Sarandi vive hoje um momento histórico, pela primeira vez um prefeito municipal tem seu mandato cassado pela câmara dos vereadores que, eleitos pelo povo, fizeram sua vez na representação da voz desse povo. A história dessa cassação começa antes, bem antes disso, pois os problemas de Sarandi antecedem aos fatos denunciados que derrubaram o prefeito Milton Martini. Sarandi se tornou uma cidade marcada por governos corruptos e despreparados que a colocaram na lista dos municípios que mais necessitam de atendimento nos diversos setores: educação, saúde, assistência social, saneamento básico, etc.
O prefeito cassado, Milton Martini, já teve uma administração no município, isso foi nos anos de 1993 – 1997 e ao término deste, o prefeito deixou a prefeitura sob protestos de moradores insatisfeitos com a administração, principalmente com a distribuição de água, que se tornara um grande problema à população sarandiense, população esta que, nesse período, aumentava consideravelmente, exigindo melhores atendimentos nesse setor.
O então sucessor ao cargo de prefeito, Júlio Bifon, pensou em resolver o problema da água em Sarandi privatizando esse departamento e é nesse contexto que surgem movimentos populares em vários bairros da cidade dizendo NÃO à privatização da água. Esses movimentos fortaleceram a participação popular nas decisões públicas e de posse desse conhecimento, a população elegeu um prefeito que iria representá-los na prefeitura municipal. Foi eleito, então, Cido Spada como representante dos anseios da população sarandiense.
Cido Spada fez um governo de 8 anos e foi marcado por reformas administrativas, porém poucas obras aparentes, fato esse que descontentou a população. Mas o principal marco no governo petista está justamente no fortalecimento das idéias de libertação e acompanhamento das políticas públicas: o povo foi convidado a participar das decisões do governo, organizados em conselhos e assim tomar conhecimento das necessidades do município bem como das dificuldades de governar.
Esse ato, o de participar, promove a libertação e a ampliação das idéias e da visão de como deve agir uma administração pública. Donos dessa consciência, o povo não mais se cala diante de governos corruptos. Assim sendo, podemos dizer que Milton Martini foi cassado pelo próprio povo que o elegeu.
Professor Valdemar Salvagnini
0 Comentários:
Postar um comentário