Texto

     Aquele que crê possuir a verdade erra em não se preocupar em procurá-la.

sábado, 30 de julho de 2011

Prefeituras, Câmaras Municipais e a nova Lei da Publicidade

O Governo do Estado publicou no último dia 6 a Lei Complementar 137 que trata da publicidade dos atos praticados no âmbito dos Poderes Executivo e Legislativo dos Municípios.

Alguns itens merecem atenção:

- Todos os atos dos poderes públicos municipais deverão atender ao princípio da publicidade de modo a permitir que qualquer consulente saiba sua origem, destinação e os fundamentos pelos quais foram produzidos.
- A escolha do veículo para publicação em mídia impressa será feita mediante procedimento licitatório que propicie a participação de jornais de comprovada circulação no Município e região em que se situe.
- A publicação em meio eletrônico deverá ser de amplo acesso público, sem exigências de cadastramento de usuários ou utilização de senhas para acesso do edital ou qualquer outro ato relativo à licitação.
- Os municípios deverão se adequar ao disposto na presente Lei Complementar até o dia 1º de janeiro de 2012, cabendo ao Tribunal de Contas a fiscalização do cumprimento dos termos desta Lei Complementar.

Jobim: Tá na beira ou já caiu?

A presidente Dilma Rousseff constrangeu o ministro da Defesa, Nelson Jobim, ao tratá-lo de forma protocolar durante evento oficial no Palácio do Planalto. Ela avalia a possibilidade de demiti-lo da pasta após Jobim declarar publicamente ter votado no tucano José Serra na eleição presidencial de 2010. Dilma ficou irritada com a declaração. Cogitou demitir Jobim, mas preferiu não fazer isso já. No governo avalia-se que, se o ministro tivesse pedido demissão, ela teria aceito na hora. Ontem, em um evento no Planalto, Dilma tratou o auxiliar com frieza ostensiva. Não o citou no discurso, como é praxe. O cumprimento entre ambos foi protocolar. Roberto Bertholdo - UOL

Aumento do número de vereadores mobiliza o PR

A pressão de entidades maringaenses para que a Câmara Municipal permaneça com 15 cadeiras, a partir de 2013, não é fato isolado. Em algumas das principais cidades do Estado, manifestos da sociedade civil organizada contra o aumento do número de vereadores são tão intensos como na Cidade Canção. Nesses municípios e em todo o País, as alterações no número de vagas - conforme prevê a Emenda Constitucional 58/09 (a PEC dos Vereadores) - têm que ser aprovadas pelos respectivos legislativos municipais até o fim de setembro, um ano antes das eleições de 2012. Das principais cidades do Paraná, a votação sobre o número de vereadores tramita somente na Câmara de Foz do Iguaçu, porém, em cidades como Londrina e Campo Mourão o assunto é amplamente discutido. Entre as dez cidades mais populosas do Estado, a questão está definida apenas em Ponta Grossa, Cascavel e Guarapuava - nas três a opção foi pela máxima representatividade possível.

Sarandi

A campanha contra o aumento de vereadores - defendido pelos partidos políticos - prossegue com outdoors. Os painéis começaram a ser espalhados ontem e, segundo a subseção da OAB, serão mais de cinquenta em toda a cidade. Ontem também entrou no ar o portal www.maisvereadoresnao.com.br, com informações sobre o movimento. A campanha em Maringá serviu de estímulo para manifestos na vizinha Sarandi, que pode chegar a 17 vereadores. Na cidade, quem pede a permanência em dez representantes é a Igreja Católica. Em carta aberta à população, as quatro paróquias do município se colocaram contra o aumento. Leia mais sobre o assunto no site de O Diário.

Sarandi: Prefeitura entrega novos ônibus

O Prefeito de Sarandi, Carlos Alberto de Paula Junior, entregou na ultima sexta-feira, dia 29, mais dois ônibus novos que farão parte da frota do transporte escolar que atende os alunos da rede pública de ensino do município.

Câmara de Maringá sofre atentado

A Câmara de Vereadores de Maringá sofreu na noite de ontem, dia 29, um atentado a tiros, duas pessoas em uma moto dispararam vários tiros contra a entrada da Casa de Leis Maringaense. Abaixo as imagens gravadas pelo sistema de vigilância da Câmara, percebem-se quatro clarões; sai fumaça da arma, que pode ser uma espécie de metralhadora. A moto aparenta ser uma Twister.


O quadro com a foto do ex-vereador Maurílio Correia Pinho, que presidiu a Câmara de Maringá nos anos 80, acabou sendo atingido no atentado de ontem à noite. Também os quadros dos ex-presidentes José Maria Bernardelli e Paulo Vieira de Camargo receberam estilhaços.

Segundo Messias Mendes, foi um tiro na democracia, leia mais sobre o assunto aqui. As imagens acima foram pinçadas do Blog do Rigon.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Além do PEN mais 19 partidos buscam o registro na Justiça Eleitoral

Além do PEN (Partido Ecológico Nacional), ao menos 19 outros partidos políticos buscam registro na Justiça Eleitoral, é o que informa o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com base em levantamento realizado em parceria com os tribunais regionais eleitorais (TREs) e divulgado nesta sexta-feira (29). Segundo o TSE, a legislação exige que os partidos obtenham o registro ao menos um ano antes das eleições às quais pretendem concorrer. Para os partidos que pretendem concorrer às eleições de 2012, marcadas para 7 de outubro, o registro deve ser concedido pelo TSE nos próximos 70 dias.

