitas ruas da cidade e promovendo execução de asfalto nos bairros numa verdadeira odisseia na busca de melhorar a imagem de Sarandi e captar votos para o atual prefeito.
 
# Esse diretor, o Biriba, não tem dormido no ponto e como sempre tem mostrado trabalho, já outro diretor, só falta colocar uma placa dizendo "Proibido dormir em horário de trabalho".

Caso Vizivali - A saga continua

Ainda sobre o Caso Vizivali em Sarandi, tivemos conhecimento através de alguns professores que uma professora da rede municipal de ensino teria assumido a coordenação do CMEI Corrente do Amor. Para assumir uma coordenação de escola ou centro infantil uma professora tem que ser formada em pedagogia (ou outra formação na área de educação), o que não é o caso da tal professora que também fez o Curso de Capacitação da Vizivali que nunca foi reconhecido pelo MEC. Portanto, a professora não poderia exercer a função pois, legalmente, não tem formação.

João Cidadão pediu pra sair

Estive conversando com o fiel escudeiro de Luiz Aguiar, o João Cidadão, que nos informou que pediu ontem (1) para o prefeito Carlos de Paula exonera-lo. João Cidadão disse não concordar com algumas coisas que tem acontecido na prefeitura e que isso tem impedido sua permanência na administração T&T. João Cidadão passou por vários departamentos até chegar ao gabinete de Luiz Aguiar.

Sarandi: Joilir Bifon é pré-candidato a prefeito

Conversando com Joilir Bifon, filho do ex-prefeito Júlio Bifon, ele nos informou que está colocando seu nome a disposição para candidatura a prefeito para 2012. Joilir é filiado ao PSDB sarandiense e poderá disputar uma prévia com Walter Volpato.

Sarandi e o trabalho dos fiscais

Em uma postagem anterior critiquei a falta de fiscalização nas ruas de Sarandi, alguns amigos fiscais interpretaram mal meu questionamento, que era direcionado ao prefeito, que não se preocupa em manter a cidade limpa e organizada. Sabemos, através do companheiro de lutas e sindicalista Nilson Nascimento, que é fiscal da prefeitura, que o trabalho dos fiscais é arduo, ele nos informou que na medida do possível o comércio está sendo fiscalizado, notificado e as vezes multado. Ele também nos disse que as vezes os comerciantes são agressivos e até fazem ameaças aos fiscais, mas que isso não tem impedido a fiscalização.

A Secretaria de Urbanismo conta hoje com apenas 4 fiscais nas ruas para fiscalizar uma população de 90 mil habitantes, o que dificulta o trabalho. Cabe ao prefeito Carlos de Paula fazer a contratação de novos funcionários para manter a cidade limpa e em ordem.


Sarandi: Baygon deixa PV e vai para PPS

Ontem estive conversando com o ex-pevista José Natal Santiago, o Baygon, que demonstrou-se chateado com o PV e declarou que está indo para o PPS. Ele é pré-candidato a vereador em 2012.

terça-feira, 31 de maio de 2011

Relembrando: Eleições 2008


Canceladas aposentadorias de ex-governadores

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) cancelou definitivamente as aposentadorias de quatro ex-governadores do Paraná nesta terça-feira (31), alegando que pagamentos não estavam previstos na Constituição de 1988. Recebiam o benefício de R$ 24,1 mil os ex-governadores Orlando Pessuti, Roberto Requião, Jaime Lerner e Mário Pereira. O corte não se aplica a ex-governadores e viúvas que recebiam o benefício antes de 1988, entre eles Arlete Richa, viúva de José Richa e mãe do atual governador, Beto Richa. 
 

Sarandi: PS do Jd. Verão sem ginecologista

Há mais de um mês o Posto de Saúde do Jardim Verão está sem ginecologista. Não se sabe o porque da falta do especialista, espera-se que com a contratação dos novos médicos o problema se resolva. Quando Carlos de Paula assumiu definitivamente o cargo de prefeito prometeu disponibilizar pediatra 24 horas no Pronto Atendimento municipal. A promessa não foi cumprida.

Sarandi: Prefeitura irá contratar oito médicos

A Prefeitura Municipal de Sarandi vai abrir em 15 dias edital para o concurso público que vai contratar oito equipes de Programa Saúde da Família (PSF). Serão ofertadas oito vagas para médicos, oito enfermeiros e oito auxiliares de enfermagem.

Segundo o secretario de saúde Marcos Aurélio da Rosa, das novas equipes quatro atenderão os moradores do Jardim Universal e do Jardim Bela Vista. “Estamos pesquisando qual bairro tem mais carência de atendimento médico ai vamos determinar para onde irão as outras equipes. O que já temos definido são estes dois bairros que contam apenas com parte da equipe que são as enfermeiras e os auxiliares, que traçaram um raio-X da saúde dos moradores destes bairros atendidos. Depois do concurso terão equipe completa com médicos, enfermeiros e com os auxiliares”, esclarece Marcos.


Conforme Luiz Gustavo, secretário de administração a parte mais demorada é o parecer jurídico, que esta sendo feito. “Depois desta fase concluída a abertura do edital para o concurso é rápida, acredito que no máximo em 15 dias estaremos com tudo pronto para a abertura do concurso”, garante o Secretário.


Para o prefeito, Carlos Alberto de Paula a situação atual da saúde da população exige ações rápidas em todas as áreas. “Solicitei junto a minha equipe de trabalho a abertura do concurso para a contratação dos oito médicos para integrar as equipes do Programa Saúde da Família. Espero que tudo seja feito de maneira rápida para que até o final do mês de julho seja efetivada a contratação destes profissionais,” conta De Paula.
 

