Texto

     Aquele que crê possuir a verdade erra em não se preocupar em procurá-la.

domingo, 24 de abril de 2011

Mobilização contra mudanças no Código Florestal ganha força dia 28 de abril

Coalizão SOS Florestas

A coalizão SOS Florestas está convocando uma mobilização nacional da sociedade brasileira para pressionar deputados, senadores e o governo federal a rejeitarem o substitutivo do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) ao PL 1876/99 que modificará o Código Florestal Brasileiro. A coalizão é formada por ONGs e entidades contrárias ao substitutivo do deputado Rebelo e, a partir desse momento, POR VOCÊ TAMBÉM. A estratégia é realizar uma jornada de atividades públicas em dezenas de cidades entre os dias 28 e 30 de abril de 2011 com divulgação nas mídias locais para exercer pressão direta sobre parlamentares em seus domicílios eleitorais. Leia abaixo a íntegra da proposta de mobilização.

SOS FLORESTAS: MOBILIZAÇÃO CONTRA MUDANÇAS NO CÓDIGO FLORESTAL

AOS BRASILEIR@S:

Está sendo discutido em Brasília o substitutivo ao PL 1876/99, que altera o Código Florestal. O Código Florestal é o conjunto de leis que ordena a ocupação e a preservação de florestas e outras áreas naturais no país. O relatório de autoria do deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB/SP) enfraquece as leis que protegem a Amazônia, a Mata Atlântica, o Cerrado e a Caatinga. A proposta também incentiva a ocupação de áreas de risco como encostas de morros e margens de rios nas cidades brasileiras, abrindo espaço para mais tragédias em áreas até mesmo próximas às nossas cidades. Na prática, essa mudança da legislação vai aumentar o desmatamento, provocando mais emissões de gases que causam as mudanças climáticas e acarretando problemas no abastecimento de água das áreas urbanas, além de deslizamentos de terra e enchentes.

Para pressionar deputados, senadores e o governo federal a descartarem o substitutivo de Aldo Rebelo, a coalizão SOS Florestas vai lançar um esforço de mobilização nacional da sociedade brasileira a partir do próximo dia 28 de abril. A coalizão é formada por ONGs e entidades contrárias a este projeto de lei e, a partir desse momento, POR VOCÊ TAMBÉM. A estratégia é realizar uma jornada de atividades públicas em dezenas de cidades entre os dias 28 e 30 de abril de 2011 com divulgação nas mídias locais para exercer pressão direta sobre parlamentares em seus domicílios eleitorais.

Todas as atividades vão utilizar as mesmas mensagens e imagens para fortalecer o movimento. O trabalho será feito de forma articulada com a Frente Parlamentar Ambientalista, que está mapeando os deputados favoráveis à aprovação do substitutivo ao PL 1876/99 para direcionar a pressão e engajando parlamentares contrários àquelas mudanças em apoio às ações de mobilização da sociedade.

Para dar unidade à campanha, a coalizão SOS Florestas está desenvolvendo uma plataforma digital de engajamento no endereço www.sosflorestas.com.br. Nesta página, em breve serão encontrados todos os materiais informativos da campanha, além de links para petições, vídeos, cartilhas, roteiros de idéias, modelos de cartas, textos para envio à imprensa, convites etc. Após a jornada de lançamento entre 28 e 30/04, estes materiais deverão ser usados em escolas, faculdades, centros comunitários e outros espaços coletivos para sustentar a campanha.

SIM, vamos precisar de ajuda para levar a campanha para dentro desses espaços, atraindo mais gente para o debate sobre o futuro das florestas e das cidades brasileiras. O site também vai funcionar como uma vitrine dessa mobilização, reunindo fotos e vídeos das ações realizadas por você e pelos outros parceiros em uma MARCHA VIRTUAL para manter a pressão sobre o governo até que o substitutivo ao PL 1876/99 seja descartado de vez.

COMO PARTICIPAR? CLIQUE AQUI!

0 Comentários: