Texto

     Aquele que crê possuir a verdade erra em não se preocupar em procurá-la.

sábado, 25 de junho de 2011

Será realmente que somos nós que estamos errados?

Brasil: Ataques aos sites do governos são atribuídos ao grupo hacker LulzSecBrazil

“LulzSecBrazil” ataca rede do Serpro e tira do ar sites do governo e Receita Federal


A rede do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) sofreu no ínício da madrugada desta quarta-feira (22/06), um ataque massivo de negação de serviço, também conhecido como "DDoS" (acrônimo em inglês para Distributed Denial of Service). Por cerca de uma hora, a empresa foi obrigada a operar precariamente seus servidores web, o que tornou indisponíveis as páginas da Receita Federal, da Presidência da República e o site Brasil.gov. O ataque teria partido de uma rede 'zumbi' na Itália, segundo fontes governamentais, e teve a autoria atribuída ao grupo de hackers (crackers) que se autodenomina “LulzSecBrazil”. Não chegou a ser uma tentativa de invasão dos sistemas. Os Ataques DDoS não passam de uma ação para tornar os recursos computacionais indisponíveis aos usuários de páginas importantes da Internet.

Os hackers buscam atacar geralmente os servidores web, gerando uma sobrecarga de conexões que acabam provocando a lentidão no sistema de acesso às páginas, até que elas simplesmente não suportam tanta carga e se totnam indisponíveis para visitação, o que obriga a reinicialização dos servidores.

No caso da estatal, esse grupo conseguiu gerar em torno de 350 milhões de conexões simultâneas na rede do Serpro, obrigando aos funcionários da empresa a começarem a tomar medidas de proteção da rede. Uma delas foi o isolamento de IPs de onde estariam partindo tais ataques. A parte mais pesada dessa ação só começou a ser dicipada pela área de segurança do Serpro por volta de 1h40, mas as tentativas prosseguiram até às 3 horas da madrugada de hoje.

Em nota oficial divulgada nesta quarta-feira, a Secretaria de Imprensa da Presidência confirmou que houve um congestionamento das redes e que os sites ficaram fora do ar por cerca de uma hora.

Novos ataques

Segundo fontes do Serpro, o grupo “LulzSecBrazil” já avisou que fará novas tentativas de ataque DDoS e o alvo agora poderá ser o Siscomex, também sob controle da rede da estatal. Há informações ainda não confirmadas, de que esse mesmo grupo também teria conseguido derrubar a rede da Petrobrás, mas a empresa ainda não se pronunciou sobre o assunto.

E as oficinas de Cultura, Esporte e Lazer?

Já estamos chegando ao final do mês de junho, daqui a alguns dias os alunos da rede pública de ensino entrarão de férias e até agora nada de sair as oficinas de Cultura, Esporte e Lazer do Departamento de Cultura, Esporte e Lazer de Sarandi.

Segundo consta, um projeto foi encaminhado ao Pe. Ednei, que é responsável pela Promec de Sarandi. O projeto visa a contratação de 20 instrutores para atuarem na área de Cultura, Esporte e Lazer. O projeto terá duração de 6 meses e custará ao município cerca de R$ 152.000,00.

Se a moda pega ...

Em Jandaia do Sul mulher é ameaçada de morte através de boneca

Ao se levantar na manhã deste sábado (25), uma moradora de Jandaia do Sul se deparou com uma imagem macabra. Uma boneca amordaçada e com uma faca cravada no peito foi cuidadosamente deixada na porta da residência da dona de casa. A mulher, que se sentiu ameaçada, disse que já tem uma suspeita. A Polícia Civil deverá investigar o caso.

Problema do lixo persiste em Sarandi

Por Alessandro Adauto Moura

O entulho e o lixo realmente se tornou um problema sério em Sarandi, o terreno que aparece na imagem abaixo fica localizado na Estrada Octávio Colli no Jardim Itamarati, e é de propriedade do senhor Basílio Zanusso, que pediu para um pedreiro colocar um portão no local, pois ali está virando um depósito de lixo e entulho. E por incrível que pareça, moradores das redondezas afirmam que quem começou a depositar entulhos no local foi caminhões da própria prefeitura de Sarandi. Isso é o que eu chamo de desrespeito com a propriedade privada e com o meio ambiente.

Começaram as "festinhas" políticas

Aconteceu ontem (24), no Sarandi Esporte Clube uma festa só para convidados, segundo consta, a "festinha" era dos funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, mas parecia ter caráter político. Estavam presentes, Leandro Santos (PDT), Erasmo (PSB), Fabio Bernado (PCdoB), o Secretário de Saúde Marco Aurélio, o Secretário de Administração Luiz Gustavo (PSDB), entre outros.

Sarandi: Concurso público

A prefeitura municipal de Sarandi abrirá, em alguns dias, as inscrições para concurso público. Serão disponibilizadas vagas para as áreas administrativa, saúde, educação, trânsito e guarda municipal. Em breve o edital estará disponível no site da FAFIPA.

