Texto

     Aquele que crê possuir a verdade erra em não se preocupar em procurá-la.

sábado, 21 de novembro de 2009

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

AOS ANÔNIMOS QUE POSTAM CALÚNIAS CONTRA A BLOGOSFERA.

Anonimato é um termo politicamente diferente de clandestinidade. Viver clandestinamente foi uma situação forçada pelos regimes autoritários e os militantes políticos tinham no anonimato a única forma de sua sobrevivência, desta forma se comunicavam com seus parentes, amigos e denunciavam o regime. Hoje o uso do anonimato para cometer crimes e provocar as pessoas é abominável, isto significa a falta de coragem para assumir seus atos e representa uma relação de dependência com esquemas políticos ou ideológicos dos quais ele é apenas usado, marionete.  Esta prática pode se observar nos comentários e cartas enviadas aos blogs e jornais, onde predomina acusações e calúnias muitas vezes infundadas ou se verdadeiras por falta de autoria ficam sem crédito. Corre a boca miúda  que na internet quem se intitula X é fulano e Y com certeza é beltrano. Todos criando véus para esconder suas identidades, não sabem que assim em nada contribuem para a democracia e se tornam sujeitos subterrâneos.  Respondido aos anônimos que ficam ameaçando, creio que não paira dúvida nenhuma que a falta de assinatura cria sujeitos sem identidades, subterrâneos e subservientes a quem nem mesmo analfabetos podemos chamá-los, pois a digital é uma marca única e segura. Vamos continuar a mostrar a realidade de nossa cidade.

Fonte: Blog do Gauchão

Maringá:Justiça nega novo prazo para utilização do aterro e pede execução da sentença.

O juiz Airton Vargas da Silva da 2ª Vara Cível de Maringá decidiu não conceder à Prefeitura o prazo solicitado de mais um ano para utilização do aterro controlado. O pedido foi feito em 28 de outubro, mesma data em que acabava o prazo dado pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) para a administração utilizar o local para depositar 300 toneladas diárias de resíduos. Com o indeferimento do pedido, nesta sexta-feira (20), a sentença que ordenava a paralisação das atividades no local deve ser agora executada.
No relatório, o juiz destaca que o local não pode ser usado nem mesmo para triagem do material, pois isso não está previsto na sentença. “O que se extrai da sentença é que nenhum residuo sólido urbano poderá passar pelos portões do perímetro que constitui o atual aterro controlado e que constitui o antigo lixão”, diz.

MARINGÁ: BIOPUSTER DESCLASSIFICADA.

Mais uma empresa que poderia receber o lixo produzido em Maringá foi desclassificada pela prefeitura. A Biopuster, segunda colocada na licitação aberta pela administração pública para escolher a empresa que vai assumir o serviço de destinação do lixo da cidade, não teria apresentado a certidão negativa de débitos municipais. A empresa, com sede no Rio de Janeiro, teria ferido uma exigência do edital, segundo nota oficial divulgada nesta quinta-feira (19).

De acordo com a Diretoria de Licitação, a empresa tem prazo de três dias úteis para formalizar a defesa que será analisada pela Procuradoria Geral do Município e pela Comissão Especial de Avaliação. Nenhuma secretaria se manifestou a respeito da desclassificação da Biopuster.

A Biopuster é a segunda empresa a ser desabilitada. No dia 3 de novembro, a mesma Comissão da prefeitura reprovou a Pajoan, de Sarandi, por falta de licença ambiental. A empresa recorreu, mas o pedido foi indeferido.

A Pajoan havia vencido a licitação realizada dia 15 de outubro. A empresa ofereceu 54,50 por tonela de lixo recolhida, contra R$ 55,00 da Biopuster. A cidade produz cerca de 300 toneladas de resíduos por dia.

