Texto

     Aquele que crê possuir a verdade erra em não se preocupar em procurá-la.

sábado, 26 de março de 2011

Ele está devolta ...

O polêmico Maicon Lorenzetti, que há pouco mais de um ano deixou Sarandi, já está de volta à cidade. Conhecido por fazer várias denúncias através da ONG Taspa, situações de desrespeito aos direitos da população e com os próprios públicos, Maicon começou ontem a visitar os bairros "fiscalizando". Segundo o Tentemplis, Maicon ficou impressionado com o que viu e terá muita coisa para denunciar.


Acessos do blog

This Month's Visits and Page Views

AIFU em Sarandi: Uma operação despreparada

Ontem uma operação conjunta entre Polícia Militar, Bombeiros, Conselho Tutelar, Secretaria de Meio Ambiente e fiscais da prefeitura de Sarandi foi promovida em alguns bares e lanchonetes. Um bar que promovia um bingo e não estava com o alvará em dia foi fechado. Até ai tudo bem, se está irregular não pode funcionar mesmo.

Porém, agora vem a crítica, a mesma operação aconteceu em uma lanchonete na Avenida Anchieta, em revista a PM encontrou no carro de uma figurinha carimbada da polícia uma pistola, o elemento foi autuado e o veículo recolhido para a Delegacia. Depreparadamente um PM que participava da ação obrigou o proprietário do estabelecimento a fechar, mas a lanchonete estava com tudo em dia. O PM, que não conseguimos o nome, generalizou chamando todos de vagabundos e ameaçou dizendo que iria voltar pra ver se a lanchonete estaria fechada.

Acho tudo isso um grande abuso de poder, que culpa tem o proprietário do estabelecimento e os demais clientes se algum mal intencionado estava armado, ao meu ver foi uma grande imprudência do PM ao chamar todos de vagabundos, e as pessoas não podem nem se defender porque correm o risco de serem presas por desacato.

Mas isso são fatos isolados, outras operações já foram feitas no local e os policiais foram bem educados, chegando a pedir desculpas pelo inconveniênte, policiais estes, bem mais preparados, é claro.


Participe da Hora do Planeta 2011

Ambientalista Cássia Juliane

Neste sábado, 26 de março, a ONG WWF convida todos nós a participar da Hora do Planeta e apagar as luzes de nossas casas, durante uma hora, para protestar contra o aquecimento global e mostrar que nos preocupamos com o planeta. Vamos aderir?

Em 2012, diga NÃO pra essa raça

Chegou a ser cômica a entrevista de ontem (25) dos vereadores Luiz Aguiar e  Rafael Pszybylski na rádio Banda 1. Esquivando-se como sempre e tratando os ouvintes com um tom de arrogância, Aguiar não respondeu se é amigo do proprietário da empresa AmbiSul, que está recebendo e enterrando o lixo de Paiçandu e Maringá, a pergunta foi feita por um ouvinte. Já Rafael, enrolava mais do que respondia, e assim seguiu-se a entrevista.

Concordo com o que disse Marcos Mochi: "Não vejo vantagem em entrevistar certos políticos, assim como o prefeito, eles utilizam as entrevistas para fazer propaganda política, nunca assumindo seus erros nem deveres, jogando tudo nas costas de quem já passou pela mesma cadeira".

O mais engraçado é que o Aguiar ficava o tempo todo fazendo auto-propaganda  e falando sobre seus "feitos" colossais.

Seria melhor então entrevistar os ouvintes, pois estes sim dão lucro como consumidores e pagadores de impostos.

Resumindo caro leitor! Não coloquem estes "velhos" políticos de volta no poder, elejam pessoas comprometidas com o povo e mais educadas. Elejam vereadores que cumpram com a palavra e que não votem contra o povo. Não é mesmo Grava? Não é mesmo Nito?

Em 2012, diga um sonoro NÃO pra essa raça.


Indignação, indigna ação!

E o caso do roubo de cabelos?

E o caso do roubo de cabelos, o que será que deu? Uma funcionária da Secretária de Saúde de Sarandi foi pega em flagrante roubando os cabelos de uma pessoa que havia entrado em óbito no PA de Sarandi, já se passaram um ano do acontecimento do fato.

Momentos

Autarquia Águias de Sarandi

É, o que era boato está se mostrando ser verdade, ao estilo "pede pra sair" o vereador Luiz Aguiar estaria pressionado o superintendente da autarquia de água e esgoto Valdir Silva para deixar o cargo. Segundo informações, Águiar teria dito que Valdir não tem capacidade pra "tocar o barco". Como não? A autarquia já aumentou a frota, comprou equipamentos, está construindo um reservatório com capacidade de 4 milhões de litros de água, está licitando o aumento da rede de esgotos e ainda tem R$ 2,5 milhões em caixa para gastar. 


LUTO ...

Um acidente trágico levou do nosso convívio uma grande amiga, Deleimar Turcci, que era admirada pelos amigos pela sua alegria contagiante, ela nos deixou hoje ao sofrer um grave acidente de moto. Pedimos a Deus que acolha ela ao seu lado, que a partir de agora, estará olhando por nós lá de cima. Saiba amiga que você fará muita falta para todos nós, amigos e familiares.  Que Deus conforte a todos.

sexta-feira, 25 de março de 2011

"Facada nas costas"

Por Valmir Tentemplis

"O vereador e ex-presidente da câmara de Sarandi têm de andar meio esperto, pois os amigos e parceiros que ele arrumou são meios de veneta. Na realidade uma câmara onde se negocia nos banheiros, se discute assuntos em shoppings de Maringá ou em churrascadas em chácaras, o que acontece não surpreende ninguém. O nível político é baixo, e o conglomerado patrocinado deixam dúvidas pairando no ar, e além do mais os rabos presos impedem qualquer tipo de denúncia. Mas deixando tudo isso de lado, que o homem foi traído, isso foi.“

"Batendo um cascudo" pro churrasco

Fiquei sabendo que um certo político da terrinha sarandiense, que é conhecido por sua grosseria e arrogância com o eleitor, estava "batendo um cascudo" numas empresas para promover mais um de seus conhecidos churrascos semanais. Uma lista de convidados estaria correndo pela cidade. Como diz o Tentemplis, tem gente que tem que pagar, e pagar caro, para ter "amigos".