De acordo com a legislação que regulamenta os partidos políticos, a nova legenda deve ter apoio de no mínimo 0,5% dos eleitores, em pelo menos nove estados, que tenham votado para deputado federal nas últimas eleições. O apoio deve ser comprovado por assinatura acompanhada do número do título eleitoral. Se considerada a eleição de 2010, o número de assinaturas que a nova legenda deve arregimentar é de aproximadamente 490 mil.

São 9 o número mínimo de estados necessários para liberação da sigla a nível nacional. O PEN entrou com o pedido de liberação em 11 estados e 8 deles já estão liberados. 

Outros partidos em formação que buscam registro são: Partido Social Democrático (PSD), Partido da Pátria Livre (PPL), Partido Novo (PN), Partido da Educação e Cidadania (PEC), Partido Democrático dos Servidores Públicos (PDSP), Partido Geral do Trabalho (PGT), Partido Federalista (PF), Partido Humanista do Brasil (PMH), Partido Liberal Democrata (PLD), Partido Cristão Nacional (PCN), Partido da Transformação Social (PTS), Partido do Meio Ambiente (PMA), Partido Cristão (PC), Partido Social (PS), Partido dos Servidores Públicos e dos Trabalhadores da Iniciativa privada do Brasil (PSPB), Partido da Mulher Brasileira (PMB), Partido da Justiça Social (PSJ), Partido Republicano da Ordem Social (PROS) e Partido Carismático Social (PCS).

Para concorrer em 2012, sigla tem de obter registro um ano antes, portanto, somente o Partido Ecológico Nacional poderá participar das eleições 2012.

Joaquinzão: Entre elogios e críticas

Do Blog do Joaquinzão:

QUEM É BOM JÁ NASCE FEITO...

Parabéns a atual prefeito Carlos de Paula que comprou dois ônibus novos, sendo um para APAE de Sarandi, gostaria muito de saber das administrações anteriores que ficou por oito anos e nunca tiveram a capacidade de comprar um ônibus novo, por que será que agora tudo acontece de bom e antigamente não acontecia nada? Pois a frota era toda sucateada, os ônibus mais novos deixado das administração anteriores tem aproximadamente quase trinta anos. POIS UM PREFEITO TEM QUE ADMINISTRAR PARA OS MENOS FAVORECIDOS, QUEM NECESSITA DE MÉDICOS, DE REMÉDIOS, DE EDUCAÇÃO, DE CRECHE, QUEM PRECISA DISSO É O POVO POBRE E CARENTE, PARABÉNS PREFEITO CARLOS DE PAULA.

#Comentário do Blog:

Independente de interesses pessoais, políticos e financeiros, eu acredito que devemos pensar no bem do coletivo e para mim é muito bom ver o Joaquinzão, que é "Jacovós roxo", fazer este elogio, pois ele deve entender que quem ganha no final das contas é o povo Sarandiense. Ao contrário do que alguns pensam, não importa se é X, Y ou Z que consegue, o importante mesmo é conseguir benefícios para o município e para os cidadãos sarandienses. Agora o que não se pode fazer, é ficar tocando pandeiro pra malandro sambar.


Quem também andou elogiando a administração municipal foi o Vereador Reginaldo, que mencionou em seu blog uma parceria com o Prefeito Carlos de Paula.

A velha Má-ringá

Passarela do Contorno Norte
A foto pinçada do Blog do Rigon mostra ao lado da "Passarela do Medo" uma placa de sinalização que sucumbiu á incompetência e caiu.

Polêmica na mudança do horário do comércio Maringaense

A Prefeitura de Maringá vai propor a mudança no horário de funcionamento do comércio de rua do centro da cidade. A intenção é que as lojas funcionem das 9 às 19 horas. "Vamos começar a trabalhar isso já no mês que vem e ver se é possível implantar até o fim do ano", adianta o secretário de Planejamento, Walter Progiante. A expectativa é que a mudança alivie o trânsito na região central, devido à diluição dos horários de pico. Técnicos do governo avaliam que o atraso em uma hora no funcionamento do comércio reduziria a lotação no transporte coletivo. Informações obtidas em O Diário.

#Meu ponto de vista:

E os estudantes que trabalham no comércio Maringaense, como ficam? Se a mudança forma aprovada ou o estudante perderá o emprego ou o estudo, será que o Sr. Walter Progiante parou para refletir sobre isso? Ou será que para Sr. Walter Progiante o estacionamento de Maringá é mais importante que a educação e a subsistência dos trabalhadores?

Maringá, Pupin e as Eleições 2012

Em entrevista ao O Diário o vice-prefeito de Maringá, Carlos Roberto Pupin, fala sobre sua pretensão em  suceder Silvio Barros e já fala sobre a plataforma de campanha.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Maluf estuda concorrer à Prefeitura de São Paulo

O deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) não descarta se candidatar à Prefeitura de São Paulo em 2012. Hoje, durante inauguração da ponte Governador Orestes Quércia, na capital paulista, Maluf dividiu o palco com autoridades, tirou foto com populares, rasgou elogios ao ex-governador morto em 2010 e deixou em aberto a possibilidade de concorrer pela quinta vez. "Ainda tem um ano para pensar. Só perde quem não disputa, quem disputa sempre vence", filosofou.

Problema na troca de óleo

Segundo boatos uma troca de óleo que aconteceu em Maringá dias atrás acabou em confusão, segundo consta, o óleo era muito caro e não quiseram pagar. A PM teria registrado a ocorrência e o povo, que parece ser de Sarandi, foi pro Procon. Tudo isso por causa de uma troca de óleo? Eita "ólinho" caro sô!

