Texto

     Aquele que crê possuir a verdade erra em não se preocupar em procurá-la.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Em busca da hegemonia do poder

hegemonia (he-ge-mo-ni-a)
s. f.
Preponderância política ou de direção militar nas federações da Grécia antiga.
Supremacia de uma cidade, de um Estado: a luta pela hegemonia celebrizou Esparta e Atenas.
Fig. Supremacia, domínio, preponderância, proeminência.

Um determinado grupo político esta desesperadamente em busca da hegemonia do poder em Sarandi. Por conta desta inescrupulosa guerra pelo poder muitos estão se esquecendo dos valores éticos e morais, com isso acabam idolatrando cargos políticos e o poder que deles supostamente se provem.

Pessoas que hoje deveriam ser exemplo para a sociedade Sarandiense rapidamente teêm se tornado a vergonha municipal. Conluio e traições, são as causas e efeitos da busca inescrupulosa pelo poder, e devido a isto, nestas horas de guerra, nem a ética partidária e a amizade sobrevive.

Onde ficam os valores que aprendemos desde a nossa infância, tais como: o respeito, a ética, a moral e os bons costumes. Para onde vão esses valores na hora da guerra pelo poder?

Um vereador eleito tem uma obrigação e um benefício:
A obrigação: Servir o povo criando leis e fiscalizando o executivo.
O benefício: Receber o ótimo salário que lhes é garantido.

Ou seja, o vereador trabalha e recebe o salário que lhe é devido. Porém, existe uma problemática: A sede de poder, que o ego de alguns vereadores tem, impede que eles concentrem-se no trabalho, que é sua obrigação para com a população.

Um vereador citou: "... Para conquistar um amigo leva-se muito tempo, mas para perde-lo, apenas alguns minutos..." referindo-se as acusações formuladas contra ele diante de uma platéia estarrecida.

De fato, a melhor forma para resumir tais acontecimentos é o uso daquela velha maxíma: "Quer conhecer uma pessoa? Dê poder a ela".

Quanto vale o poder?

Video prova que Cilas cancelou a sessão

Video mostra o caos que a guerra pelo poder tem causado em nossa cidade, e também prova que o presidente da câmara Cilas Morais cancelou a sessão, em vista da vitória do vereador Rafael Pszybylski a presidência da câmara.

Mesmo assim alguns ainda acreditam que Cilas não cancelou.

Sarandi: O jogo do poder!

E segue a problemática política de Sarandi: Quem vai ter mais poder? 

Em Sarandi a briga pelo poder segue dura e cheia de traições, a crise agora é para saber quem será o novo presidente da casa de leis para o biênio 2011/2012. Ontem (17) a sessão extraordinária para a escolha democratica do novo presidente foi recheada de gritos e murros contra a bancada e por não ter sido tão democratica como deveria foi cancelada, chegando o atual presidente Cilas Morais a abandonar a sessão  devido a grande confusão entre os vereadores.

Eis como se deu o jogo:

Estava tudo certo para que o Bispo ganhasse, mas ele ficou de fora. O Cavalo jogou em benefício próprio, porém ele "deveria" dar apoio ao Bispo que estava fora do jogo. Com o Bispo fora o Rei fortaleceu-se, mas a Rainha que traiu o Bispo deu força a Torre que já tinha a estratégia de jogo armada e deu xeque-mate no Rei com a ajuda de alguns peões.

Só resta saber o seguinte: Neste jogo do poder, quem manipula as peças?