Programação da Expoingá

EXPOINGÁ 2011 DE 05 A 15 DE MAIO

05 BANDA EXALTA SAMBA
06 LUAN SANTANA
07 GUSTAVO LIMA
08 JORGE E MATHEUS
09 GIAN E GIOVANI (entrada franca)
10 Pe. REGINALDO MANZOTTI (entrada franca)
11 GRUPO RESTART
12 MUNHOZ E MARIANO / MARIA CECILIA E RODOLFO
13 RODEIO
14 RODEIO
15 RODEIO

Vem aí Rádio Caribe

Entrará no ar na primeira semana de abril a Rádio Caribe. Nosso amigo, o Jornalista e Bloguista Hilario Gomes irá comandar o noticiário da manhã, que irá ao ar todos os dias das 06h00 ás 07h30, com os acontecimentos de Sarandi e Marialva.

Abertas inscrições para o Empreendedor Social 2011

Com mais benefícios a finalistas e vencedores, estão abertas até 1º de maio as inscrições para o 7º Prêmio Empreendedor Social e o 3º Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro. Os concursos buscam líderes sociais que atuam de forma inovadora, sustentável e com forte impacto na sociedade e em políticas públicas. Neste ano, além de reconhecimento na mídia e em evento que reunirá lideranças acadêmicas, empresariais, públicas e sociais, todos os finalistas terão acesso a benefícios para aprimorar sua formação e a gestão da organização.

O vencedor do Empreendedor Social 2011 receberá uma auditoria independente e integrará a rede mundial de Empreendedores Sociais de Destaque da Fundação Schwab, parceira da Folha nesse prêmio, que é realizado em todos os continentes. Também será convidado a participar, com despesas pagas, da reunião do Fórum Econômico Mundial para a América Latina em 2012 e, dependendo do perfil, da Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, em 2013.

"Nos fóruns, há uma troca de know-how entre empreendedores sociais e lideranças empresariais, políticas e de mídia, com o objetivo de catalisar mudanças sociais em larga escala", explica Mirjam Schoening, diretora da Fundação Schwab. Já o vencedor do Empreendedor Social de Futuro receberá uma bolsa no MBA de Negócios Sustentáveis em 2012, além de uma consultoria de gestão por dez dias.

"Com isso, a Folha reafirma seu papel pioneiro de investigar, descobrir e divulgar iniciativas que merecem ser amplamente conhecidas", afirma o editor-executivo, Sérgio Dávila.

Os prêmios sociais são patrocinados pela Ernst & Young Terco e têm apoio estratégico de Artemisia; Ceats (Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor); Iats (Instituto de Administração para o Terceiro Setor); Figueiredo Lopes, Golfieri, Reicher, Storto Advogados; Gesc (Gestão para Organizações da Sociedade Civil); Neurônio; sitawi e The Hub.

Outros apoiadores são ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos), Ashoka, CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), Ethos, Folha.com, Gife (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), ONG Brasil, P&B, Planeta Voluntários, Sator e UOL.

As inscrições são somente pela internet até o dia 01/05.

Para mais informações, inscrições e regulamento completo, acesse o site:



Nova imagem do Windows

De Sarandi para o mundo.
 
 

Frase

"É claro que o Nito não tinha compromisso com o Cilas, com quem que ele tem compromisso?"

Valmir Tentemplis

Rua Fernando Bressa, uma belezura...

Os moradores das proximidades da Rua Fernando Bressa já não sabem o que é pior, não ter asfalto ou ter isso que vocês veêm nas fotos. Já não se sabe mais se é buraco no asfalto ou um pouco de asfalto no buraco. A rua está uma belezura só, passar com carro ali? Impossível!

Imagens: Edvaldo Silveira

Vende-se!

Vendo toldo semi-novo medindo 8x2 metros, o toldo está em ótimo estado de conservação. Valor R$ 600,00 - Contato: 44 9853-2817 / 9124-0108


COMISSÃO DO SENADO APROVA FIM DAS COLIGAÇÕES PROPORCIONAIS!

A Comissão de Reforma Política do Senado aprovou nesta terça-feira o fim das coligações partidárias nas eleições proporcionais brasileiras. Em mais de duas horas de reunião, não houve consenso sobre as mudanças no sistema eleitoral do país - o que vai resultar em um novo encontro da comissão na quinta feira para que os senadores decidam entre os três sistemas mais votados na reunião de hoje. O sistema escolhido por 5 dos 15 membros da comissão foi o voto proporcional com listas fechadas - que mantém o atual modelo eleitoral do país, mas os eleitores passam a votar nos partidos e não mais diretamente nos candidatos. Como não houve maioria absoluta em favor do voto proporcional com listas fechadas, haverá uma nova votação.

Com o apoio de quatro senadores, o sistema de voto distrito misto com listas fechadas estabelece que parte dos deputados será eleita pelo voto proporcional - e outra pelo voto majoritário. O partido vai apresentar seu candidato em cada distrito e o mais votado em cada um será eleito - com base na distribuição proporcional. Já o chamado "distritão" também recebeu quatro votos, por isso vai disputar com os dois sistemas anteriores o apoio da maioria da comissão. Nesse modelo, os Estados e o Distrito Federal são transformados em distritos, com a eleição de seus representantes pelo voto majoritário.

A comissão rejeitou outras quatro propostas que modificam o sistema eleitoral brasileiro, entre elas as que estabelecem listas abertas - seja no sistema majoritário ou proporcional. Nas listas abertas, os eleitores votam nos candidatos e não diretamente nos partidos. Diante do impasse, o Senador Itamar Franco (PPS-MG) não escondeu o pessimismo com os resultados da comissão. "Ficou provado que essa reforma não sai. É por isso que não temos uma reforma política desde 1993", afirmou. O Presidente da Comissão, senador Francisco Dornelles (PP-RJ), disse que os senadores terão que apoiar uma das três propostas vitoriosas - mesmo que sejam contrários a elas. "Quem não estiver de acordo, vai ter que se abster", afirmou.

Se o texto aprovado na comissão for mantido pelo Congresso, os partidos políticos ficam proibidos de formar coligações nas eleições para a Câmara dos Deputados, Assembleias e Câmaras de Vereadores. Ficam mantidas as coligações somente nas eleições majoritárias - Presidente da República, Governos Estaduais, Prefeitos e Senado. "Sou absolutamente contra as coligações, que se transformaram em um mercado paralelo para tempo no horário gratuito de rádio e TV. Não se fazem mais por princípios, mas pela propaganda partidária", disse o senador Roberto Requião (PMDB-PR).

Reportagem UOL


quinta-feira, 24 de março de 2011

PSDB sarandiense lança campanha jovem

Gostaria de convidar toda a Juventude Sarandiense para participar da JPSDB-Sarandi o movimento jovem do Partido Social da Democracia Brasileira visando as eleições municipais em 2012 , será uma honra ter cada um de vocês com a gente no grupo que ainda está em fase de construção. A executiva está pré-montada , em breve estaremos marcando a primeira reunião do Ano, fica o convite para você jovem que tem vontade em participar ativamente da política essa é a hora, conto com você. Nós Jovens somos o futuro do Brasil , pense nisto.

Coordenador da JPSDB-Sarandi
Fábio de Souza Silveira (Balako)

Contato:
E-mail: blogdobalako@hotmail.com
Fone: (44) 8424 -5921

Porque escolhi o PEN!

Robson Franco

"... Vejo um hiato político causado pela última campanha e acentuado pelo anúncio de que o PSD será formado com a cisão do PSB e os dissidentes do PSDB e do DEM. Mas não é isso que me faz tomar a decisão de me filiar a um partido, sobretudo após tantos anos militando e sendo acusado de integrar esse ou aquele partido. Meu caminho é outro. Escolhi o PEN, no qual estou empenhado em colher assinaturas de apoio. O que me leva a ingressar no Partido Ecológico Nacional é que as pessoas que o integram no Amazonas tem o mesmo pensamento que eu. O partido não é ligado a esse ou aquele grupo, menos ainda tem medalhões da política nacional ou regional! Tem orientação de centro-esquerda. Mas mais que isso, não é um partido novo com velhas práticas, velhas mentalidades, velhas pessoas, mas sim um novo partido, com novas pessoas..."

Cilas Morais tentou manter a Câmara em ordem mas não conseguiu

Do Hilario Gomes

O vereador Cilas Morais, foi de uma lisura extraordinaria ao conduzir a sessão de hoje em duas votações. A primeira continuidade de uma anterior que deu 4 x 4 entre Cilas e Rafael. Na segunda votação Rafael foi eleito com 6 votos. Votos do 2º secretário Nito e do vice presidente José Roberto Grava, que se comprometeu em ficar unido com o Cilas, inclusive participou da Reunião na Rádio Banda 1, onde seria lançado um documento de comprometimento, por causa do Nito que não compareceu, já bandeado por outro lado o documento aqui postado perdeu o valor. Era em defesa de Sarandi. Quanto ao Grava foi um papelão, se comprometeu e depois mudou o voto para quem estava ganhando. Cilas, foi leal ao Nito e aos demais, votou nos 4 que estavam na mesa diretiva. Cilas Morais presidente, José roberto Grava, vice presidente, Eunildo Zanchin (Nildão) 1º Secretário e Nito 2º Secretario. Infelizmente Nito e Grava não corresponderam com a mesma lealdade.


Fichas Sujas

Em Sarandi a partir de 2012 muitos serão espurgados definitivamente da política por conta da Lei da Ficha Limpa, muitos políticos nativos estão com processos tramitando em instâncias diferentes e poderão ficar fora da política para sempre. Cerca de 14 nomes de possíveis candidatos estão aguardando decisão ou buscando recursos liminares na justiça, inclusive vários deles são bem cotados a candidatura de prefeito. Sendo assim, teremos que achar novos nomes para votar, tanto para vereador quanto para prefeito. Danou-se!



Câmara de Sarandi abrirá hoje com novo Presidente

O vereador Rafael Pszybylski é novo presidente da câmara de vereadores de Sarandi, para o biênio 2011/2012. Rafael foi eleito na noite dessa quarta-feira (23) com 6 votos. O vice presidente ficou Luiz Aguiar, João de Lara 1°Secretário e o 2° Secretário vereador Nito.


E a farra continua...


Um exemplo de parceria

O Bloguista e parceiro de luta Valmir Tentemplis expôs em seu blog alguns blogs que ao seu ver deveriam ser seguidos e expôs a seguinte frase: "AMIGOS VERDADEIROS E LEAIS NÃO DEIXEM DE ACESSAR..." no entanto, quem merece ser parabenizado é o blog  Doxologia. Parabéns ao Valmir pela sua imparcialidade, é assim que conhecemos verdadeiramente os amigos.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Não perca mais um capitulo da novela da Câmara

O novo capítulo da novela da Câmara que seria hoje (23) ás 17 horas foi adiado para ás 20 horas. Não se sabe ainda se o capítulo será de comédia, violência ou drama. Compareçam! 
 