Convocação

As indefinições sobre a destinação dos resíduos urbanos de Maringá mobilizou a Câmara de Vereadores. A Casa aprovou um requerimento, na tarde desta quinta, que convida o assessor do gabinete da prefeitura Leopoldo Fiewski a prestar esclarecimentos sobre a destinação do lixo da cidade aos vereadores. Fiewski faz parte da Diretoria de Licitação que desaprovou a Pajoan e a Biopuster.

A administração da empresa, no Rio de Janeiro, disse que vai se manifestar sobre a decisão da prefeitura nesta sexta.

PROSTITUIÇÃO POLÍTICA ...

O caso é que, por estas terras sarandienses, arrumaram um jeito mais RÁPIDO E FÁCIL de calar a imprensa: COMPRANDO. (Adianto: sei que é um problema não só de Sarandi, mas devo me focar na realidade do meio em que vivo (ou sobrevivo)).
Como diz o Chico (papagaio), aqui não existe liberdade de imprensa, mas apenas liberdade de empresa. E a empresa é livre pra se vender ou ser vendida a quem quer que seja, e atuar pelos interesses de seus donos, de forma que o pobre apresentador se vê ante a necessidade de fazer um jornalismo meia boca pra poder arranjar a feira no fim do mês, valendo-se da ética da barriga, outro axioma legítimo do Chico.
Mas o que mata mesmo as pessoas éticas de desgosto não é a venalidade das empresas, e sim o fato de apresentadores venderem até a própria mãe para conseguir alguns tostões a mais. Verdadeiros apresentadores-meretrizes, rodando bolsinha nas redações, em salões políticos e em becos obscuros (longe da luz da ética) fazendo programinhas a custo inferior ao que deve cobrar uma daquelas tantas quengas "malacabadas" que vendem seus corpos nada atraentes nas noites da Avenida Colombo. Já é fato conhecido que quando alguém faz uma denuncia a TV, o Diretor trata de ligar na Prefeitura para perguntar se pode "soltar" no ar. A resposta é "Veja aí o que dá pra fazer; Podemos ajeitar um agrado". São alguns "políticos" que mandam na TV de Sarandi, são eles quem ditam o que vai ou não para o ar.

Agrado! Coisa que namorado de viúva usa pra despachar os filhos da enlutada, com uns trocados pra comprar chiclete, e ficar mais à vontade para consolá-la.

Fonte: Blog Por Sarandi

UM SUCESSO!

Um Sucesso! É assim que se pode definir a 1ª Mostra Musical "Viva a Musica" de Sarandi. O Projeto dos instrutores de violão Agnaldo Souza (PCdoB), Diego Silvério (PCdoB), Dione Matias (PCdoB) e do instrutor de piano Alcir com os alunos das Oficinas Culturais de Violão, Paino e Coral foi um sucesso e lotou a Casa de Cultura de familiares dos alunos das oficinas culturais, alunos do EJA, professores, militância do PCdoB, entre outros. Era notório a expressão de satisfação da Secretária de Educação Alessandra Brondani, da Chefe Interina de Cultura Elaine Trautwein (PDT) e do Diretor do Departamento de Cultura, Esporte e Lazer Valmir Tentemplis (PCdoB).
Esperamos que o sucesso desse projeto elaborado com poucos recursos seja a ponte para novos investimentos em 2010 na área cultural do município.
Infelizmente a comunidade não pode contar com a presença do prefeito municipal, que por motivos desconhecidos não apareceu no evento.

Este blog gostaria de deixar os parabéns aos alunos que foram as peças principais desse projeto, que mesmo com apenas 6 meses de curso deram duro nos ensaios para que tudo desse certo. Parabéns também aos intrutores que fizeram um ótimo trabalho no preparo dos alunos e na elaboração da mostra.

Em breve fotos do evento.

IV CONFERÊNCIA DAS CIDADES - EDIÇÃO MUNICIPAL.

IV Conferência das Cidades - Edição Municipal

Tema: Avanços, dificuldades e desafios na implementação da política de desenvolvimento urbano.