Marina pede para sair do PV


Sem conseguir promover mudanças no comando do Partido Verde, a candidata que conquistou 19,5 milhões de votos deixará o partido nesta semana. Marina Silva, a mulher de saúde frágil que aprendeu a ler aos 16 anos e quase virou freira, sonha em ser presidente do Brasil. Acriana do vilarejo de Breu Velho, pobre e filha de seringueiros, Marina entrou na política em 1985, aos 27 anos, por influência do ambientalista Chico Mendes, com quem fundou o PT no Estado. A militância em favor dos seringueiros a levou rapidamente à Câmara de Vereadores de Rio Branco e, em seguida, à Assembleia do Acre.

Em 1994, aos 36 anos, tornou-se a senadora mais jovem da história do país. Sempre com a causa verde na ponta de sua afiada retórica, em 2003 Marina virou ministra do Meio Ambiente do governo Lula – e começou a cobiçar a Presidência da República. No PT, porém, suas chances de disputar o cargo seriam nulas.

Em nome da utopia, Marina fez uma escolha pragmática. Convidada a ser candidata à Presidência, aceitou filiar-se ao Partido Verde, o PV, uma pequena legenda identificada não apenas com a agenda ambientalista – mas também com propostas liberais, como a legalização da maconha e do aborto. Marina, que se convertera à religião evangélica em 1997, ignorou as latentes tensões entre suas convicções religiosas e as posições liberais da plataforma verde. Apesar do bom desempenho na campanha presidencial do ano passado, não deu certo. Dois anos e 19,5 milhões de votos depois, Marina decidiu: deixará o PV. O anúncio ocorrerá nesta semana. Joice Hasselmann

Reflexão

“(...) O povo aprende a desobedecer voluntariamente deixando-se conduzir pelas iscas da liberdade, ou melhor, licença, o mais doce e agradável veneno do mundo. (…) Nada é mais justo nem mais conforme às leis do que a consciência de um homem religioso, temente a Deus, probo e prudente, nada é mais louco, mais tolo e mais monstruoso do que a consciência e a superstição da massa indiscreta”. La Boétie

Teatro

Jovens em busca de Deus

É o título da peça teatral que será encenada hoje, dia 25, no Centro Cultural Irmã Antona em Sarandi. O espetáculo começa as 17 horas e a entrada é franca.

Marina Silva no PEN?

Na próxima semana, a ex-candidata a presidência da república Marina Silva estará oficializando seu desligamento do PV. Marina que recebeu quase 20 milhões de votos nas eleições de 2010, receberá oficialmente o convite para ingressar no PEN. "Marina Silva desfilia do PV na semana que vem, e eu a convido a ser a presidenta nacional do Partido Ecológico Nacional" disse Adilson Barroso, atual presidente nacional do PEN.

Adoecimento dos professores municipais

Por Ivana Veraldo

Não é só em Maringá que o adoecimento afasta os profissionais da sala de aula. O problema se repete pelo país e faz com que as doenças de quem leciona torne enfermo todo o sistema de ensino. O tema vem despertando a atenção de pesquisadores e não pode ser negligenciado. As soluções passam pela prevenção e pelo efetivo tratamento, tais como: mudança no modelo de gestão, capacitação dos professores, melhor organização do tempo, trabalho em equipe, melhora do relacionamento com os alunos, da infraestrutura, reformulação do currículo e valorização social da categoria. Seja qual for a solução terá que ser tomada em rede, já que não é somente o professor que está doente, mas também o sistema educacional, quiçá o social.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Beto Richa diz que não há nepotismo porque sua esposa é rica.

Deu no Blog do Tarso

Sobre Fernanda Richa ser a Super-Secretária da Família e Desenvolvimento Social do Estado do Paraná, com vários cargos comissionados adicionais e acúmulo de poder, ontem o Governador Carlos Alberto Richa (PSDB) foi ríspido ao questionar: “qual é o problema de ser minha esposa?”. Para ele “nepotismo para mim é você arrumar um emprego público para um parente seu ter remuneração, para poder viver, e não é o caso da minha mulher que todos sabem que ela tem posses, tem um bom patrimônio, ela cuida da área social porque gosta”. A entrevista foi divulgada no Jornal da Massa, na Rede Massa (SBT).

Fernanda Richa é herdeira do conglomerado Bamerindus.

Com pobre é nepotismo, com rico é caridade!

Veja o vídeo:

ProUni

Termina hoje, dia 24, ás 23h59min as inscrições para o ProUni. Do total de bolsas oferecidas pelo ProUni nesta edição, 46.970 são integrais e 45.137 parciais, que custeiam 50% da mensalidade. As inscrições são realizadas apenas pela internet através do site do ProUni.

Hackers anunciam ataques a governos corruptos

Eles tiraram do ar os sites da Presidência, do Ministério dos Esportes, do Senado, da Previdência, entre outros. Segundo informações divulgadas hoje, o grupo de hackers diz ter derrubado páginas de 500 prefeituras. O Brasil é até agora o segundo país com mais ataques on-line. Ativistas da internet defendem a divulgação de dados sigilosos e dizem que dirigentes públicos honestos não precisam temer. E você o que pensa disso?

Vista da FIFA

Uma equipe da Fifa estará no interior do Paraná a partir da próxima segunda, dia 27, eles estarão vistoriando instalações esportivas. Maringá está no roteiro.

Reatando os laços

Leandro Santos, que fez campanha em Sarandi em 2010 para Beto Richa e Evandro Junior e que não teve seus esforços reconhecidos e por isso havia cortado relações com Walter Volpato e Evandro Junior, chegando a deixar o PSDB do qual era filiado, está reatando os laços.