 

TJ nega medida cautelar á Cilas Morais

O TJ negou medida cautelar requerida pelo vereador Cilas Morais na tentativa de anular a decisão do Juiz Loril Leocádio que obriga que a sessão de votação para presidente da câmara seja reestabelecida no momento em que foi cancelada. Foi relatora a Desª Lélia Samardã Giacomet.
"Por tais razões, deixo de conceder a liminar pleiteada, mantendo a eficácia a sentença proferida em primeiro grau, ante a ausência do fumus boni iuris."

Veja o acórdão na íntegra.

Bom relacionamento

Por Rogério Rodrigues

É impressionante a “habilidade” que os diretores da Ambisul (antiga Pajoan) tem para conseguir licenças para atuar no “ramo de lixo”. Parece mais um típico caso de gente “bem relacionada” com “homens do poder”.

Para um cidadão cortar uma árvore que está prestes a cair sobre sua casa, por exemplo, a burocracia e a lentidão é marca registrada. Já a referida empresa consegue autorização a toque de caixa para despejar toneladas de lixo onde lhe for conveniente.

“Estranho”, não?


TJ confirma condenação de Julio Bifon

Por Ângelo Rigon

A 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná confirmou ontem a condenação por improbidade administrativa do do ex-prefeito de Sarandi, Julio Bifon, de seu cunhado José Carlos Bifoni e da servidora pública municipal Miriam Aparecida Martins. A relatora, desembargadora Maria Aparecida Blanco de Lima, deu provimento aos recursos dos servidores Valdecir Ribeiro da Silva e Paulino Farkas e deu parcial provimento ao apelo do Ministério Público, que pedia a condenação de outros absolvidos em primeira instância. A ação é de 2006 e o acórdão ainda não foi disponibilizado na íntegra; no total, eram 17 os réus. Além dos já citados, aparecem como réus: Maria Aparecida de Mello Klockner, Alexandre Lincoln Cobra de Carvalho, Antonio Carlos Marengoni, Bauer Geraldo Pessini, Pedro Galindo Netto, Carlos Alberto Ribeiro de Andrade, Marli Gonzales de Souza Forti, Futuro Pavimentação Asfáltica Ltda., Roselane Ferreira, Hélia Cristiane da Silva, Maria de Lourdes Ferreira e Centauro Locadora de Veículos Ltda.

Foram descritos vários atos de improbidade administrativa na última administração de Bifon (primeiro prefeito daquela cidade), inclusive analisados por uma CPI instalada naquela câmara municipal na administração petista (2000-2004). A principal acusação era do uso de empresas fantasmas para fraudar concorrências realizadas pela Prefeitura de Sarandi. As empresas, uma de asfalto e outra locadora de veículos, seriam de propriedade de servidores públicos municipais que ganharam pouco mais de um salário mínimo.


O ex-Deputado Federal Luiz Carlos Bassuma deixa o PV rumo ao PEN

O ex-Deputado Federal Luiz Carlos Bassuma está fora do PV e as negociações com o PEN estão adiantadas.

A reportagem abaixo mostra que cada vez mais pessoas estão vindo para o PEN, dessa vez um ex-deputado do PV, poderá integrar o Partido Ecológico Nacional, vale a pena ler a matéria:

O esperado crescimento do Partido Verde com a chegada de bons nomes do PT e de outros partidos de linha social-humanista parece que foi por água abaixo. Se Marina Silva está pautada numa atuação em favor do desenvolvimento sustentável, meio que distanciada do PV, na Bahia a coisa está muito diferente, senão pior. Depois das desastrosas atuações dos dirigentes pevistas baianos na eleição última, chegando ao ponto de o presidente do partido usar todo horário eleitoral para si na última semana, desconsiderando toda uma agenda estabelecida, além de segurar todos os recursos disponíveis com mão-de-ferro e não prestar contas a ninguém, parece que a história progressista da agremiação volta ao nada. No último Sábado, o ex-candidato a Governador Luíz Bassuma (foto) informou sua decisão de pedir desfiliação do Partido Verde.

“Vou usar minha energia para continuar na luta por uma sociedade melhor. Fiz o que pude no PV e espero que os amigos que continuam no partido tenham mais sucesso na luta para a melhoria da instituição.”, sentenciou. O anúncio foi feito em sua residência. Estavam presentes várias lideranças de Salvador e do interior do Estado. Está quase certa a ida de Bassuma para o PEN “Bassuma está credenciado a ser o nosso candidato a prefeito de Salvador.”, disse. Antes de Bassuma, quem havia deixado o partido foi a ex-candidata a deputada federal Tsyla Balbino, de Barreiras. O tamanho da fila de desfiliação será considerável. O PEN quer que Bassuma saia candidato a prefeito de Camaçari em 2012.

Nova data do julgamento

Devido ao empate ocorrido na audiência de ontem (22) o TJ marcou para o próximo dia 29 a nova audiência de julgamento da Apelação Civil dos envolvidos no caso do posto de combustível de Sarandi. O Juiz Fabio Andre Santos Muniz, que é o revisor, pediu vista do processo, ou seja, pegou o processo para dar uma melhor analisada para ver se muda ou não o seu voto. Talvez a novela do posto termine no próximo dia 29.


terça-feira, 22 de março de 2011

Licitação das cestas básicas

A prefeitura municipal de Sarandi abrirá amanhã (23), segundo o seu site, licitação para aquisição de 18.144 cestas básicas para os servidores municipais, o valor total da licitação será de R$ 1.339.934,40. Será que conseguirão entregar as cestas até o dia 1º de abril como foi dito? Veja aqui o edital.


TJ adia decisão

Um empate adiou a decisão do Tribunal de Justiça do Paraná, no processo de improbidade dos envolvidos no caso do posto de combustíveis. Os Desembargadores pediram “vistas ao processo” adiando mais uma vez, para a próxima semana o capítulo final da novela do posto.