Charge

Prefeitura de Sarandi oferece cursos

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Sarandi está com inscrições abertas para oficinas de Teatro, Ballet, Break, Street-Dance, Violão, Teclado, Desenho, Canto, Coral, Futsal, Futebol, Karatê, Kung-Fu, Basquete entre outros.

As inscrições devem ser feitas na PROMEC, na Rua Jaçanã, 941 ou no Centro Cultural Irmã Antona, os documentos necessários para as inscrições são: comprovante de residência e RG ou Certidão de Nascimento. As aulas já começaram e as oficinas de recreação nos bairros já estão sendo feitas.


As inscrições e os cursos são totalmente gratuitos.

Sarandi: Prefeitura entrega ônibus

A Prefeitura Municipal de Sarandi estará fazendo a entrega de 2 novos ônibus que serão destinados ao transporte escolar dos alunos da rede pública de ensino do município. A entrega será amanhã, dia 29, a partir das 9h30min de fronte a APAE.

Maringá: Documento pró 23 vereadores tem apoio de 15 partidos

Quinze partidos políticos de Maringá já estão comprometidos na defesa do aumento do número de vereadores (de 15 para 23) para a próxima legislatura da Câmara Municipal. Na próxima segunda-feira, dia 1, às 18h, representantes de partidos e entidades que apoiam a causa estarão no plenarinho do Legislativo para a última reunião, inclusive com a coleta de assinaturas ao documento final que elenca as justificativas para o aumento do número de vereadores, o que aumentará a representatividade e a pluralidade no cenário político local.

Na terça-feira, 15 minutos antes da primeira sessão do segundo semestre do ano legislativo, o documento será entregue ao presidente do Legislativo, Mário Hossokawa (PMDB). Do Rigon

Som da Terra tem nova apresentadora


Enquanto o apresentador Matãozinho trata da saúde, a cantora Márcia Mara irá substituí-lo no programa Som da Terra (RIC-TV/Record). Ela e Nico Scatambulo gravaram na manhã de hoje, dia 28, o programa que irá ao ar no próximo domingo, dia 31, a partir das 9h30min. Do Rigon

Sarandi: Fiscalização rigorosa no trânsito

Com o fim do prazo para pagamento do licenciamento do veículos a Polícia Militar de Sarandi está intensificando a fiscalização realizando blitz em vários pontos da cidade nos últimos dias. Muitos motoristas ainda insistem em dirigir com os documentos irregulares. Existe um incidência muito grande de motorista sem habilitação no município. Sarandi é tratada como uma "cidade sem lei" por alguns motoristas, o que vai acabar assim que os Agentes de Trânsito da Prefeitura de Sarandi começarem a colaborar na fiscalização em parceria com a PM.



Foto: Gauchão

Ricardo Barros: Falta credibilidade?

Sem o apoio do Governo Estadual para as eleições do Fiep, Ricardo Barros tem dado sinais de desalento. Ele registrou em cartório suas propostas. Seria falta de credibilidade?

PPS: Quais serão os rumos para 2012?

O PPS Maringaense volta a se reunir no primeiro sábado de agosto, dia 6. Desta vez para definir os rumos que tomará em relação às eleições de 2012 na região. O novo encontro regional, com a presença do deputado federal Rubens Bueno, está marcado para começar às 9h no Auditório Hélio Moreira no Paço Municipal.

Será que o Deputado Rubens Bueno vai continuar cobrando que o PPS Sarandiense tenha candidatura própria? Em 2008, o PPS Sarandiense apoiou Walter Volpato que quase chegou.

Plano B

Do Rigon

Com o prenúncio de que o escândalo do Dnit pode vir a prejudicar a candidatura do presidente estadual do PT, Enio Verri, à Prefeitura de Maringá, já há peemedebistas que estão deixando de ser intransigentes na defesa da aliança com os petistas em 2012. Há até quem fale em nome próprio para a disputa municipal. Esta semana surgiu a conversa de que o ex-deputado federal Odílio Balbinotti teria sinalizado que aceitaria disputar, mas ontem ele desmentiu o boato. “Posso vir a ser candidato a prefeito, mas dificilmente seria em Maringá”, disse ele.

#Seria em Sarandi?

Maringá: Polêmica das geminadas

O grupo denominado Movimento em Defesa das Casas Geminadas, que foi criado por construtores de Maringá, irá reunir-se na Câmara na próxima terça-feira, dia 2. Eles irão pressionar os vereadores para que façam a revisão da lei que prevê algumas restrições para a construção no sistema geminado.

Ex-vereador e parente são condenados por manterem funcionária fantasma

O ex-vereador Divanir Moreno Tozati foi condenado pelo juiz da 6ª Vara Cível, Belchior Soares da Silva, pela prática de improbidade administrativa por manter uma funcionária fantasma - no caso, uma sobrinha - na assistência de gabinete da presidência da Câmara Municipal de Maringá, no período de outubro de 2002 a dezembro de 2003. Tanto Tozati como Paula Moreno de Melo foram condenados a devolver R$ 14.232,00, valor que deve ser recalculado na execução da sentença, e a pagar R$ 2 mil cada a título de custa judiciais. Para Tozati, o juiz ainda determinou a suspensão dos direitos políticos pelo prazo de 8 anos e a proibição de contratar com o poder público por 10 anos. Leia mais em O Diário.

Site do PV desatualiado

O site da RedePV, Portal do Partido Verde encontra-se desatualizado, ainda é possível ver menções sobre a ex-militante Marina Silva, como é o caso da mensagem abaixo:


Prezado visitante,


Devido ao enorme crescimento de acessos ao nosso site eleitoral nos últimos dias, estamos enfrentando dificuldades técnicas. Nossa equipe está ampliando a capacidade dos nossos servidores para reestabelecer em breve o acesso normal.