Hoje filiado ao PDT de Carlos de Paula, Leandro busca apoio junto ao deputado estadual Evandro Junior para a legalização, em âmbito estadual, da Sociedade Rural de Sarandi.

Leandro Santos, que é pré-candidato a vereador nas eleições de 2012, busca fortalecer seu nome, ele já tem feito várias reuniões na região do Pq. São Pedro onde mora visando cativar os moradores locais. Se Nildão sair candidato a vereador em 2012 a briga vai ser pesada, já que Nildão também é morador do bairro.

Foto: Sociedade Rural de Sarandi

Mais um que cai...


Um grave acidente aconteceu no viaduto da Avenida Horácio Racanello Filho, no cruzamento com a Avenida Pedro Taques, Zona 7 de Maringá, na madrugada desta sexta-feira (24). Por volta das 3h30 um Fiat Palio, em alta velocidade, bateu contra o muro de retenção e caiu do viaduto, a uma altura de aproximadamente 10 metros. Este é o segundo acidente do gênero que acontece neste ponto este mês. No dia 6 de junho, um motociclista morreu ao cair do mesmo local.Conforme o cabo Adilson Santana Lopes, do Corpo de Bombeiros, o carro seguia pela Avenida Horácio Racanello. "Ele tentou virar à esquerda, mas não conseguiu", explica. O carro destruiu o muro de proteção e entortou o alambrado. O veículo caiu de bico e capotou em seguida.

O motorista, Hugo Bettinardi de Grande, de 30 anos, estava sozinho no carro. Ele foi socorrido pelos bombeiros com contusões de crânio e peito, e diversas escoriações no rosto e pernas. Grande foi encaminhado em estado grave para o Hospital Santa Casa, onde segue internado, sem risco de morte. Leia mais...

PSTU Luta contra o despejo no Moradia Atenas

Daqui há pouco ingressaremos com pedido de reconsideração da decisão proferida pela 6a. Vara Cível de Maringá para que as famílias que ocupam as casas do Moradia Atenas sejam despejadas na segunda-feira (27 de junho).

As famílias se concentrarão no Fórum de Maringá à partir das 12h00 para tentar conversar e ter uma posição do juiz de plantão. 

É preciso lembrar que o fato envolve mais de 40 famílias, com aproximadamente 100 crianças e nenhuma alternativa de deslocamento foi apresentado pelo Município de Maringá para realocar as famílias. Por outro lado, as casas ocupadas estavam ociosas há mais de 4 anos, com obras paralisadas e o ato das famílias visa pressionar o governo a fim de acelerar o assentamento urbano das famílias, bem como cobrar o cumprimento da função social dos imóveis. 

As famílias estão sendo acompanhadas pelo Movimento dos Trabalhadores por Moradia e atendidas pelo advogado da CSP-CONLUTAS e dirigente estadual do PSTU-PR, Avanilson Araújo. 

Fonte: PSTU Maringá via email

Charge

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Quanta seriedade

"...Lá o negócio é sério..."

Foi o que disse o deputado federal Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o Palhaço Tiririca, no horário gratuito da TV referindo-se a Brasília. Um dos maiores exemplos de seriedade na capital brasileira é o "companheiro" Palocci.

Corpus Christi em Sarandi

Foto: Hilario Gomes

Sem ter o que fazer?

Dos 10 vereadores sarandienses, 4 irão propor na sessão ordinária da próxima segunda-feira, dia 27, a mudança dos nomes de ruas e espaços públicos da cidade. Será que eles estão sem ter o que fazer? E ainda querem aumentar o número de vereadores da cidade para 17.

Já passou da hora de o eleitor começar a fiscalizar o trabalho do vereador que ajudou a eleger, quem sabe cobrando trabalho dos que já existem, não haja a necessidade de aumentar.

Você sabia que ...

Você sabia que a Copel e a Sanepar, desde 2002, não podem cobrar taxa de religamento quando a suspensão dos serviços foi motivada pela falta de pagamento? 

É o que propõe a Lei nº 13.802, de 20/09/02:

Art. 1º Fica proibida a cobrança de religação cobrada pelas empresas prestadoras de serviços públicos e saneamento e de energia elétrica (SANEPAR e COPEL), nos casos em que a suspensão no fornecimento do serviço for motivada pela falta de pagamento da fatura.

Art. 2º Após o pagamento do debito que originou a suspensão no fornecimento do serviço, a empresa prestadora terá prazo de 4 (quatro) horas para efetuar a religação de que trata o artigo anterior.

Eu mesmo já paguei uma taxa exorbitante pelo pedido de religação com urgência. Será que cabe devolução?

Jornal O Repórter Regional recebe homenagem da Câmara

O Jornal O Repórter Regional, de propriedade do Jornalista Hilario Gomes, está completando 18 anos de fundação e receberá Reconhecimento de Mérito da Câmara Municipal de Vereadores de Sarandi. É o que pleiteia a moção que será votada na Câmara na próxima segunda-feira, dia 27.