Eleições da Câmara

Em virtude de decisão judicial ocorrerá amanhã (23) a continuidade para eleição do presidente da Câmara municipal de vereadores. A sessão terá início ás 17 horas.


Em 20 meses mais de 30.000 acessos

O Blog do Sonambulo que tem 20 meses de existência nos ultimos dias teve um aumento expressivo de acessos, isso nos levou a mais de 30.000 acessos únicos (por ip) e a mais de 42.000 acessos no contador geral. Agradecemos ao leitores do blog pelo acesso diário, não fossem vocês o blog não existiria.

Apreensivos ...

Estão todos apreensivos para saber qual foi a decisão da Desembargadora Maria Aparecida Blanco de Lima sobre o recurso dos envolvidos no processo do tal posto de combustível, eu, particularmente, acredito que não dará em nada.

Carlos de Paula em Curitiba

O prefeito Carlos de Paula está em Curitiba, segundo informações ele foi acompanhar o julgamento no TJ, sobre o embrólio do tal posto. Com ele teria ido Valdir Silva, superintendente da Autarquia de Água e Esgoto e Flávio que também é da autarquia. Só não entendemos o por que de Flávio ter ido a Curitiba, pois não está sendo julgado, não foi a trabalho e também não é advogado. Será que vão descontar o dia de trabalho perdido?

O que acontece com o PV Sarandiense?

Do Hilario Gomes

Um membro do partido Verde,disse que vai pedir a minha expulsão do partido,porque assinei solidariamente o requerimento para a entrega da coleta de assinaturas. òra, se como membro do Partido Verde ,maior partido do mundo na defesa do meio-ambiente, não puder se manifestar,então o ideário dos "verdes", vão por "água abaixo". Entendo, a revolta da pessoa em não ter tido chance de falar pelo partido no palaqune,eu também não falei, mas minha opinião como cidadão responsável e comprometido com a comunidade não me deixa jamais ficar OMISSO“

O que está acontecendo com o PV de Sarandiense? É o que tem questionado alguns políticos nativos. Alguns militantes do partido ao invés de se manifestarem contra o lixo [diga-se de passagem, a silga deveria defender o meio-ambiente], ficam a favor. E chegaram até a ameaçar com a expulsão os que são contrarios ao lixo na cidade. Hilario Gomes, que é um arduo defensor do partido foi humilhado ao ser rechaçado por outro militante do PV que o ameaçou de expulsão em meio a multidão que protestava contra o lixo. Será que o PV teria duas frentes com interesses diferentes?

Silveira revoltado com Léo Junior


Ora Sr. Leo Jr, se os partidos políticos não gritarem, logo não acontece nada, e a coisa fica tão brava que pessoas da sua categoria de profissionais vão gritar:

ONDE ESTA A OPOSIÇÃO QUE FICA CALADA! NESTA CIDADE O PREFEITO FAZ O QUE QUER E NÃO TEM OPOSIÇÃO! A OPOSIÇÃO DESTA CIDADE ESTA NAS MÃOS DO PREFEITO!

Ora Sr. Leo Jr, vá plantar batatas.
 

Acabou vaiado

O bem humorado Fernandinho, que é promotor de eventos, subiu no caminhão onde estavam os protestantes e tentou expôr sua opnião, mas infelizmente, acabou sendo vaiado. Mas não se importou e desceu rindo do caminhão. E viva a democracia.

Luiz Aguiar versus Valdir Silva - 1º round

Corre pelos corredores da Câmara Municipal que o vereador Luiz Aguiar quer dar um "chega pra lá" no ex-vereador e Superintendente Valdir Silva e assumir a Autarquia de Águas e Esgoto de Sarandi. O que será que desperta tanto o interesse de Aguiar na autarquia? "Prefiro não comentar..." respondeu o vereador que me confidênciou o fato.

Lixo para Sarandi é viável?

Blog Paiçandu Avante

Por conta da longa distancia (45 km) de ida e volta até o aterro Sanitário da Cidade de Sarandi, o que leva em torno de 1 hora, contando o tempo que se gasta para descarregamento e pesagem dos resíduos.

Só a titulo de exemplo se 4 caminhões forem usados por dia, se perde mais de 4 horas, ou seja; meio período de um dia de trabalho, o que com certeza compromete a coleta que antes era percorrida por pouco mais de 3 Km do ponto mais distante da Cidade, sem contar o Distrito de Água Boa que fica a 13 KM.

Em alguns Bairros a coleta que era feita duas vezes por semana, está sendo feita apenas uma vez.

O mau cheiro do lixo de uma semana é muito forte, incomoda quem passa atrai insetos moscas que depositam ovos que se transformam em larvas. Alguns moradores impacientes acabam fazendo a desova do seu lixo em locais impróprios, prejudicando o meio ambiente, outro problema que leva a outro e a mais outro.

Nossos administradores já tiveram tempo hábil para que a resolução desse problema, que agora está aí, incomodando tanto que mora aqui como quem mora em Sarandi.

Incompetência na Educação

Infelizmente em todos os lugares existem pessoas incompetentes e mal preparadas, na Secretaria de Educação de Sarandi não é diferente, ao mesmo tempo em que há vários funcionários capacitados e responsáveis em suas funções, também há funcionários que não deveriam estar na função que exerce. Alguns não tem conhecimentos específicos e causam perdas as escolas municipais, algumas diretoras estão "P da cara". Será que não há alguns cursos de qualificação na área que "o funcionário" possa fazer? Talvez o "custo/perda" seja compensador.

*** Se não quer crítica então aprenda a trabalhar, o que não pode são as escolas perderem verbas e com isso os alunos sairem prejudicados.

