O trânsito de veículos na área central de Sarandi já pode ser considerado um dos mais complicados do Estado e deve piorar ainda mais quando começarem a ser usadas as pistas do Contorno Norte, que têm início no limite com Maringá. A única alternativa para evitar o colapso total do trânsito é a construção de viadutos sob a Avenida Colombo, trecho urbano da rodovia BR-376.
Essa foi a tônica do debate entre autoridades do município com representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), concessionária Viapar, coordenação da Região Metropolitana de Maringá, Associação Comercial e associações de moradores sobre a possível construção de viadutos. Em determinados horários, os motoristas levam de trinta a quarenta minutos para cruzar a rodovia.
O primeiro passo para viabilizar a construção, além das discussões iniciadas há alguns meses, será a licitação de projetos dos viadutos, marcada para o próximo dia 12. O secretário municipal de Urbanismo, engenheiro Elton Toy, esclareceu que a situação de Sarandi é complicada, pois se trata de uma cidade com mais de 80 mil habitantes, a segunda maior da região, dividida ao meio por uma rodovia e dependendo basicamente de apenas um cruzamento.
O trânsito da cidade se afunila na Avenida Londrina, que cruza a BR-376, e em horários de pico um carro pode demorar de vinte a trinta minutos para passar pelo semáforo na esquina com a rodovia. A tendência, segundo o secretário, é a situação se agravar por causa do aumento da frota de veículo e em consequência do crescimento da população, porque Sarandi é a segunda cidade que mais cresce no noroeste do Paraná.
Outro problema antecipado por Toy é o início do funcionamento do Contorno Norte. "O problema não é só dos moradores de Sarandi, mas dos motoristas que utilizam a rodovia", destaca. Ao anunciar para o dia 12 de agosto a licitação dos projetos, Toy disse que a administração municipal não vê alternativa senão a construção de viadutos, no que houve a concordância de todos os presentes.
A proposta da prefeitura é que no cruzamento principal o viaduto seja duplo, possibilitando o acesso à rodovia e ao outro lado da cidade tanto pela Avenida Londrina quanto pela Avenida Borsari Neto. Um segundo viaduto seria construído no cruzamento com a Rua Inglaterra, próximo ao limite com Maringá, e o terceiro na Rua David Pavão, na saída para Marialva.
Na opinião do presidente da Associação Comercial, empresário Orfeu Casagrande, três viadutos não resolverão o problema do trânsito de Sarandi, mas evitarão o colapso por algum tempo.
Ele sugeriu que "todas as forças da cidade se unam para que a obra seja realizada, inclusive pedindo o apoio dos deputados federais pelo Paraná, que poderão incluir a prioridade de Sarandi nas emendas ao Orçamento Geral da União". "Será uma corrida contra o tempo, pois a situação já é insuportável e piora a cada dia", ressalta. O Diário
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