Texto

     Aquele que crê possuir a verdade erra em não se preocupar em procurá-la.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Em cima do muro

É assim que estão várias pessoas em Sarandi, com medo de uma possível absolvição [por conta de acordos] muitos dos que são eram a favor da cassação de Milton Martini, já estão em cima do muro. O medo vem da questão de ser públicamente a favor a cassação e depois o "Homi" não cair, como já me disseram, preocupados com futuras negociações.

A coisa é incerta até mesmo em meio aos que se dizem extremamente confiantes, cheguei até a ouvir alguns membros de partido de esquerda dizendo "não vejo a hora que tudo isso acabe" já um outro de partido socialista disse "se Martini não cair vou embora de Sarandi". A preocupação e ansiedade são enormes em meio a políticos, principalmente de partidos de esquerda que lutam pelo socialismo trabalho social.

Mas o que causa revolta, não é a incerteza do cai ou não cai, e sim a omissão de alguns que outrora eram extremamente contrários ao Governo Martini e no momento estão em cima do muro ou trabalhando para ele. Como hoje é o caso de Rafael Gotardo, é complicado de se entender qual realmente é a ideologia dele, pois já pertenceu as fileiras do PT, migrou para o PV, ensaiou PCB e PCdoB, mas hoje não tem partido. Será que ele irá migrar do socialismo trabalho social para o capitalismo e se filiar ao PP?

Uma coisa é fácil dizer, quando tudo vier á tona, e as máscaras caírem saberemos de fato, quem é quem nesse meio tão complexo e obscuro que é a política. Certamente, alguns irão se arrepender das alianças e acordos que fizeram, aí já será tarde para voltarem atrás ou se arrependerem. Estarão mortos politicamente. 

4 Comentários:

Anônimo disse...

Olá Reginaldo,
Estou curiso para saber sua definição de socialismo. Afinal você disse que há diversos socialistas na cidade e que o RG pode migrar do socialismo para o capitalismo.
Por favor não quero citações extensas e ctrl c e v.
Outra coisa não vi no programa de nenhum dos partidos sarandienses a abolição da propriedade privada e a socialização dos meios de produção. Hoje, infelizmente a esquerda uso o socialismo como um slogan e os partidos que ainda estão na ortodoxia se radicalizaram tanto que não conseguem chegar ao poder pela via democrática e não tem apoio popular pela chegar de outra maneira.
Então cuidado, ou melhor respeito, ao usar o termo socialismo. É um conjunto de idéias que, históricamente foi derrotado (vide a URSS), mas que merece respeito. Portanto, não use essa expressão em vão.
Abs
Leandro

Reginaldo Souza disse...

De fato você tem razão, errei quando disse socialismo, deveria ter dito "trabalho social". O Socialismo é uma utopia num país corrupto e capitalista como o brasil, de fato, jamais a burguesia aceitaria entregar os meios de produção [que também são os meios que produzem suas riquesas] nas mãos de todos e para todos. E de certa forma eu até entendo, pois o Estado não tem competência para administrar nem mesmo o patrimônio público, o que seria dos meios de produção? E assim jamais conseguiriam eliminar a exploração do homem pelo homem, pelo contrário, possívelmente aumentaria.
Sobre minha visão de socialismo acredito que seja o bem-estar de toda a sociedade, dando á todos direitos iguais de fato!
Outra coisa, foram pensadores e intelectuais quem criaram a teoria socialista, não os políticos e de fato, alguns partidos usam sim, o socialismo como plataforma de campanha, porém ainda existem pessoas no mundo que tem a utopia do verdadeiro socialismo no sangue.

Muito obrigado pelo seu questionamento, ele só me enriquece.

Abraços.

Anônimo disse...

Olá Leandro,
pelo que demonstrou em seu texto, parece-me que você entende do assunto 'socialismo-capitalismo e afins". Deve ser um professor de história. Não tenho tal conhecimento para argumentar a respeito.
Mas o que gostaria de registrar é que em outras notícias desse blog você apresentou-se bem contrario à alguns comentários contra a administração do senhor prefeito Milton Martini.
O que fico preocupada é que a nossa intenção de leitores de todo Blog é de analisar os pontos positivos e negativos da administração e pensar num todo "povo", ou então tornamos verdade ontem hoje e sempre a frase de Maquiavél "o homem é o lobo do homem".
Desculpas
Professora Ivanda

Unknown disse...

Cara Ivanda,
Sou cético em relação a qualquer forma de governo e, consequentemente a qualquer partido. Assim como há gente corrupta no PP, também há no PT. No Brasil, diferentemente do que ocorre em algumas regiões da Europa e da Ásia, não existe correlação entre ideologia e partido político. Por isso vemos essa "farra do boi", esse troca-troca de partidos. Logo, da minha janela, como diz um outro bloguista, penso que seria muita inocência esperar que Sarandi mudasse apenas com uma troca de governo.
Contudo, você atenta para um ponto importante, posso ter deixado de enfatizar os prós e os contras e isso foi um erro. O que pretendi deixar claro é que ninguém faz uma crítica construtiva em se tratando de política. Admitir erros e falhas implica em perder votos e isso é inaceitável. Ou então, alguns ficam cegos pela ansia por poder ou por dogmatimos, pode-se entender fanatismos, absurdos que não condizem com a realidade.
Trocar um governo por outro, sem alterar o sistema não leva à transformação, mas sim à reforma.
Termino com sua frase, que no meu entender é uma justificativa ao neoliberalismo ou a ditadura do proletariado (algo que foi bem diferente do ideal teórico do comunismo). "O homem é lobo do homem".
P.S - Essa frase é de Thomas Hobbes! Mas permite analogia com a cerebre frase de Maquiavel "os fins justificam os meios".
Abs e não me leve a mal, é que me empolgo.