Enquanto isso, você pode acessar o site de campanha de Marina Silva e continuar acessando as informações institucionais do PV.


Conecte-se também com as nossas redes: RedePV | Twitter | Facebook

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Tiro no pé

Na tentativa de cercear a liberdade de expressão, alguns "vereadores" moveram uma ação contra os integrantes do Comitê de Lutas de Sarandi. A primeira audiência que seria hoje foi adiada porque o juiz não teria tido tempo de analisar os fatos. A atitude dos "vereadores" acabou se tornando um "tiro no pé" pois reaproximou os integrantes do comitê, o que não será muito bom para os próprios vereadores.

Proposta indecente

Segundo informações, alguns vereadores teriam entrado em contato com alguns membros do comitê dizendo que retirariam o processo se os cartazes que levam o titulo de "Traidores do Povo" saíssem de circulação. A proposta teria sido recusada.

Reunião do Observatório Social

Hoje, logo mais ás 20 horas, será realizado na sede da ACIS a grande Assembléia Geral de Formação da Diretoria do Observatório Social de Sarandi.

Prefeitura de Sarandi leiloará terrenos do antigo Mutirão

A Prefeitura de Sarandi vai leiloar os terrenos no Jardim Social, do antigo mutirão e Jardim Ouro Verde II. Os recursos obtidos com a venda serão usados, juntamente com a arrecadação do IPTU, para a construção do novo hospital da cidade. O custo da obra está orçado em R$ 3 milhões, recursos próprios do município.A construção terá cerca de 2 mil metros quadrados. A unidade oferecera atendimento diário nas especialidades de cardiologia, neurologia, endocrinologia, ortopedia, dermatologia entre outras. O leilão será realizado no próximo dia 10 de agosto no Centro Cultural Irmã Antona, na praça Ipiranga. Do Rigon

Rossoni é ameaçado de morte

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Valdir Rossoni (PSDB), recebeu ameaças de morte por meio de cartas entregues na sede do Poder Legislativo. Pelo menos dez correspondências chegaram ao gabinete da presidência recentemente com teor considerado “grave” pelo Gabinete de Se­­gurança Militar. Cinco delas foram entregues na última segunda-feira à Polícia Civil, quando foi registrado um Boletim de Ocorrência no 3.º Dis­­­trito Policial, no bairro Mercês em Curitiba. Leia mais...

Maringá: Prefeitura sorteia apartamentos em Iguatemi

A prefeitura de Maringá está realizando neste momento, em Iguatemi, o sorteio de 102 apartamentos para famílias carentes em convênio com a Caixa. "Muita emoção e alegria aqui em Iguatemi (...) Sonhos realizados." disse Ulisses Maia via Twitter.

Cantora Márcia Mara deixa o PV

Segundo boatos, cantora Márcia Mara, que foi candidata a deputada estadual nas últimas eleições pelo PV, teria entregue hoje ao presidente Alberto Abraão Vagner da Rocha seu pedido de desfiliação. Márcia Mara provavelmente irá disputar uma cadeira na Câmara de Maringá, agora por outro partido.

Governo Estadual libera R$ 34,3 milhões para recapear ruas de 177 municípios

O governador Beto Richa autorizou nesta terça-feira (26) o repasse de R$ 34.360.693,00 para obras de infraestrutura e recuperação da malha viária de 177 municípios do Paraná. Os recursos, a fundo perdido, fazem parte do Programa de Recuperação Asfáltica de Pavimento (Recap) e vão possibilitar o recapeamento de aproximadamente 2,3 milhões de metros quadrados. O total repassado este ano para obras de recuperação asfáltica soma R$ 48,8 milhões, que beneficiam 245 municípios.

Os convênios com os prefeitos foram assinados no auditório do Canal da Música, em Curitiba, com a participação do secretário do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri. “Em nossa caminhada pelo Estado ouvimos que algumas das principais necessidades das nossas cidades estão na área de infraestrutura. São problemas em muitos casos agravados pelas fortes chuvas que comprometeram o pavimento de ruas e avenidas. Temos o compromisso de garantir investimentos para dar melhores condições de vida para nossa população”, disse o governador. Leia mais...

Maringá não é para pobres

Uma matéria de O Diário de hoje, dia 27, mostrou que em Maringá o percentual de domicílios alugados disparou, enquanto o percentual de cidadãos com residências próprias encolheu. Isso ocorreu em um intervalo de dez anos, entre os censos de 2000 e 2010. Hoje são 59% de domicílios próprios e 32% de alugados. A taxa de moradia própria é mais baixa do que de Brasília. Um dos principais problemas é a falta de terrenos, que supervalorizam o preço da terra, deixando muita gente sem condições de comprar um imóvel.

O próprio Secretário Municipal da Habitação, Gilberto Delgado, declarou que o Programa Minha Casa, Minha Vida, está emperrado na cidade. Os terrenos são caros demais para se construir imóveis que se enquadrem no programa. E olha que quando você pega o mapa de Maringá vê que a zona urbana não aparenta ocupar nem 10% da área total do município.

Sarandi: Programa Paraná em Ação fará casamento coletivo

Sarandi terá casamento comunitário no Programa em Ação

Sarandi vai sediar nos dias 26, 27 e 28 de agosto o Programa Paraná em Ação, que tem como objetivo oferecer serviços gratuitos que promovam a inclusão social da população. Até o final de 2010 o programa recebeu um público superior a 2 milhões de pessoas e realizou mais de 5 milhões de atendimentos, em 89 edições organizadas em diversas regiões do estado.