Data: 21/11/2009

Local: Casa da Cultura Irmã Antona

Horário: 8h ás 12h / 13h ás 17h

Serão tratados 4 temas-eixos no evento:

1º Eixo: Criação e implementação de conselhos das cidades, planos, fundos e seus conselhos gestores municipais.
2º Eixo: Aplicação do estatuto da cidade e dos planos diretores e a efetivação da função social da propriedade do solo urbano.
3º Eixo: A integração da política urbana no território: política fundiária, habitação, saneamento e mobilidade e acessibilidade urbana.
4º Eixo: Relação entre os programas governamentais e a política de desenvolvimento urbano.

É indispensável a participação de toda a comunidade, pois a sociedade organizada mudará a política administrativa e assim garantir o desenvolvimento urbano.

EXEMPLO DE TRABALHO VOLUNTÁRIO ...

O Vereador e Médico maringaense Dr. Manoel Sobrinho (PCdoB), tem se destacado na cidade não só por sua atuação combatente na Câmara de Vereadores, mas também por seu trabalho social que vem desempenhando pela cidade, onde tem atendido vários munícipes em seu trabalho Médico-Voluntário.

Dr.Manoel está estudando uma ampliação desse trabalho, para abranger também o município de Sarandi, onde atenderia a comunidade gratuitamente no mínimo uma vez por mês.

MARIALVA: EXEMPLO A SER SEGUIDO.

A frota Pública Municipal de Marialva esta renovada. Este ano o Prefeito Deca conseguiu oito ónibus escolares (comprou todos 0km), uma pá carregadeira, uma retro-escavadeira, uma máquina varredoura de ruas, um caminhão completo para manutenção da iluminação pública, um caminhão para Defesa Civil, dois caminhões coletores de lixo, e ainda conseguiu outras viaturas para policia e o outros veículos para a saúde. Isto tudo em 10 meses de administração. Foram reformados todos as outras as viaturas, caminhoes, carros, tratores, etc. Marialva tem sido exemplo de ótima administração.

ATÉ QUE ENFIM ...

Depois de ter ficado inativo por quase 1 ano (e ter sido um laboratório pra inglês ver) foi inaugurado hoje pela manhã na Casa de Cultura Irmã Antona em Sarandi o Laboratório do Tele-Centro Comunitário.

Para quem ainda não sabe o que é um Tele-Centro aí vai a dica: Tele-Centros Comunitários são espaços públicos providos de computadores conectados à internet em banda larga, onde são realizadas atividades, por meio do uso das TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação), com o objetivo de promover a inclusão digital e social das comunidades atendidas.

"O espaço do Tele-Centro estará aberto á toda comunidade" disse Valmir Tentemplis, Diretor do Departamento de Cultura, Esporte e Lazer.

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao caráter de Zumbi nos últimos anos (comprovou-se, por exemplo, que ele mantinha escravos particulares) o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).

Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.

O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de Maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da princesa Isabel, ou seja, ser uma celebração da atitude de uma branca.

A semana dentro da qual está o dia 20 de novembro também recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

Fonte: Wikipedia

terça-feira, 17 de novembro de 2009

1ª MOSTRA MUSICAL DE SARANDI "VIVA A MÚSICA"

O Departamento de Cultura, Esporte e Lazer realizará uma MOSTRA MUSICAL com os alunos das Oficinas de Violão, Teclado, Canto e Coral oferecidos pelo Governo Municipal. O Diretor do Departamento Valmir Tentemplis convida toda a comunidade para participar do evento.

Dia: 19 de novembro de 2009
Horário: 20h
Local: Casa da Cultura

Compareça e prestigie este importante evento.

SARANDI PRECISA DE UM OBSERVATÓRIO ...

