Texto

     Aquele que crê possuir a verdade erra em não se preocupar em procurá-la.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

PAM Saúde faz considerações sobre paralisação de médicos

Dia Mundial da Saúde e a Paralização dos Médicos

A Operadora PAM Saúde, na voz do presidente e médico Paulo Lima, considera o protesto como uma iniciativa relevante, pois os médicos têm todo o direito de fazer reivindicações. Mas ressalta a importância de os pacientes não serem prejudicados por isso. A paralisação é de um dia e as urgências e emergências serão atendidas, como foi previsto pelo próprio movimento. No entanto, a exigência que os médicos estão manifestando no Dia Mundial da Saúde (07-04) envolve um emaranhado de setores como a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), e a ANS (Agência Nacional da Saúde).

A reivindicação é correta, mas não concordamos em ser o vilão da história, e de maneira geral, os grupos ABREMGE, UNIMED, Santa Casa, seguros de saúde etc. estão sendo colocados pela classe médica, como os responsáveis pela falta de reajuste. Porém na prática não é bem assim. As operadoras não têm o poder de fazer o consultório dos médicos atender, mas são responsáveis pelo bom convênio e administração do contrato com cada um que vai atender nosso paciente em sua empresa.

O que acontece principalmente é que a ANS interfere muito nesse sistema transferindo para a saúde suplementar cada dia mais procedimentos de alto custo e complexidade, que eram então feitos pelo governo. Visto que a ANVISA, outro órgão governamental, também complementa essas exigências que, por vezes, são excessivas.

A ANVISA tem a responsabilidade de autorizar medicamentos e produtos como órteses e próteses que são lançadas no mercado mundial, permite, então, a vinda pro Brasil com alto custo. Uma vez que são autorizados pela ANVISA, os produtos passam a ser obrigados pela ANS, assim a serem cobertos pelas operadoras. O que eleva também expressivamente os custos assistenciais.

E o que as pessoas desconhecem é que as operadoras de plano de saúde fazem o trabalho de gestão da mensalidade paga pelos clientes, negociando com prestadores o melhor atendimento possível.

O setor de saúde suplementar é fundamental para o atendimento a saúde em nosso país, pois além de tirar milhões de pessoas das filas do SUS (Sistema Único de Saúde), diminuindo as despesas do governo, ainda gera a receita de aproximadamente 30 bilhões de reais pagos em impostos aos cofres públicos.

Mas é fundamental ressaltar outros motivos que causam a desarmonia entre operadoras, médicos e clientes. A falta de consciência das pessoas sobre exames é um fator relevante, pois alguns deles, se feitos em excesso, podem aumentar custos assistências além de causar risco à vida.

A responsabilidade das operadoras é muito grande com a saúde da sociedade e a grande maioria dos planos está sempre ao lado dos clientes, intermediando e equilibrando essas relações de acordo com as necessidades. Portanto, o bom trabalho diário depende da coerência de todos os envolvidos.

Vanessa O. Pohlmann
Assistente de Marketing - PAM Saúde

0 Comentários: