Texto

     Aquele que crê possuir a verdade erra em não se preocupar em procurá-la.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Por que os professores municipais adoecem tanto?

Por Ivana Veraldo

Maringá conta com 1.608 professores na sua rede. Em maio foram apresentados 1.020 atestados médicos à Secretaria de Educação. A maioria dos atestados de professores é por depressão. Qual a razão do percentual tão alto de adoecimento dessa categoria em Maringá? Seria a sobrecarga de trabalho? Em geral duas jornadas para complementar a renda familiar. A falta de estrutura? Os baixos salários? A falta de plano de carreira? A desvalorização dos profissionais? A inexistência da hora atividade? Salas superlotadas? Falta de material didático? Violência escolar? O “mudancismo” nas propostas, causando insegurança? Não gosto muito dos estrangeirismos mas devo contar que esse mal estar vem sendo chamado de burn out, esgotamento emocional dos docentes. É urgente que o município adote um programa de promoção à saúde do professor e melhore as condições de trabalho dessa categoria, caso contrário o adoecimento se transformará numa epidemia.

#E em Sarandi, tem sido diferente? Não!

Em Sarandi passamos pelo mesmo problema, como é o caso de uma professora que encontra-se afastada de suas funções por problemas de saúde [ela não pode levantar o braço para escrever no quadro], mas ela está aguardando para assumir outro concurso de 20 horas no município. Como fica esta questão? Poderá a professora, que já está afastada por problemas de saúde, assumir outro concurso? Em Maringá, onde a prefeitura faz uma bateria de exames pré-admissionais, ela não foi aceita.

Na minha opinião, essa professora, como outras na mesma situação, deveriam ser aposentadas por invalidez, pois assim sairiam do quadro de ativos e dariam espaço para o município fazer a contratação de novos professores. 

E por falar em professores, o Centro Municipal de Ensino Infantil do Jd. Verão está quase pronto, maravilha! Mas será que o município dispõe de professores para serem manejados para o novo CMEI? Pelo que fiquei sabendo, não há professores para dar conta nem mesmo da demanda já existente. O que fará a Secretária de Educação, Eliana Trautwein Santiago para resolver o problema?

2 Comentários:

Anônimo disse...

bem informado vc, temos que ver onde vc está conseguindo essas informações.

pois me parecem sigilosas para uma pessoa que nem faz parte da administração.

pois sabe da situação da professora se ela tem problemas no braço se ela tá pra assumir outro padrão se ela não foi admitida em maringá.

hummmmmmm

Prof Edna disse...

Olha se for constatado pelo exame ela estará inapta temporariamente
E sugiro matéria uma sobre os professores Estaduais que também estão doentes e não tem direito por invalidez voltam para escola , mesmo sem condições , pois muitos da rede Estadual atuam na municipal e Sarandi cada vez mais esta perdendo para Estado ou Prefeitura de Maringá devido ao salário de miséria que Prefeitura paga .Temos professores no município que ganham menos que Ccs é isso que educação de qualidade .Quando fazemos o magistério é por amor mas sem salário digno logo logo não teremos esse profissionais aqui .