ITEM I – MOÇÃO Nº 001/2011, dos edis RAFAEL PSZYBYLSKI, JOSÉ APARECIDO DA SILVA “NITO”, JOÃO DE LARA VIEIRA, BELMIRO DA SILVA FARIAS, AILTON RIBEIRO MACHADO, APARECIDO BIANCHO, CILAS SOUZA MORAIS, EUNILDO ZANCHIM, JOSÉ ROBERTO GRAVA e REGINALDO ALVES DOS SANTOS, solicitando que seja consignado o reconhecimento de Mérito, pelos 18 anos de fundação do JORNAL O REPÓRTER REGIONAL em Sarandi.

Sarandi: Vereadores e suas leis

O vereador Eunildo Zanchim, o Nildão, colocou em pauta para votação uma lei de sua autoria que "obriga" os bancos e outras instituições financeiras a disponibilizar assento e sistema de senha para o atendimento de clientes. Será que ele tem ido nas agências bancárias de Sarandi? A maioria das instituições já seguem o que determina a  Lei Estadual nº 14.856, de 19/10/05, que em seu contexto geral propõe a mesma coisa que propõe o PL de criação de Nildão.

ITEM XI – PROJETO DE LEI Nº 2047/2011, do edil EUNILDO ZANCHIM, o qual Dispõe sobre a obrigatoriedade da utilização de Sistema de Senhas com painel eletrônico e disposição de assentos para aguardar atendimento em instituições bancárias e financeiras do Município de Sarandi e dá outras providências.

Sarandi: O cúmulo da incompetência na saúde

Hoje descobri o cúmulo da incompetência na saúde pública de Sarandi, um amigo me ligou pedindo o telefone do Pronto Atendimento de Sarandi. Então fui na captura, liguei no 102 e nada, é uma vergonha um número de emergência não ser divulgado no 102, então busquei no site da prefeitura, já que a Secretaria de Saúde, vergonhosamente, não possuí um, mas a única referência a saúde que encontrei foi uma enorme relação de medicamentos.

Insatisfeito continuei a busca no google através de várias palavras chaves e nada!

Se uma pessoa estiver enfartando e precisar de uma ambulância, ela morre, já que é mais fácil encontrar o telefone da Dilma do que o do pronto atendimento de Sarandi.

O site da prefeitura de Sarandi, que foi criado para informar o cidadão, por obrigação, deveria ter uma lista de telefones úteis.

Lanço aqui o desafio de alguém conseguir o número em horário noturno ou final de semana, através dos meios acessíveis as pessoas comuns.

Charge

Constatação

"Quando a questão é dinheiro, todos são da mesma religião." Oscar Wilde

Bolívia irá devolver veículos roubados

O governo da Bolívia disse que pretende devolver ao Brasil todos os veículos roubados que se encontram naquele país. A presidente-executiva da Alfândega da Bolívia, Marlene Ardaya, afirmou que para que isso aconteça é necessário que as autoridades brasileiras entreguem um documento com a lista desses veículos.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Meio calado

O blogueiro Joaquinzão anda meio calado em seu blog, não se sabe o motivo, sua ultima postagem alfinetando a política local foi a 10 dias atrás. O que teria acontecido?

Dupla "despenada" segue na ativa


Este é o ônibus adesivado da dupla Hugo & Gabriel, que ficou pronto agora. Hugo substituiu Hugo Pena, que se retirou por livre e espontânea coação, segundo os mais próximos. Como diz Tavinho, da Rádio T, a dupla foi “despenada”. Do Rigon

Charge

Visitinha básica

O deputado estadual e pré-candidato a prefeito por Maringá, Evandro Junior (PSDB), esteve fazendo uma visitinha básica ao prefeito Carlos de Paula na tarde de hoje (22). Ainda não se sabe o que motivou a visita. O simpático e bem humorado Luiz Aguiar também se fez presente.

Foto: Sede de Justiça

Brasil: Mais de 10 milhões de pessoas vivem com R$ 39 por mês

Uma população estimada em 10,5 milhões de brasileiros - equivalente ao Estado do Paraná - vive em domicílios com renda familiar de até R$ 39 mensais por pessoa. São os mais miseráveis entre 16,267 milhões de miseráveis - quase a população do Chile - contabilizados pelo governo federal na elaboração do programa Brasil sem Miséria. Lançado no dia 3 de maio como principal vitrine política do governo Dilma Rousseff, o programa visa à erradicação da miséria ao longo de quatro anos. Dados do Censo 2010 recém-divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que municiaram a formatação do programa federal, oferecem uma radiografia detalhada da população que vive abaixo da linha de pobreza extrema, ou seja, com renda familiar de até R$ 70 mensais por pessoa - que representam 8,5% dos 190 milhões de brasileiros. Leia mais...

Saúde em Sarandi

Enquete

Segue liderando nossa enquete o empresário Walter Volpato, com 44% dos votos, na berlinda seguem empatados Aguiar e Adauto com apenas 1% dos votos.

Sai Carlos de Paula, entra Rafael do Povão

Sarandi terá novo prefeito a partir do dia 5 de julho. O presidente da Câmara, Rafael Pszybylski, assumirá por 15 dias. É que o prefeito Carlos de Paula irá licenciar-se para viajar com a familia para Bariloche na Argentina, onde gozará de merecidas férias. Na Câmara, no lugar do Rafael Pszybylski, assume o suplente João Dutra Neto.

Agora, vamos raciocinar.