A família não quer

Do Rigon

Integrantes do PMDB, lideranças políticas e empresariais de Maringá, têm insistido muito para que o ex-deputado federal Odílio Balbinotti seja candidato a prefeito do Município, cargo que ele já disputou no início de sua carreira em Maringá, ficando em segundo lugar. Mas a família do “pé vermelho“ não concorda, por entender que está muito bom sem mandato, podendo fazer o que quiser, inclusive descansar e viajar.

Se em Maringá a família não quer, em Sarandi então, muito menos. Carta fora do baralho. Jacovós volta a ser a "bola da vez" do PMDB Sarandiense. Tô achando que vai sair Jacovós pra prefeito e Bazotti pra vice, o que vocês acham?

Da Série para que serve o cargo ...

Algumas pessoas tem perguntado para que servem determinados cargos na prefeitura de Sarandi, o primeiro a ser questionado é da autarquia de águas, para que serve o cargo de Diretor de Resíduos Sólidos?

O cargo de Diretor de Resíduos Sólidos foi criado para o gerenciamente dos resíduos sólidos caso a coleta e destinação do lixo ficassem sob a responsabilidade da autarquia de águas, como isso não ocorreu porque aumentaria a inadimplência no pagamento das tarifas o cargo passou a ser obsoleto, ou seja não é mais necessário.

Não faço idéia de quem esteja nomeado hoje no cargo, mas podem ter certeza, para esta função, não é necessário.

22 DE MARÇO: DIA MUNDIAL DA ÁGUA.

Não basta apenas uma comemoração anual, por mais importante que ela seja, vale lembrar que durante todos os 365 dias do ano precisamos nos policiar quanto as atitudes em nosso dia-a-dia, quanto a preservação e economia deste bem natural. Atitudes simples incorporadas às nossas atividades fazem, na verdade, a grande diferença. Dos quase um bilhão e quatrocentos milhões de quilômetros cúbicos da água que existe no planeta, mais de 97% é salgada e encontra-se nos oceanos e mares; os 3% restantes é água doce. No entanto, só se pode dispor de menos de 1% para atividades e consumo humano, pois os outros 2% correspondem às águas que se encontram em estado sólido nas geleiras e calotas polares, além da porção que fica na atmosfera sob forma de vapor d’água.

No Dia Mundial da Água, sugerimos a cada cidadão, uma reflexão quanto a economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças, etc), preservar rios; não deixando lixo aos seus arredores; tentar, na medida do possível, reutilizar a água em situações específicas como por exemplo lavar a calçada; respeitar as regiões de mananciais.

Uma maneira consciente de preservar esse bem precioso, é divulgar idéias às pessoas do seu convívio – um toque para um colega de trabalho (economizando copos descartáveis, apagando a luz , desligando o ar ao sair da sala...), uma discussão em família sobre os excessos na utilização de água e energia em sua própria casa.

A Organização das Nações Unidas - ONU divulgou um importante documento em 22 de março de 1992 - a “Declaração Universal dos Direitos da Água” - Apresentando várias atitudes corretas que devemos ter, dando algumas sugestões e as informações necessárias desenvolvendo de todos para a questão da água.

Declaração Universal dos Direitos da Água

Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Autarquia de Águas e Esgoto licita ampliação da rede de esgoto

A Autarquia de Águas e Esgoto Águas de Sarandi abriu concorrência pública objetivando a Ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário do município, Convênio FUNASA 2029/2005, no valor máximo de R$ 485.617,26. Com isso a rede de esgoto poderá chegar á 37% dos cidadãos sarandienses, hoje, a rede não passa dos 3%. Um bom trabalho dos servidores da autarquia e da equipe do superintendente Valdir Silva.

Protesto!

A BATALHA ESTA VENCIDA.

Do Edvaldo Silveira

A primeira batalha da guerra contra esta corja de aproveitadores que se instalou em Sarandi, foi vencida. O arduo trabalho na arrecadação de assinaturas, foi desgastante, mas o aprendizado de luta foi maior, mais de 3500 eleitores assinarão a lei de iniciativa popular pedindo a reestatização do aterro sânitário de Sarandi.

As pressões exercidas por parte dos que representam o "poder" na cidade de Sarandi, foi algo que nos levará a justiça, tanto para responder um BO [contra o comitê] quanto em um outro BO do Dr. Avanilson contra o mandatário maior da cidade, por ameaça a vida do mesmo em plena manhã de domingo na feira livre, e não é o prefeito Carlos de Paula.

Esperamos o desdobramento deste. Mas para definir, a batalha foi vencida, falta comemorármos o fim da guerra, e é claro com vitória do povo sarandiense.

Ato histórico

segunda-feira, 21 de março de 2011

Mais de 3000 pessoas assinam o Projeto de Iniciativa Popular

Mais de 3000 pessoas assinaram o manifesto pedindo a reestatização do aterro sanitário que foi privatizado em 2007. Os partidos PSTU, PT, PSOL, PV e PEN, lideranças estudantis, comunitarias e religiosas  assinaram o requerimento que foi protocolado na Secretaria de Administração. O próprio Secretário de Administração Luiz Gustavo K. Martins atendeu os manifestantes com muita educação e recebeu o manifesto e as assinaturas. "O ato pode ser considerado histórico" disse Hilario Gomes em seu blog.

Foto: Hilario Gomes

Capitão Mazeto na manifestação

O competente Capitão Mazeto responsável pela CIA de Polícia Militar de Sarandi acompanhou de perto a manifestação em frente a prefeitura, apesar de a manifestação ter sido pacífica a PM esteve presente para manter a ordem e o fluxo livre do trânsito.

