Desde ontem, 20/07, a sociedade civil poderá acompanhar cada obra ou investimento feito com recurso público para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 através do site do projeto Jogos LimposDentro e Fora dos Estádios. A iniciativa permite que o cidadão tenha acesso às atividades e debates promovidos pelo governo e pela sociedade civil, notícias sobre transparência e controle social, e mapeamento das iniciativas ligadas aos eventos esportivos.
Os interessados também poderão acompanhar o estágio das obras, a origem dos recursos, as empresas responsáveis pelo trabalho, existência de denúncias de remoção forçada e se a obra está de acordo com os padrões de responsabilidade social e ambiental.
O projeto Jogos Limpos foi lançado pelo Ethos em dezembro de 2010, para aumentar a transparência e o controle social dos investimentos para os dois eventos esportivos. Para facilitar o trabalho, estão sendo formados comitês regionais de coordenação e mobilização para acompanhar os gastos nas doze cidades-sede da Copa. Além disso, já foram criados três comitês temáticos: jurídico, atletas e esportes, e empresas e investidores.
Fonte: Agência Brasil
0 Comentários:
Postar um comentário