Quando fui Chefe da Divisão de Planejamento e Infraestrutura, lotado na Secretaria Municipal de Educação, faltei e corretamente foi feito o desconto do meu salário. Resta saber se serão descontados os dias que o prefeito e a primeira-dama, que é Secretária Municipal de Assistência Social, estarão afastados de suas funções. O que seria justo e correto.

Prefeito de Uraí tem mandato cassado

Arquivo Folha
A Câmara de Vereadores de Uraí (26 km a oeste de Cornélio Procópio) cassou o mandato do prefeito Susumo Itimura (PSDB), considerado o administrador público mais velho do Brasil, aos 92 anos. A decisão saiu por volta das 3h desta quarta-feira (22), após quase 20 horas de sessão extraordinária. Itimura foi acusado de pagamentos irregulares e uso de notas frias, após investigação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) que resultou em Comissão Processante (CP). A cassação foi definida por 6 votos a 2. Aos 92 anos, Itimura ocupava o cargo de prefeito pela quinta vez em Uraí. Leia mais...

Por que os professores municipais adoecem tanto?

Por Ivana Veraldo

Maringá conta com 1.608 professores na sua rede. Em maio foram apresentados 1.020 atestados médicos à Secretaria de Educação. A maioria dos atestados de professores é por depressão. Qual a razão do percentual tão alto de adoecimento dessa categoria em Maringá? Seria a sobrecarga de trabalho? Em geral duas jornadas para complementar a renda familiar. A falta de estrutura? Os baixos salários? A falta de plano de carreira? A desvalorização dos profissionais? A inexistência da hora atividade? Salas superlotadas? Falta de material didático? Violência escolar? O “mudancismo” nas propostas, causando insegurança? Não gosto muito dos estrangeirismos mas devo contar que esse mal estar vem sendo chamado de burn out, esgotamento emocional dos docentes. É urgente que o município adote um programa de promoção à saúde do professor e melhore as condições de trabalho dessa categoria, caso contrário o adoecimento se transformará numa epidemia.

#E em Sarandi, tem sido diferente? Não!

Em Sarandi passamos pelo mesmo problema, como é o caso de uma professora que encontra-se afastada de suas funções por problemas de saúde [ela não pode levantar o braço para escrever no quadro], mas ela está aguardando para assumir outro concurso de 20 horas no município. Como fica esta questão? Poderá a professora, que já está afastada por problemas de saúde, assumir outro concurso? Em Maringá, onde a prefeitura faz uma bateria de exames pré-admissionais, ela não foi aceita.

Na minha opinião, essa professora, como outras na mesma situação, deveriam ser aposentadas por invalidez, pois assim sairiam do quadro de ativos e dariam espaço para o município fazer a contratação de novos professores. 

E por falar em professores, o Centro Municipal de Ensino Infantil do Jd. Verão está quase pronto, maravilha! Mas será que o município dispõe de professores para serem manejados para o novo CMEI? Pelo que fiquei sabendo, não há professores para dar conta nem mesmo da demanda já existente. O que fará a Secretária de Educação, Eliana Trautwein Santiago para resolver o problema?

Novo lixão de Sarandi

O amigo Junior, ex-presidente do PCdoB de Sarandi, enviou o vídeo abaixo que denuncia o descaso da Secretaria de Meio Ambiente de Sarandi, que por falta de fiscalização tem permitido que seja jogado de tudo na Rua dos Imigrantes, no fundo do Jd. Verão próximo ao Luna Motel. O local virou um lixão, o que tem causado a indignação dos moradores do local. As imagens falam por si só. 

Desabafo de um estressado

O blogueiro Binho anda meio estressado com o atendimento na 86ª Ciretran de Sarandi, em seu blog ele faz várias críticas contra o órgão, se elas tem fundamento, não sabemos. Com a palavra o Chefe da 86ª Ciretran de Sarandi, Willians Zanchim.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Colégio do Alvamar: Será que agora vai?

Segundo consta, o prefeito de Sarandi, Carlos de Paula, estará na próxima terça-feira, dia 28, reunido com o governador Beto Richa que irá assinar a ordem de serviço para a construção do Colégio Estadual do Parque Alvamar II. Uma obra orçada em R$ 4 milhões e que será realizada pela Engedelp Construções Civis e Incorporações.

Segundo boatos, a Engedelp não queria realizar a obra alegando que os valores estariam defasados, já que a licitação foi realizada a quase um ano atrás. Será que houve a correção dos valores?

Eleições para diretores da rede estadual de ensino

Vários boatos acerca da suspensão das eleições para diretores de escolas da rede pública estadual estão tirando o sono da comunidade escolar paranaense. Semana passada dizia-se que para disputar o cargo de diretor haveria a necessidade de os professores fazerem um curso de gestão escolar. No entanto, a Secretaria Estadual de Educação (SEED) tratou de negar o pré-requisito.

Agora se fala em adiar as eleições para coincidir com a disputa eleitoral municipal, ou seja, os atuais diretores teriam o mandato prorrogado até o final de 2012.

#Isso seria constitucional?

Sarandi: Bueno filia-se no PTB

Segundo o blog de Hilario Gomes, o empresário Sarandiense Valdemir José Bueno, conhecido como Bueno da Pajoan, teria se filiado ao PTB de Sarandi. O partido é presidido pelo também empresário Nelson Bazzotti. Bazzotti, que também filiou seu "brother" José Mauricio Lima Filho, o dr. Lima, delegado de Sarandi, tem fortalecido o partido já pensando nas eleições 2012, ele é pré-candidato a prefeito.

Charge

Vereador maringaense quer ser prefeito em Paiçandu

O vereador Paulo Soni (PSB), de Maringá, articula sua candidatura para prefeito de Paiçandu. O médico trabalha há 20 anos no município vizinho e embarca na semana que vem para Curitiba, com o objetivo de tratar do assunto com o governador Beto Richa (PSDB). O vereador dr. Paulo Soni (PSB) cumpre o seu primeiro mandato e vai muito bem. Se optar por se candidatar a prefeito em Paiçandu, perderá a chance certa de se reeleger vereador em Maringá. Bom para o Pedrinho e o Osmar Murassaki, ambos do PSB, que perseguem o sonho de ocupar uma cadeira na Câmara de Maringá.

Obituário político: o DEM morreu?


O que dizer de um partido que não faz reunião? Pois essa é a situação do partido Democratas em Maringá. Ao contrário do PT, que realiza reuniões semanais, e de outros partidos como o PPS, PTdoB, PCdoB, PTN que não passam 30 dias sem realizar uma reunião para tratar de assuntos políticos, o Democratas está parado. Para aqueles que ainda acreditam na ressurreição do Democratas, fica a pergunta: um partido sério não deveria realizar reuniões mensais, mesmo em anos em que não há eleições?


#Em Sarandi não sabemos como anda o partido, que por enquanto faz parte da base aliada da administração T&T. Sabe-se que três filiados já colocaram seus nomes a disposição para disputarem a candidatura a prefeito.

Se a moda pega…

Em Jaraguá (SC), uma série de outdoors colocados neste mês tem feito o maior barulho. Dois fazem comparação dos vencimentos dos vereadores com os salários de outras profissões; outro, assinala que faltam médicos, medicamentos, creches e leitos hospitalares e que “não precisamos de mais vereadores”. Do Rigon

Como Sarandi e outras cidades da região, Jaraguá poderá ter mais cadeiras no Legislativo a partir de 2012. Em Sarandi, um vereador ganha mais de R$ 4 mil.

Ex-companheira é a mandante de assassinato em Maringá

Lucélia Arcas Costa, de 33 anos, é a mandante do assassinato que vitimou seu ex-companheiro Tiago dos Santos Oliveira no último sábado(19) em Maringá. Em uma investigação rápida e eficiente feita pelos policias da 9ª SDP, Cassioe Marcelo, foi possível identificar a mandante do assassinato e o autor dos disparos que mataram Tiago. Em depoimento a ex-companheira da vítima disse que estava sofrendo ameaças, Tiago pedia dinheiro, e caso não recebesse ele iria matar ela e sua filha. Diante disso, a mandante comentou sua situação com um amigo, Adeildo Ferreira dos Santos, que acertou tudo com Lucélia para matar Tiago. Adeildo combinou com Lucélia para atrair Tiago para um local afastado no jardim Três Lagoas em uma construção na noite de sábado(18). A Policia Civil já tem informações da localização do autor do homicídio e deve prendê-lo nas próximas horas.

Assista a reportagem:

Maringá Manchete

Sarandi amplia rede de esgoto

A autarquia Águas de Sarandi começou os trabalhos de ampliação da rede de esgoto da região central, onde serão implantados na cidade cerca de 5,8 mil metros de rede. O investimento será de R$ 500 mil e possibilitará 400 novas ligações. Segundo o superintendente Valdir Silva, a rede de esgoto do centro vai do Shopping Xaruá ao Jardim Paulista. Do Rigon

Licitações

A Prefeitura de Sarandi vai contratar, em 12 de agosto, empresa para elaborar EIV (Estudos de impacto de vizinhança) e RIV (Relatório de impacto de vizinhança), projetos de desapropriação, Executivo de engenharia para revitalização e eliminação de pontos críticos da rodovia BR-376, no perímetro urbano, projetando obras de adequação da capacidade com melhoria de segurança da rodovia existente incluindo a ampliação de vias marginais. O valor máximo a ser pago não foi divulgado. Rigon

PF prende prefeito e primeira-dama de Taubaté

A Polícia Federal deteve na manhã de hoje o prefeito de Taubaté, Roberto Peixoto (PMDB), durante uma operação que investiga fraudes em licitações. Também foram detidos a primeira-dama, Luciana Peixoto, e o responsável pelo departamento de licitações da Prefeitura, Carlos Anderson. Segundo a PF, a prisão temporária de cinco dias é necessária para que os suspeitos não atrapalhem as investigações. Os detidos devem ser levados para São José dos Campos, também no Vale do Paraíba, no interior paulista, ainda nesta terça. Leia mais...

Clima tenso no PMDB maringaense

Hossokawa desmente Crispim

Crispim sustenta que o diretório nacional prorrogou os mandatos dos atuais presidentes de dirtetórios municipais, mas esqueceu de avisar seus filiados que em Maringá vai haver eleição sim, dia 17 de julho, porque é um dos poucos diretórios onde há insatisfação. O presidente da Câmara Mário Hossokawa desmentiu Crispim em entrevista ao Diário Online.