Entrega das assinaturas

Foi tranquila a entrega do projeto de lei de iniciativa popular e as mais de 3000 assinaturas ao presidente da câmara Cilas Morais, o documento pede a reestatização do aterro que foi privatizado em 2007. A entrega foi feita por várias lideranças partidárias, presidentes de associação de bairro e populares. Além de Biancho e Reginaldo, nenhum outro vereador teve coragem de discursar, seja a favor ou contra a vinda do lixo. O presidente da câmara Cilas Morais se comprometeu em analisar o projeto de lei de iniciativa popular em regime de urgência.

Fotos do manifesto

Homem-Melância ataca novamente

Nosso amigo Paulo do DEM, mais conhecido como Homem-Melância atacou novamente, ele levou uma melância pro pessoal do protesto contra lixo refrescar a garganta. Sempre bem humorado acaba fazendo o povo rir.

Cobrando transparência

O vereador Reginaldo tem cobrado um pouco mais de transparência da administração T&T, ele estará pedindo hoje na plenária da câmara de Sarandi os seguintes documentos:
  • Contrato celebrado entre Município de Sarandi e a Empresa Ambisul, bem como quais os valores pagos a mencionada empresa mensalmente.
  • Planilha de pesagem do lixo no momento da destinação final.
  • Qual o prazo de validade do contrato da mencionada empresa para com o Município?
  • Cópia do processo licitatório, dos cheques de pagamento e da licença ambiental, tanto do Município como do IAP( Instituto ambiental do Paraná).
Se realmente há transparência em tudo o que o governo municipal faz, com certeza o vereador Reginaldo irá receber os tais documentos sem problema algum.
 
 

Entidades pedem que prefeito respeite a lei e a sociedade

Do Rigon

Associação comercial e industrial, Rotarys, OAB, Conselho de Segurança, Clube dos Diretores Lojistas, Sindicato dos Contabilistas, Sindicato dos Hotéis, Bares e Similares, Maçonarias, entre outras entidades, assinam carta aberta na qual pedem que o prefeito respeite a sociedade civil, reafirmam a isenção do Observatório Social e exigem da administração municipal mais transparência e respeito pelas leis e pelo povo da cidade, além de avalizar iniciativa do presidente da entidade, que mostrou o descaso do prefeito para com a sociedade e com o trato do dinheiro público. É em Campo Mourão. Leia carta na íntegra.

Sarandi: Prefeitura não entrega cestas básicas de servidores

Estávamos esperando, aguardando na rotina mensal de março o ALIMENTO, A CESTA BÁSICA. Direito adquirido. Porém, ELA NÃO CHEGA na DATA DEVIDA, para muitos isso faz uma diferença...

O governo pode ter todas as justificativas legais da licitação, da burocracia... Afirma que vai ser entregue em 1 de abril, porém, para quem aguarda por estes alimentos essas justificativas não satisfazem a fome.

"Primeiro vem a comida e então as moralidades." Brecht

 

Marina Silva ameaça deixar o PV

Ex-senadora entrou em rota de colisão com presidente do partido

Isolado na disputa pelo comando do PV, o grupo da ex-senadora Marina Silva entrou em confronto aberto com o presidente da sigla, José Luiz Penna, e ameaça sair para fundar outro partido. A crise estourou na quinta-feira, quando Penna, no cargo desde 1999, liderou manobra na Executiva Nacional da legenda para prorrogar seu mandato por mais um ano. Derrotada, Marina protestou contra o dirigente e autorizou aliados a falar abertamente em deixar a legenda. "Estamos vivendo um pesadelo verde", disse o deputado Alfredo Sirkis (PV-RJ). "Penna deu um golpe para tentar ser presidente vitalício. Se não conseguirmos mudar isso, o único caminho será fundar outro partido."

Procurados, Penna e aliados mais próximos, como o deputado Sarney Filho (PV-MA), não deram entrevista. Marina também evitou comentar a crise na sigla.

A manobra de Penna pegou a ala "marineira" de surpresa. Sem aviso prévio, Sarney sugeriu adiar para 2012 a convenção que elegeria, até julho, a nova cúpula verde. A proposta foi aprovada por 29 votos a 16, apesar dos protestos de Marina.

A ex-senadora fez um discurso duro e cobrou uma "transição democrática" no partido. Aliados de Penna sustentaram a tese de que ela é "novata" na sigla - à qual se filiou em 2009 - e não foi capaz de elevar sua bancada federal, de 14 deputados.

Para Marina, a derrota pode comprometer o plano de construir uma terceira via na sucessão da presidente Dilma Rousseff, em 2014. "Há um conflito entre os fisiológicos, que parecem ver a Marina como um estorvo, e a ala que quer renovar o partido. Agora a contradição estourou de vez", disse Sirkis.

Apesar do terceiro lugar na campanha de 2010, com 19,6 milhões de votos, a ex-senadora não tem maioria na cúpula do PV. Ela tenta pôr um "marineiro" no lugar de Penna para afastar aliados incômodos e organizar sua nova candidatura ao Planalto.

Do lado de Marina, estão verdes históricos como o ex-deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) e o ambientalista pernambucano Sérgio Xavier. "Não dá para remar contra o tsunami da realidade. Marina é a grande liderança verde do país. Quem ignora isso está olhando para o próprio umbigo", disse o ecologista.

Os grupos de Penna e Marina já se enfrentaram no segundo turno de 2010. Ele queria apoiar José Serra (PSDB), mas foi convencido a endossar a neutralidade.

Folha Online

Cooperativa de Coletores de Material Reciclavel está abandonada

O Jornalista e Bloguista Hilário Gomes levantou a questão a cerca da Cooperativa de Coletores de Material Reciclável de Sarandi que, segundo o Pe. Edinei, encontra-se abandonada.

O Pe. Edinei também teria comentado que vieram cerca de R$ 800 mil da Petrobrás para investir na Cooperativa, mas nada foi feito. A Paróquia vai começar um movimento visando apoiar essa classe sofrida, excluída, mas de grande importância para o meio ambiente.