O Secretário Estadual de Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro e o coordenador do Programa Paraná em Ação Edison Luiz Arantes, explicaram que durante a feira serão atendidas pessoas dos 25 municípios da região que fazem parte da Amusep (Associação dos Municípios do Setentrião). Serão confeccionadas identidades, prestada assistências jurídicas como divórcio, casamento, legalização com embaixadas, saúde e lazer.

Durante a feira itinerante será realizado o casamento comunitário, que reúne vários casais em todas as edições. As inscrições podem ser feitas até o dia 05 de agosto na Secretaria de Assistência Social na Rua Taí nº828.

Atenas: Desocupação a caminho

A desocupação de algumas das 42 residências invadidas do Moradias Atenas, em Maringá, acontecerá nesta manhã. A prefeitura teria contratado empresa para realizar o transporte de pelo menos 15 famílias, que ocuparam as casas, não concluídas, que estavam abandonadas havia alguns anos. A desocupação começará às 9h. Para variar, houve pressão psicológica. Algumas famílias receberam a informação de que se não mudassem logo (elas teriam se arrependido de fazer o acordo com o município) teriam que pagar até R$ 3 mil pela mudança. Do Rigon

Caso Vizivali: Professores terão redução de salários

O Tribunal de Contas do Estado notificou a prefeitura de Foz do Iguaçu que desconsidere os diplomas emitidos pela Vizivali, a decisão irá mexer com a vida de 300 professores de Foz, pois os servidores terão seus salários reduzidos e benefícios retirados. A decisão poderá se estender para todo o Estado do Paraná. Veja o vídeo abaixo e entenda melhor.

video
Fonte: Globo.com


Em Sarandi a Secretaria Municipal de Educação está intercedendo junto ao Secretário Estadual de Educação no intuito de resolver o problema que vem se arrastando desde 2004,  quando o município em parceria com o Governo Estadual ofereceu o curso de formação aos professores da rede municipal de ensino. No Paraná são quase 35 mil professores na mesma situação.

Frase

"Um dia desses, eu separo um tempinho e ponho em dia todos os choros que não tenho tido tempo de chorar". Carlos Drummond de Andrade


Sarandi: Autarquia de água e esgoto tem mais de 7 mil usuários inadimplentes

Segundo o Superintendente da Autarquia de Água e Esgoto de Sarandi, Valdir Silva, mais de 7500 residências estão inadimplentes com os pagamentos. Já na próxima semana cerca de 6000 residências terão o fornecimento interrompido. Aproximadamente 25% dos usuários estão com contas atrasadas. A dívida passa de R$ 3 milhões. 

 ouça a reportagem

terça-feira, 26 de julho de 2011

Frase

“Existem apenas dois tipos de pessoas no mundo, os que chamam a atenção e os que observam”

A UNE morreu e não sabe

Do Opinião e Notícia:

Entidade que já representou os legítimos anseios de milhões de integrantes da classe estudantil e que teve importante papel na história recente do país – até mesmo e principalmente na oposição a governos e à ditadura militar – a União Nacional dos Estudantes experimenta hoje a patética e confortável situação de uma repartição com ares de chapa branca, mantida como um inquilino do poder. Cooptar a representatividade estudantil e deitá-la eternamente em berço esplêndido constava do decálogo elaborado pelos pensadores do Partido dos Trabalhadores quando da confecção de um projeto de poder de longo prazo – que tem em José Dirceu um de seus ideólogos. A féria destinada ao projeto atraiu e silenciou também sindicatos, ONGs e movimentos tidos e ditos sociais, como o MST. Tão apáticos que ninguém sequer se lembra deles. Leia mais...

Eleição no Conseg Metropolitano

O Conselho Comunitário de Segurança da região Metropolitana de Maringá (Conseg Metropolitano) passará por processo eletivo, para a gestão 2011/2012. As inscrições das chapas concorrentes aconteceram no período de 4 a 15 de julho, conforme publicado em edital. Nesse período, apenas uma chapa se inscreveu, tendo a frente o capitão aposentado do Corpo de Bombeiros, José Triana Primo. A chapa conta com nove membros. A eleição está marcada para 19 de agosto, a partir das 16 hora e vai até às 18h30min, no auditório Ângelo Planas da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM). Terão direito ao voto os fundadores do Conseg Metropolitano, associados e mantenedores da entidade.

Momentos: The Platters no Marista

Vereador Nito demite assessor

Segundo informações, o vereador Nito teria exonerado seu principal cabo eleitoral João Souza, que é casado com a conhecida Ilda Bernadino. A exoneração causou estranheza, pois o assessor defendia a causa do vereador. Ainda não se sabe o que motivou a demissão.

Ilda Bernadino foi convidada para participar de uma reunião entre o PMDB, PTB e PR, que aconteceu dias atrás na Loja Maçônica Luz e Ciência de Sarandi. A reunião que definiria o novo presidente do PMDB em Sarandi foi adiada e o encontro virou churrasco.


Retificando: Ilda Bernadino foi convidada para participar da reunião mas não compareceu, a única mulher presente no evento foi a Advogada Yasmine Fernandes.