Férias extras

Você já ouviu falar em recesso junino? Não? Pois ele existe. Pelo menos no Brasil. Aqui a Câmara e o Senado vão se conceder umas "feriazinhas" extras de uma semaninha, talvez para comemorar o São João. Quem não almeja um "empreguinho" desses não é mesmo?

Reforma administrativa vai atrasar desenvolvimento do Paraná, diz Verri

O deputado estadual Enio Verri (PT) disse nesta segunda-feira (20), na Tribuna, que a reforma administrativa do governo Beto Richa (PSDB) irá atrasar o desenvolvimento do Paraná. O líder da oposição na Alep destacou que existe incoerência entre o discurso e a prática do governo estadual.

Verri criticou a criação de duas supersecretarias (Família e do Desenvolvimento Social e Infraestrutura e Logística), que serão comandadas por Fernanda Richa e José Richa Filho, esposa e irmão de Beto Richa, e ficarão responsáveis por cerca de 80% do orçamento do Paraná. “De que maneira tanta concentração de poder vai tornar o Estado mais ágil e mais eficiente? Que caminho é este? Falo com experiência em gestão municipal, estadual e federal. Esta medida vai atrasar o desenvolvimento do Paraná”, afirmou.

Segundo o deputado, o governo Richa adota um discurso diferente da prática. “A promessa era de choque de gestão, de que seria adotado um modelo moderno de gerenciamento do Estado, mas na prática o governo adota uma medida ultrapassada, medieval. Em termos de gestão, o que está sendo feito é o inverso do que foi prometido na campanha.”

Deixando a desejar

O site da Câmara Municipal de Sarandi tem deixado a desejar no que diz respeito a transparência. Praticamente não existe nada relativo a licitações e prestação de contas no site. Onde foi parar a transparência dos nobres pares da "egrégia" casa de leis?

Chegou o inverno

Começou hoje o inverno brasileiro, pelo aqui na região de Sarandi começou com um clima bom, com ventos fracos, o que melhora a sensação térmica. Tomare que não esfrie muito.

Fórum

Está aberto o Fórum:

O que você acha que o Prefeito Carlos de Paula deve fazer para melhorar o município, o atendimento e a qualidade de vida do contribuinte?

Participe, dê sua opinião, ela é muito importante.

Assim disse Vandré Fernando...

"FOTO SUPRAPARTIDARIA" Assim disse Vandré Fernando em seu blog sobre a foto abaixo. Será?

Advogado Valdir Pignata, Apresentador Negrão Sorriso e o Deputado Dr. Enio Verri

Cômico!

"Você quis dizer Monopólio da Grande Família"
Google sobre Maringá

segunda-feira, 20 de junho de 2011

O motivo do crime que tirou a vida da universitária em Curitiba

A Polícia Civil do Paraná revelou nesta segunda-feira (20), em Curitiba (20), que a universitária Louise Sayuri Maeda, 22, foi vítima de uma emboscada planejada por duas colegas de trabalho - ambas estão presas. O provável autor dos dois disparos que mataram a jovem continua foragido. O crime, segundo as investigações, foi premeditado e motivado porque a vítima descobriu que as duas estavam furtando o caixa da iogurteria da qual Louise era supervisora em um shopping da cidade. Estão presas Fabiana Perpétua de Oliveira, 20, e Márcia do Nascimento, 21, que trabalhavam com Louise. Elas foram detidas na madrugada de sábado (18). Outro envolvido é Élvis de Souza, 20, namorado de Márcia, acusado de ter efetuado os disparos. Na casa dos pais dele foi encontrada a bolsa de Louise.

O corpo da universitária, que estava desaparecida desde 31 de maio, foi localizado na última sexta-feira (17) em uma cava no rio Iguaçu, na localidade de Campo de Santana, no bairro Tatuquara, em Curitiba. Louise desapareceu após sair do trabalho, por volta das 22h45. Ela cursava Comércio Exterior na Faculdade Uninter.

O Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba informou que o corpo de Louise deverá ser liberado até amanhã (terça 21), depois de feitos todos os exames que possam esclarecer quando a universitária foi morta, além de outros detalhes do crime.

Como foi o crime

Segundo o delegado da Delegacia de Vigilâncias e Capturas (DVC), Marcelo Lemos de Oliveira, foi por causa das contradições nos depoimentos de Fabiana que a polícia começou a desconfiar das versões apresentadas. Também porque encontraram com Márcia, a outra acusada, uma quantia de R$ 2,4 mil, o que seria incompatível com a sua renda.

“Fabiana disse que se despediu da Louise e que foi pegar o ônibus para ir para casa. Mas nas imagens de vigilância, que conseguimos de um estacionamento, ela não apareceu. Foi a primeira mentira. Depois nós descobrimos, pelo cartão de usuário do transporte coletivo, que ela não tinha pegado ônibus naquela noite. Foi a segunda mentira”, disse o delegado ao UOL Notícias.

Oliveira também afirmou que a mãe de Louise confirmou que a filha tinha marcado de sair com as colegas. “A Márcia estava de folga naquele dia e combinou com o encontro com Fabiana e Élvis porque ‘precisava dar uma bronca em Louise’, conforme informou durante o depoimento”.