Ficamos sabendo que o filho de um certo empresário Sarandiense, que mantinha uma prensa na cooperativa cobrava, e cobrava caro, dos coletores para prensar o material. É vergonhoso saber que pessoas que deveriam estar ajudando os mais necessitados acabam se aproveitando da situação.

Kassab convida Fruet para o PSD

O prefeito de São Paulo Gilberto Kassab organiza o PSD — Partido Social Democrático — que pretende ser alternativa para todos os descontentes ou mal acomodados nos partidos atuais. A idéia é de que surja uma grande agremiação, capaz de rivalizar com os grandes partidos de hoje. É bom lembrar que não há quebra de fidelidade partidária quando um político migra para um partido em construção.

Segundo Fábio Campana, ontem, Kassab passou mais uma hora ao telefone com Gustavo Fruet, o tucano que quer ser candidato a prefeito. Fruet, segundo fontes ligadas a Kassab, pediu alguns dias para pensar.

O Partido Social Democrático (PSD) será lançado hoje (20), na Assembleia Legislativa de São Paulo.

PCdoB fatura com parceiros de 2014 e 2016

Do Política Livre

Patrocinadores da Olimpíada do Rio-2016 e da Copa de 2014 fizeram doações na eleição de 2010 para o PCdoB, partido do ministro do Esporte, Orlando Silva Jr. O ministério participa da elaboração de leis que darão benefícios aos parceiros comerciais dos dois eventos. Ainda atua em negociações com a Fifa e o COI (Comitê Olímpico Internacional). Levantamento mostra que o PCdoB recebeu R$ 940 mil de patrocinadores da Olimpíada e da Copa, contra nada no pleito de 2002. Os doadores foram a Coca-Cola, o McDonald’s e o Bradesco. As duas primeiras empresas são patrocinadoras dos dois eventos, e o banco, apenas dos Jogos do Rio. O dinheiro foi dado ao Comitê Financeiro Único do PCdoB em três Estados: Amazonas, São Paulo e Rio. O que faturou mais foi o da a capital fluminense, sede da Olimpíada e da decisão da Copa. A Coca-Cola deu a maior fatia do dinheiro. Principal subsidiária da empresa no Brasil, a Recofarma Indústria do Amazonas Ltda. doou R$ 450 mil aos comunistas. A Rio de Janeiro Refrescos Ltda., distribuidora na capital do Rio, deu R$ 100 mil. A empresa é a mais interessada nos eventos: está garantida no rol de patrocinadores principais da Fifa (até 2022) e do COI (até 2020). (Folha)

Aposentadorias de ex-governadores são canceladas

Hoje, no primeiro ato oficial do dia, o governador Beto Richa vai dar caráter normativo ao parecer do procurador Roberto Altheim, que derruba a aposentadoria dos governadores estabelecidas depois da Constituição de 1988. Perdem os seus proventos de aposentados Mário Péreira, Jaime Lerner, Roberto Requião e Orlando Pessuti. Eles recebiam R$ 24.117,00 por mês.

Os aposentados e pensionistas anteriores a 1988, que eram amparados pela Constituição de 1967, continuarão a receber o benefício. São 5 ex-governadores e 4 viúvas.

O procurador Roberto Altheim é o mesmo que deu parecer contra a aposentadoria de Alvaro Dias. Com isso, o estado economizará cerca de R$ 1,2 mi por ano.

domingo, 20 de março de 2011

Ação Cívil Pública

O Comitê de Lutas de Sarandi, deu entrada na última sexta-feira (18)  em uma Ação Cívil Pública no Fórum da comarca contra a Prefeitura Municipal.

São titulares da ação:

Alfredo Perez de Souza
Claudio Roberto Timóssi
Edvaldo da Silveira
Edna Estelita de Souza
João Lourenço Silva
Rodrigo Tomazine Dias

O advogado encarregado da ação, é Avanilson Araujo. Na ação, os integrantes pedem a imediata suspensão do pagamento das taxas irregulares cobradas pela PMS no carnê de IPTU do ano de 2011, e que seja devolvido o montante arrecadado de forma ilegal pela prefeitura do município. Agora, é só esperar a decisão do Juiz  Loril Leocádio.

Água e lixo

Semana da Água

Na próxima segunda-feira (21) às 7h45, na mina d' água localizada na Vila Antonio, o Governo Municipal de Marialva, por meio da SAEMA (Serviço de Água e Esgoto de Marialva) abrirá oficialmente a Semana da Água no município. Durante toda a semana serão desenvolvidas diversas atividades voltadas para as questões ambientais, especificamente daquelas relacionadas ao uso e manutenção da água. Até o dia 29 de março, os alunos das Escolas Municipais visitarão o local, nos períodos da manhã e tarde, oportunidade em que receberão informações importantes a respeito da utilização consciente da água.

Em Sarandi
 
Já em Sarandi começamos a semana mais uma vez falando sobre o capitulo inédito da novela do lixo: Manifestações na prefeitura e câmara municipal. De água mesmo, ninguém tem comentado.
 

Do Conseg ao Legislativo Municipal

O empresário maçonico Nelson Bazotti, que também é presidente do Conseg de Sarandi é um dos cotados a candidato a vereador. Bazotti que ainda não tem partido também estaria sendo assediado a ser vice-prefeito de outro empresário sarandiense. Dois "Brothers" de Bazotti  já teriam declarado apoio à sua candidatura, o Delegado Maurício Lima e o Capitão da PM de Marialva Márcio Antonio.

Gostei ...

Eleições da ACIS

A ACIS - Associação Comercial e Industrial de Sarandi - estará realizando eleições para escolher seu novo(a) presidente e quem já se declarou pré-candidata é a micro-empresária Márcia Maldonado, esposa do ex-Secretário de Administração Ailson Carvalho.

Detalhe, as eleições da ACIS só acontecerão no ano quem vem.