PSTU - Sarandi comunica:

ATO POLÍTICO CONTRA A CRIMINALIZAÇÃO DO MOVIMENTO SOCIAL - SARANDI

Camaradas, 

Amanhã, dia 27 de julho, às 14h10, acontecerá a primeira audiência do processo criminal que está sendo movido por alguns vereadores de Sarandi contra militantes e ativistas do movimento social que lutam contra a vinda do lixo e pela reestatização do sistema. O processo de criminalização se deu em razão da denúncia que as entidades do Comitê de Lutas Sociais de Sarandi fizeram com a confecção do cartaz: TRAIDORES DO POVO! Estamos convocando todas as entidades do campo democrático para participarem de um ato político que acontecerá no horário da audiência para exigirmos o arquivamento imediato do processo e o fim da perseguição aos lutadores. Acompanhem em nosso blog.

Justiça faz apreensões na Prefeitura de Mandaguari


Do Mandaguari Online

O Engenheiro Civil Edmilson Betioli, da Prefeitura de Mandaguari, foi surpreendido na manhã da última sexta-feira, dia 22, por oficiais de justiça que aprenderam computadores, telefones celulares e documentos que estavam em seu gabinete. Conforme informações do promotor Erick Leonel Barbosa da Silva, o Ministério Público recebeu denúncia de que o gabinete da diretoria do Departamento de Obras do município estaria sendo usado para fins pessoais.

Detran faz leilão dia 25 de agosto

O Detran-PR vai realizar no próximo dia 25, na Cocamar, mais um leilão para a venda de veículos automotores de diversos tipos, apreendidos em Maringá, Sarandi, Apucarana, Astorga, Mandaguari, Jandaia do Sul, Umuarama, Cruzeiro do Oeste, Campo Mourão, Cianorte, Paranavaí, Colorado, Nova Esperança, Terra Boa, Faxinal, Arapongas, Rolândia e Cambé. Os veículos serão leiloados na condição de circulação, podendo retornar a circular em via pública, ficando o arrematante responsável pelo registro do veículo. Poderão participar do Leilão quaisquer pessoas, físicas ou jurídicas, vedada a participação de menores de idade e servidores do Detran. Detalhes no site do Detran.

Menos vereadores, menos pluralidade

Uma projeção feita pelo Secretário de Assistência Social e Cidadania Ulisses Maia, ex-vereador, veiculada em O Diário, mostra que se Maringá tivesse nove vereadores poderia até se reinstalar por aqui o regime militar e seu bipartidarismo. Com base nos dados de 2008, seriam eleitos, neste caso, somente candidatos do PP dos Barros e do PT dos Verri; a única exceção seria o médico Manoel Sobrinho, mas na coligação do PT. Dos nove, quatro com problemas de inelegibilidade. Com 21 ou 23 haveria pluralidade, essência da democracia. É bom lembrar que se trata meramente de um exercício inócuo de futurologia (tudo bem que a Igreja Católica de Maringá apoia um número menor de vereadores, mas daí a prever o futuro há uma distância). Do Rigon

Kaloré amanhece com novo prefeito

Aconteceu ontem, dia 25, as 14h30min a solenidade de posse do novo prefeito e vice-prefeito de Kaloré, Edmilson Stencel e Washington Luiz da Silva, ambos do PDT. Eles deverão anunciar os nomes dos secretários que farão parte da administração. Stencel e Washington venceram a eleição extemporânea realizada no início do mês e deverão ter um mandato de pouco menos de um ano e meio.A eleição aconteceu fora de época porque o prefeito eleito em 2008, o peemedebista Adnan Luiz Canelo, teve o mandato cassado pela Justiça, acusado de abuso do poder político durante a campanha eleitoral, e há sete meses o município foi dirigido pelo presidente da Câmara, o petista Osni Franco.

Sarandi: Pacientes do CAPS fazem visita ao Museu Bacia do Paraná na UEM

Os pacientes do CAPS de Sarandi fizeram uma visita à UEM e puderam conhecer o Museu da Bacia do Paraná. A Psicóloga Mariana apresentou aos pacientes os trabalhos que estão em exposição, são trabalhos de artesanato, pintura, bordado, maquetes, entre outros. Os trabalhos foram produzidos pelos pacientes do CAPS de Maringá.



Fotos: Prof. Clevenice

Sarandi poderá ter uma Agência do INSS

Do Gauchão

Ontem, dia 25, o prefeito Carlos de Paula, juntamente com o ex-vereador  João Dutra Neto e o Diretor da Agência do INSS de Maringá, Valmir de Souza Tomaz estiveram visitando um terreno localizado na Rua 2, esquina com a Giro Watanabe (Antigo Mutirão). À convite de João Dutra Neto, o diretor do INSS, veio até Sarandi para conhecer o local que poderá ser construído uma Agência do INSS.

Com quem vão?

Segundo o Jornalista Hilario Gomes, o PMN de dr. Batista e o PSDB de Evandro Junior, ambos deputados estaduais, tem compromisso com o Governador Beto Richa, portanto, eles devem apoiar o empresário Walter Volpato em 2012, assim como deve fazer o deputado Luiz Nishimori (PSDB) e o Secretário de Estado Wilson Quinteiro (PSB). Já Cida Borgheti e Ricardo Barros, ambos do PP, devem dar apoio ao Prefeito Carlos de Paula (PDT).

#Teria Carlão da ONG deixado o PMN por ter sido contra a orientação do partido em apoiar Walter Volpato? Carlão, que era presidente do PMN em Sarandi, hoje está sem partido. O PMN de Sarandi hoje é encabeçado pelo empresário Antonio Fernandes.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Pernambucanas

Em breve Sarandi irá ganhar uma filial das Lojas Pernambucanas, não se sabe ainda quando ela será inaugurada e onde será instalada, mas vai dar emprego a muita gente na cidade. Fiquei feliz em saber.

Momentos: Clínica Donizete Hernandes

Pagot pede demissão do Dnit

O Ministério dos Transportes confirmou nesta segunda-feira, 25, a saída de Luiz Antônio Pagot do cargo de diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Em nota, o ministério afirmou que Pagot já solicitou à presidente Dilma Rousseff sua exoneração do cargo. “O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, recebeu na manhã de hoje o pedido de cancelamento das férias do diretor-geral do Dnit, programadas para o período de 25 de julho a 4 de agosto. No mesmo documento, o diretor comunicou que já solicitou à presidenta da República sua exoneração do cargo”, informa a nota. Do Fabio Campana

Farra com o dinheiro público

É uma vergonha!

Desvios, desde desapropriação, uso de carro oficial, compra de passagens e pasmem, até conserto de carro para amante com o dinheiro público. É o que tem acontecido no DNIT. Leia mais...

Maringá: Bêbado atropela carrinho de bebê

O motorista Hélio Teixeira, atropelou um carrinho de bebê onde estava uma criança de 11 meses no último sábado, dia 23, em Maringá. O "cidadão" estava embriagado e quase foi linchado por moradores. Leia mais...

E o "povo" continua jogando lixo na Rua dos Imigrantes

Por Valmir Tentemplis

Um morador da Rua dos Imigrantes, em Sarandi, participou sábado no Programa Sarandi Mais, na Rádio Sarandi FM e fez uma denúncia de que algumas empresas estariam jogando lixo na Rua dos Imigrantes. Segundo o morador, a prefeitura fez uma limpeza na rua, tirando os entulhos (ossada de açougue, entulho de construção, móveis, pneus, etc...) e logo no dia seguinte os "vândalos" voltaram a jogar mais lixo no local.

#A prefeitura de Sarandi precisa intensificar a fiscalização e punir empresas e pessoas com multas severas, assim a coisa melhora.

Orkut: Aniversariantes do Dia

Estão fazendo aniversário hoje os amigos: Pr. Marcos de Souza, ♥♥♥♥ AnDrÈiNhA ♥♥♥♥, Nilson do Nascimento, SâândýnhÀ Perfil² \o/. Parabéns a todos.

Filha de Che Guevara dá palestra no Pr

Aleida Guevara

Mulher, cubana, comunista. A filha de Ernesto "Che" Guevara seguiu a formação em medicina do pai e tornou-se pediatra. Aleida Guevara esteve na 10ª Jornada de Agroecologia, em Londrina, para contar sobre os êxitos e desafios da Revolução Cubana, assim como da necessidade de uma relação mais solidária entre os países sulamericanos. Confira aqui a entrevista dada a equipe de comunicação do MST.

Depois do DNIT, ANP é a "bola da vez"

Por Roberto Bertholdo

O líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno, vai protocolar nesta segunda-feira (25), na Comissão Representativa do Congresso Nacional, requerimento de convocação do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para falar sobre a denúncia de um suposto esquema de cobrança de propina na Agência Nacional do Petróleo (ANP). O líder do governo na Casa, Cândido Vaccareza (PT-SP), classificou como “esquisita” a apresentação do requerimento durante o recesso parlamentar.

Segundo a edição da revista Época desta semana, dois assessores da ANP foram filmados supostamente cobrando propina para acelerar e facilitar a tramitação de processos para registro de empresas. O líder do PPS também quer que o diretor-geral da ANP, Haroldo Lima, preste esclarecimentos sobre o assunto, além do afastamento imediato dos acusados.

“É a forma mais isenta para fazer uma investigação séria de mais um episódio do governo do PT”, disse Bueno. “A denúncia é gravíssima, já que há imagens de pessoas da ANP envolvidas e falando em seu nome, como se ali fosse um grande balcão de negócios para enriquecimento de alguns.”

Sarandi: Prefeitura entrega certificados

Na ultima sexta-feira, dia 22, a Prefeitura Municipal de Sarandi, em parceria com o Sesc, realizou a entrega dos Certificados de Qualificação e Capacitação Profissional aos 51 concluintes dos cursos. 

CERTIFICADOS ENTREGUES:

* INFORMÁTICA ----------------------- 19 ALUNOS
* COSTURA INDUSTRIAL -------------- 14 ALUNOS
* CORTE CABELO ----------------------- 18 ALUNOS 

A partir de hoje, dia 25, inicia-se o curso de Panificação e amanhã, dia 26, começa a nova turma de Costura Industrial. Todos que queiram participar dos cursos devem fazer suas inscrições na Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico (ao lado do Shopping Xaruá). Mais informações pelo telefone (44) 3095-1871.


Pupin filia-se no PP maringaense

Esta acontecendo neste momento a "cerimônia" de filiação de Carlos Roberto Pupin, vice-prefeito de Maringá, no Partido Progressista, ele será o candidato dos fratelli Barros para as eleições 2012, já que ninguém da família poderá concorrer. O prefeito de Mandaguari, Cylleneo Pessoa Pereira Junior, o Cileninho, está presente.

Folha defende prisão domiciliar para Lula

Sem mandato, Lula já passou 53 dias em viagens fora de SP.

Ex-presidente em voo comercial para Brasília em fevereiro Logo que deixou a Presidência, ele evitou aparições públicas. Agora, Lula intensificou sua agenda e, em sete meses, já fez 27 viagens e passou pelo menos 53 dias fora de SP, onde mora. Desse tempo, 30 dias foram no exterior. Mesmo sem mandato, ele viajou mais do que sua sucessora Dilma Rousseff, que passou 45 dias em deslocamento nesses sete meses. No primeiro semestre de seu primeiro mandato, Lula gastou 72 dias em deslocamento. A diferença é que, agora, o o governo não paga mais as viagens de Lula. Mas ele tem a ajuda de amigos, que lhe oferecem jatinhos, e de empresas que o convidam para eventos e bancam os custos.