Rosária Sékua pode deixar o PHS

Rosária Sékua (PHS), que teve 4617 votos nas eleições 2010 para deputada estadual, recebeu o convite para ir para o PTB de Nelson Bazzotti. Bazzotti estaria buscando fortalecimento para concorrer a cadeira mestre do executivo sarandiense. Rosária estaria estudando o convite.

Sarandi: Alunos da rede municipal de ensino correm risco

Na Audiência Pública do último dia 23 o Prefeito Carlos de Paula foi questionado a respeito do percurso que ônibus que leva as crianças para a Unissa, pois havia denúncia que o ônibus estaria passando pela Avenida João Marangoni sobre uma ponte que está desabando, na ocasião o prefeito desmentiu. Porém, após novas denúncias, foi constatado que o ônibus está realmente passando nesta ponte, colocando em risco a integridade física das crianças.


Fotos: Biancho

Sarandi: Licitação deserta

A tomada de preços que aconteceu ontem (30) para a ampliação da Escola Municipal Paulo Freire, que previa gastos de até R$240 mil, foi dada como deserta, ou seja, ninguém apareceu para participar da concorrência de licitação. A coisa tá complicada.

Caso Vizivali - A novela continua

Ontem (30) duas pedagogas que fizeram o Curso de Capacitação da Vizivali marcaram uma reunião com o prefeito Carlos de Paula para terem informações sobre uma possível revogação da elevação salarial dos pedagogos que não tiveram seus cursos reconhecidos pelo MEC. A questão da revogação fica a cargo do Ministério Público e não do prefeito, portanto, por enquanto os professores que estão recebendo irregularmente não correm o risco de terem suas elevações revogadas pela prefeitura. E assim segue o problema.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Sarandi: Apropriação indevida na prefeitura?

O blog Quatro Cantos da Cidade denuncia que um CC da administração T&T estaria apropriando-se indevidamente de materiais que tem sobrado das reformas que o município tem feito, caso o CC não saiba isso é crime, alguém deveria investigar. Leia mais...

CC's dorminhocos se multiplicam

Fomos informados que a praga "CC dorminhoco" tem se multiplicado na administração T&T, agora já seriam 2 que as vezes ficam em casa dormindo. Tem também um jovem CC que é diretor e que também é candidato a vereador que, segundo funcionários efetivos, tem chegado atrasado no local de trabalho quase que diariamente.

Sarandi: Por onde anda a fiscalização?

Sem fiscalização por parte da prefeitura, Sarandi segue com suas ruas e calçadas da forma que mostram as fotos abaixo, uma situação lastimável. São calçadas intransitáveis, cheias de lixo e ruas com água podre, as vezes escorrendo, as vezes empoçada e o mal-cheiro toma conta.

Sarandi Aguiar vence Itambé

O time Sarandi Aguiar, que é mantido pelo vereador licenciado Luiz Aguiar, se deslocou até Mandaguaçu no ônibus da Secretaria de Assistência Social e logrou êxito vencendo o Itambé por 3x1 ontem (29).

Sarandi fará repasse de verbas a PC e PM

A prefeitura de Sarandi fará o repasse de verbas no valor de R$8 mil mensais diretamente as Polícia Cívil e Polícia Militar. Antes o repasse era feito ao Conseg que administrava os recursos. Leia mais...

Prefeitura paga dívida e SAMU volta a atender Sarandi

Depois de o município ficar sem atendimento por conta do repasse das verbas estarem em atraso desde 2009, o SAMU voltará a atender Sarandi. Isso deve-se pelo parcelamento da dívida, feito pelo prefeito Carlos de Paula. Carlos de Paula chegou a dizer na Rádio Banda 1 que não fazia idéia que o serviço era custeado pelos municípios.

Chega de compras diretas

As compras diretas, ou dispensas de licitação como são conhecidas, estão causando desconforto para o secretário de administração Luiz Gustavo, segundo consta, ele teria vetado a compra direta de persianas para a Clinica da Mulher que deve ser inaugurada no mês de junho, o problema aconteceu porque já havia sido feito uma compra em caráter de urgência do mesmo produto para o gabinete do prefeito. Se não vetasse, Luiz Gustavo poderia complicar-se.

Deu no Doxologia

E dizem que está tudo muito bom...

O asfalto do Jardim Independência está parado!
Várias obras estão paradas!
Continuam jogando lixo em áreas de preservação ambiental!
Estão jogando resíduos de construção civil em terrenos vazios de Sarandi!
A Otávio Coli continua cheia de buracos!
A poeira está tomando conta da cidade!

Assistencialismo barato

Em Sarandi, onde o assistencialismo é forte por parte da maioria dos vereadores e de CCS de primeiro e segundo escalão que se utilizam da pratica para melhorarem suas posições na qualidade de candidatos a vereadores em 2012, tudo pode acontecer. E são os exemplos:

Na Saúde

O Secretário de Saúde Marco Aurélio, deve estar com o "saco cheio" de receber pedidos e mais pedidos solicitados por vereadores e CC's através de recadinhos.

Na Assistência Social

Os funcionários da Secretaria de Assistência Social andam meio estressados com alguns CC's que as vezes são até da própria secretaria que ficam fazendo assistêncialismo barato no intuito de conseguirem alguns votos em 2012, alguns fazem vários fretes com os ônibus da secretaria para várias igrejas do município, outros levam times para jogos de futebol, em outros municípios, entre outras coisas.

Está ficando cada dia pior a situação.