A falta de conhecimento, controle e, antes de tudo, vontade política para enfrentar a corrupção têm permitido que ela se incorpore a todos os atos cotidianos da administração, tornando-se cada vez mais sistêmica e produzindo conseqüências cada vez mais graves, além de dificultarem o estabelecimento de freios e limites à ação delituosados dos agentes públicos.
Como visto, há um perigo significativo em negligenciar o problema da corrupção, pois ela representa a deterioração dos serviços públicos, a ineficiência, a disposição dos serviços somente aos que podem pagar, a perda da confança nas instituições públicas, enfm, a degradação do que é público. Quais alternativas nos restam? temos que buscar subsídios para compreender como e porque ocorre, quais as maiores vulnerabilidades da administração pública e quais os caminhos mais seguros para enfrentá-la e o observatório de Maringá tem tido bons resultados, temos que participar mais ativamente dessas ações ...

Fonte: Imprensa Maior

ESTÃO ENGANANDO SARANDI ...

Ainda a respeito da ‘entrega’ dos R$ 10 milhões para Sarandi e considerando que tem muita gente que foi uma verba, a fundo perdido, que Ricardo Barros conseguiu, vamos explicar: na verdade trata-se de um financiamento, provavelmente com recursos do FAT ou FGTS que o prefeito conseguiria junto à Caixa, em que o gerente e superintendente regional têm todo o interesse, bastando para isso um projeto e demonstração da capacidade de endividamento, seria totalmente desnecessária a intervenção do parlamentar. O que aconteceu ontem foi a assinatura do contrato e o deputado assinou como testemunha, como poderia ser qualquer pessoa. Para muitos fica a impressão de que ele estava liberando o dinheiro. Deputado não libera nada, quando muito apresenta emendas ao orçamento. O espetáculo transmitido pelo Pinga Fogo faz parte da tradição e não passou de mais um ato da eterna campanha política do deputado. Pensam que era matéria jornalística. Nada, faz parte dos acordos de destinação de verbas publicitarias. Nós pagamos.

Fonte: Blog do Angelo Rigon

domingo, 15 de novembro de 2009

Vai dar pano pra manga ...

Nesta segunda-feira dia 09 de novembro às 17:30h no poder legislativo de Sarandi alguns vereadores tinham o seguinte requerimento em suas pautas:

ITEM III – REQUERIMENTO Nº 355/2009, dos edis APARECIDO BIANCHO, REGINALDO ALVES DOS SANTOS, EUNILDO ZANCHIM, JOSÉ APARECIDO DA SILVA “NITO” e JOSÉ ROBERTO GRAVA, Ofício ao Senhor Prefeito, solicitando que viabilize comparecimento a esta Casa de Leis, dos Secretários Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente e do Saneamento, em dia(as) e horário(os) pré-determinados para prestarem esclarecimentos com relação a pesagem do Lixo que é recolhido diariamente no Município, e depositados no Aterro Sanitário pela Empresa Pajoan, EM DISCUSSÃO ÚNICA.

Wilson Quinteiro: Julgamento adiado.

O julgamento do processo movido pelo PSB no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), requerendo a vaga do ex-deputado estadual Fernando Ribas Carli (PSB) para o suplente Wilson Quinteiro (PSB), foi adiado a pedido da juíza relatora Gisele Lemke. O julgamento foi remarcado para o próximo dia 18.

Fonte: Blog do Willians Zanchim

MEC faz campanha para resgatar imagem do Enem.

Começou a ser veiculada ontem uma campanha do MEC (Ministério da Educação) para resgatar a imagem do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), abalada após denúncia de fraude e necessidade de adiamento. São três filmes para TV, campanha de rádio e internet estrelados pelo ator Wagner Moura, que ficam no ar até a realização da prova, nos dias 5 e 6 de dezembro. As propagandas custaram R$ 300 mil.

O primeiro filme, rodado na UFBA (Universidade Federal da Bahia), onde Moura estudou, tenta recuperar a imagem do exame. O ator diz que o Enem é o "resgate da qualidade da prova", "o fim da decoreba no vestibular" e representa a democratização do acesso ao ensino superior. O filme lembra que o Enem tem nova data e que as inscrições continuam valendo.

Clique aqui e veja o vídeo.

Fonte: UOL Educação