Nos últimos dois meses, sua agenda se intensificou. Carrega o pano de fundo das articulações políticas -principalmente nas idas a Brasília, onde faz as vezes de articulador do governo Dilma.

Um exemplo recente foi no congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes) em Goiânia, há duas semanas, onde Lula rasgou elogios ao ministro da Educação, Fernando Haddad, seu favorito para a Prefeitura de São Paulo. Ele pegou carona em jatinho do deputado Sandro Mabel (PR-GO) na volta para SP.

Caso o ex-presidente fosse pagar todas as viagens, teria gastado pelo menos R$ 53 mil só com as passagens, segundo cálculo feito pela Folha com as tarifas mais baratas. O ex-presidente ganha um salário de R$ 13 mil do PT e já faturou aproximadamente R$ 2 milhões dando palestras, considerando o cachê de R$ 200 mil estimado pelo mercado. Já foram dez palestras neste ano.

Segundo sua assessoria, as viagens para palestras são pagas pelo contratante. Lula também usa voos regulares, que ele mesmo paga. Jatinhos foram várias vezes emprestados pela Coteminas, empresa de Josué Alencar, filho do ex-vice José Alencar, principalmente para viagens internacionais. Da Folha de São Paulo


#É o Lula dos Trabalhadores, que diz que luta pelos assalariados e metalúrgicos, mas que viaja de jatinho particular e que cobra R$ 300 mil pra dar palestras. Redundância? Não! Conveniência.

Atenas: Algumas famílias deixam as casas

Está acontecendo neste instante a remoção das 15 famílias que aceitaram a proposta feita pela Prefeitura de Maringá e deixarão o bairro Moradias Atenas, que teve 42 casas invadidas porque estavam abandonadas pelo poder público. A Transportadora Edson foi contratada pela prefeitura para fazer a retirada das famílias. Do Rigon

Má-ringá

Avenida Duque de Caxias no clique de Marcio Smolen

Sarandi: Jovem briga com o namorado e incendeia casa

Uma jovem de 18 anos incendiou a casa do namorado na noite de ontem em Sarandi. O fogo foi controlado pelos Bombeiros e ninguém ficou ferido. A jovem foi presa. Leia mais...

Foto: Blog Câmera Rec

domingo, 24 de julho de 2011

1º Encontro Internacional de Blogueiros

Está confirmado o 1º Encontro Internacional de Blogueiros, de 28 a 30 de outubro, em Foz do Iguaçu.


O evento vai discutir “O papel da globosfera na construção da democracia”. São esperados internautas dos Estados Unidos, Europa, Ásia, África e América Latina.

Dentre os convidados internacionais estão o francês Ignácio Ramonet, criador do jornal Le Monde Diplomatique; o espanhol Manuel Castells, autor de diversos livros sobre a cultural digital; a norte-americana Amy Gooldmann, responsável pela rede “Democracy Now”; o espanhol Pascual Serrano, blogueiro e fundador do sítio Rebelion; o blogueiro cubano Iroel Sanches; o coordenador da campanha de Ollanta Humala (Peru), Elvis Moris; o argentino Pedro Bringler, blogueiro e diretor da TV Pública da Argentina.

Há grande expectativa mundial sobre o Encontro Internacional de Blogueiros, uma vez que um dos principais convidados internacionais é o Julian Assange, criador do Wikileaks.


Wikileaks é uma organização transnacional sem fins lucrativos que publica em seu site posts de fontes anônimas, documentos, fotos e informações confidenciais, vazadas de governos ou empresas, sobre assuntos sensíveis. Pela importância e repercussão que teve no mundo nos últimos meses, o Wikileaks e a forma como os governos e empresas de comunicação tratam as informações, devem ser alguns dos principais temas a serem debatidos no Encontro Internacional de Blogueiros.

Sobre o papel da “Globosfera no Brasil” deverão dividir mesa de debate: Paulo Henrique Amorim (Conversa Afiada); Luís Nassif (Blog do Nassif); Hidegard Angel (blogueira carioca); Esmael Morais (blogueiro paranaense).

Nesta semana, o blog oficial do 1º Encontro Internacional de Blogueiros deverá entrar no ar com a programação e dicas de hospedagens em Foz do Iguaçu.

O desvio do PROUNI continua impune

A Advocacia-Geral da União (AGU) está cobrando, na Justiça, a restituição dos investimentos feitos pelo governo federal para a manutenção de uma estudante no curso de medicina do Centro Universitário da Serra dos Órgãos (Feso), em Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro. Para conseguir uma das bolsas oferecidas pelo Programa Universidade Para Todos (ProUni), a aluna falsificou uma declaração afirmando que cursou o ensino médio com bolsa integral em instituição particular. Isso é muito pouco! Na Comissão de Educação do Senado, cobrei do ministro Haddad providências para os desvios do PROUNI. Em apenas dois anos, segundo o TCU, Universidades privadas teriam que devolver à União mais de R$ 140 milhões das vagas não preenchidas pelos alunos supostamente beneficiados. A outra denúncia que apresentei ao ministro dava conta de que as mensalidades pagas pelo governo têm valor muito superior às cobradas pelas instituições de ensino. Ou seja, o governo desperdiça anualmente milhões de reais. É justo que a AGU cobre na justiça de uma aluna, mas não é injusto para com os contribuintes brasileiros desperdiçar milhões de reais impunemente, por incompetência, omissão ou cumplicidade? Por Alvaro Dias