Segundo o delegado, depois do encontro todos foram no carro do rapaz em direção ao bairro Tatuquara, onde Fabiana mora. “No caminho, a Márcia simulou estar passando mal e eles desceram do carro. E a Fabiana disse que a Márcia a mandou colocar as mãos nos ouvidos e aumentar o som e se afastou com Élvis e Louise.

Na volta, contou Oliveira, Márcia disse para Fabiana, ao ser questionada sobre onde estava a colega, que ela ‘ficou no mato’. O delegado revelou que Fabiana confirmou no depoimento que ouviu os disparos feitos naquela hora, mas que não fez nada a respeito.

Nos depoimentos, tanto Márcia como Fabiana confessaram ser usuárias de cocaína. “Mas isso não significa que o crime tenha o tráfico como motivação”, explicou o delegado. Para ele, a hipótese mais provável é a de que Louise descobriu os desfalques no caixa da iogurteria cometidos pelas duas colegas e que ela iria denunciar.

Márcia e Fabiana estão presas temporariamente, e, se comprovada a participação no crime, o delegado vai solicitar a prisão preventiva. O suposto autor dos disparos, Élvis de Souza, continua foragido. "Ele será preso nas próximas horas", disse Oliveira. UOL

§ Frase

O parágrafo abaixo faz parte do texto O ideal do “Bem Servir” à Sarandilidade… extraído do site Portal do Controle Social, de Allan Marcio Vieira da Silva.

"O desafio assim, torna-se uma responsabilidade partilhada se considerarmos que Sarandi congrega cidadãos e cidadãs preocupadas com as causas humanitárias da sociedade local e metropolitana porque possui, além de outras qualidades, em seu seio aquelas 'pessoas chaves' que poderão fazer as coisas acontecerem e que devem assumir a liderança quando necessário para isso[sic]"


Maringá: Estudantes farão ato dia 29

A UMES - União Maringaense dos Estudantes Secundaristas - fará um ato público no próximo dia 29, às 8h, pedindo que 10% do Produto Interno Bruto brasileiro e 50% do Fundo Social do Pré-Sal sejam investidos na educação. Estão confirmados, segundo a entidade, estudantes de diversos colégio da Maringá e Sarandi. Os estudantes se reunirão em dois pontos, alguns na praça Raposo Tavares e outros no colégio CAP-UEM, de onde seguirão em marcha até a praça.

"Sessão Plasil"

Os jornais do Paraná aguardam [com uma certa ansiedade] que o governador Beto Richa sancione a lei que obriga Prefeituras e a Câmaras Municipais em todo o estado publicar seus atos oficiais nos jornais locais com maior circulação. Segundo consta, a lei foi criada "para que exista uma maior transparência para o contribuinte" [sic].

Me dá um Plasil senão eu vomito.

ProUni: Inscrições começaram hoje (20)

As inscrições para participação no processo seletivo serão feitas em uma etapa, exclusivamente pela internet, por meio do portal do ProUni. As inscrições começaram hoje e  terminam às 23h59 do dia 24 de junho, horário Brasília. O processo seletivo terá três chamadas sucessivas. A lista dos candidatos pré-selecionados estará disponível no site do ProUni. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 27 de junho. Os da segunda e da terceira estão previstos para os dias 12 e 25 de julho, respectivamente.

Sarandi: Vereador tem feito campanha extemporânea. Será?

Segundo Hilario Gomes, um vereador de Sarandi, supostamente estaria fazendo campanha extemporânea e usando material e pessoal do gabinete para esses fins. Quem será?

Só pra avisar os desinformados, isso pode gerar improbidade e tornar o vereador inelegível, caso seja provado, é claro.

Detran debate realinhamento institucional com 101 chefes regionais

Os 101 chefes das Circunscrições Regionais de Trânsito do Paraná acompanhados de um funcionário estatutário de cada Ciretran, participaram nesta sexta-feira (17), em Guarapuava, da primeira reunião para debater o projeto de realinhamento institucional do Departamento de Trânsito do Estado (Detran). Os 1.754 servidores da autarquia vão construir juntos, em uma série de reuniões, ao longo deste ano, o plano de cargos e salários e as mudanças nos processos e serviços prestados aos usuários.

Na oportunidade o Chefe da 86ª Ciretran de Sarandi Wilians Zanchim esteve dizendo ao diretor Geral do Detran PR Marcos Traad. A intenção do município de Sarandi estar doando o terreno para construção de uma sede nova para 86° Ciretran de Sarandi e com o apoio do Prefeito Carlos de Paula, do Vereador Nildão e câmara de vereadores de Sarandi e do Deputado Estadual dr. Batista. E com a doação do terreno, o Detran vai ficar responsável para a construção da sede diz Zanchim.

Zanchim diz que temos vários projetos educacional para ser elaborado na cidade estamos desenvolvendo alguns projetos na teoria e depois vamos começar na prática. Zanchim fala da intenção do Prefeito de Sarandi estar apresentando junto ao Detran um projeto de emplacamentos no município e com o apoio do deputado dr. Batista e a força politicas de Sarandi estaremos construindo uma nova sede da Ciretran para a cidade.

Da direita para esquerda Chefe da 86ª Ciretran Wilins Zanchim, o Diretor Geral do Detran-PR Marcos Traad, o Chefe da 47°Ciretran de Jandaia Sul Calliu e o Funcionário Estatutário de Sarandi Fabio Soares.