Por muito tempo já estamos vivendo em sociedades de massa, as quais são facilmente manipuladas e conduzidas. As massas assimilam com facilidade as idéias, sem uma visão crítica. São facilmente induzidas à irracionalidade e às adesões ilegítimas.
E hoje, com as grandes tecnologias existentes se torna ainda mais fácil induzir as pessoas a pensar e agir de uma forma que talvez nem queiram. E é aí que entra a política que, se aproveitando da existência de manipuladores políticos, utilizam-se de recursos para atingir o seu alvo: o povo. Os manipuladores políticos procuram atingir o emocional das pessoas e para isso buscam colocar em tudo o que falam aquilo que população gostaria que acontecesse, gostaria de ver ou gostaria de ouvir, ou seja, colocam imagens de pessoas felizes, estudando, com emprego e com outros desejos da população carente, que é uma grande maioria de nosso país, o Brasil.
Mas não são apenas os "manipuladores políticos" os responsáveis pela enganação dos eleitores. A Copa do Mundo é, de certa forma, uma "culpada" pois, foi aproveitando-se dela que as eleições acontecem de quatro em quatro anos, justamente nos mesmos anos que o Mundial. Assim as pessoas se envolvem com a emoção do futebol, dando menor importância à política.
Outro responsável é a imprensa, que pode tanto destruir como eleger um candidato. Principalmente em épocas de eleição, investigam-se a vida dos candidatos e muitas falcatruas são descobertas e publicadas, o que provoca no eleitor uma série de dúvidas quanto a sua escolha. Estamos em época de eleições e é bem fácil encontrar exemplos.
E essa manipulação está de uma forma tão desesperadora que, mesmo a eleição acontecendo de quatro em quatro anos, um tempo relativamente curto, as pessoas, muitas vezes, cometem os mesmos erros de eleições passadas.
E as pessoas continuam cegas, agindo sob o "comando" dos mais espertos. Continuam cumprindo o seu papel de ser-humano da indústria cultural, sem identidade própria, fazendo aquilo que a massa quer.
Em Sarandi tem ocorrido isso, são os políticos "grandões" manipulando os políticos "pequenos", que manipulam seus companheiros, que manipulam o povo que fazem o que eles (os grandões) querem.
Temos visto isso acontecer em Sarandi com vários partidos pequenos que por não terem espaço político se submetem a manipulação e fazem qualquer coisa para "crescerem".
Isso se chama politicagem, você leitor certamente já deve ter ouvido falar muito essa palavra.
Não se deixe manipular, abra os olhos, informe-se.