Vereadores de Sarandi estiveram reunidos informalmente sábado (19) pela manhã, com o prefeito em exercício, Carlos de Paula (PDT), para discutir o reajuste do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do município. Havia uma expectativa em torno da questão, porque o prefeito afastado pela Justiça, Milton Martini (PP), apresentou o Projeto de Lei 283/2009 que, entre outras coisas, determinava aumentos de até 100% na cobrança do tributo junto aos munícipes.
O vereador Aparecido Bianco (PT) informou que o atual prefeito resolveu deixar a questão do aumento do IPTU para o próximo ano. Bianco esclareceu que De Paula deve enviar uma mensagem formal ao legislativo para que a proposta de aumento só seja discutida e aprovada em 2010, para vigorar a partir de 2011.
Para o tributo a ser cobrado em 2010, no entanto, deverá ser aplicado o índice da inflação registrado em 2009. “É um consenso entre a Prefeitura e a Câmara. A nova planta de valores é muito complexa e precisa de tempo para ser analisada pelos vereadores. Nós também vamos avaliar os critérios usados para elaborar o projeto”, declarou o prefeito em exercício.
Bianco concorda que é preciso tempo para estudar o projeto. O vereador adiantou, no entanto, que por causa do estado de abandono do município, seria um contrassenso aprovar o aumento como foi proposto pelo prefeito afastado.
“Eu não votaria o aumento do IPTU de maneira alguma, não há clima para isso e precisamos discutir para ver se é necessário aumentar o tributo”, resumiu.
Fonte: O Diário
0 Comentários:
Postar um comentário